61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PROJETO CLICIDADÃO - INCLUSÃO DIGITAL NO ESPAÇO CIÊNCIA: UM ESTUDO NO BAIRRO DE SANTO AMARO – RECIFE/PE
Edilena Albuquerque Vieira 1
Rita de Cássia Azevedo dos Santos 1
Iolanda Nunes Goulart 1
Jamerson Lopes Praxedes 1
Maria Betânia Amaral Rodrigues de Almeida Virães 1
1. Espaço Ciência
INTRODUÇÃO:

Estar inserido digitalmente é hoje condição fundamental para a existência de cidadãos plenos na interação com este universo da informação e comunicação. Mas segundo dados apresentados em diversos estudos, quase 85% da população brasileira “sofre” de exclusão digital. Grande parte da população vive numa realidade com um grande número de desigualdade e miséria, e a inclusão digital deve buscar não somente o desenvolvimento do indivíduo neste binômio da inclusão digital e social.  As TIC´s, não devem ser pensadas como aparatos técnicos, é preciso discutir como elas podem contribuir com os problemas econômicos e sociais, propondo novas alternativas de aprendizado e conhecimento. O presente estudo tem como objeto analisar o Projeto CLICidadão, desenvolvido dentro do Espaço Ciência – Museu de Ciência, subordinado a Ação Social do Museu e perceber qual a importância do mesmo na vida de jovens que dele fizeram parte. Para tanto pretende-se ampliar as perspectivas da melhoria da qualidade de vida de  adolescentes e jovens de comunidades de baixa renda, oriundos de Escola Pública, através da discussão de atitudes de respeito e preservação ao Meio Ambiente e de um olhar diferenciado sobre suas relações com o meio social.

METODOLOGIA:

O Projeto CLICidadão é desenvolvido através de seis Módulos: socialização e integração ao Projeto; o computador, história do computador; discussão sobre temas como:violência, drogas, gravidez na adolescência, educação ambiental, entre outros; trabalhos de conceitos de ciência e como a ciência está presente no dia-a-dia das pessoas; discussões sobre meio ambiente, com o objetivo de favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ambiental; e  discussões a respeito do mercado de trabalho. Especificamente para o estudo que se apresenta, a metodologia empregada, partiu primeiramente de visitas ao Espaço Ciência para conhecer in loco o projeto estudado. A segunda etapa do estudo foi a seleção dos egressos do Projeto a serem questionados, partindo de dois critérios: 1º  ex- alunos do Projeto CLICidadão que desempenhem alguma função dentro do Museu, totalizando 7 jovens. 2º ex-alunos que já tenham tido alguma experiência de trabalho, eleitos a partir do banco de dados do Projeto, sendo 8 escolhidos, totalizando 15 sujeitos. Todos os questionados são moradores do Bairro de Santo Amaro - Recife. Os questionários contendo 8 questões objetivas e 2 subjetivas foram aplicados visando saber o impacto do projeto na vida de cada sujeito.

RESULTADOS:

A partir da aplicação dos questionários junto aos ex alunos, percebe--se que estes, de fato valorizam a importância do projeto estudado.No questionário foram ressaltados alguns pontos como relacionados aos objetivos do projeto, conteúdo, metodologia e materiais utilizados, tempo de duração do projeto e atuação dos monitores/mediadores e os jovens registram, em sua maioria que acharam satisfatórios a partir do momento em que podem ver, dentro do projeto, um propósito para além da utilização das ferramentas da informática.Dessa forma, quando respondem as questões subjetivas, todos têm consciência da importância de adquirir novos conhecimentos e dão ênfase ao contato com o computador.Muitos ressaltam os conteúdos agregados ao projeto. Alguns ex-alunos que estão há mais tempo dentro da instituição, têm uma visão ampliada sobre a sua participação no Projeto e os desdobramentos dessa atividade, que repercutiram de maneira significativa em suas vidas, a exemplo de ingresso em cursos universitários que fazem a diferença na qualidade de vida desses jovens.Quanto a segunda e última questão aberta do questionário aplicado,  todos os que responderam ao questionário foram unânimes em fazer uma relação direta com o desempenho de suas atividades profissionais atuais e a base obtida no Projeto.

CONCLUSÃO:

Para tornar-se cidadão nos dias atuais, é preciso não somente acesso à educação, mas também, às tecnologias de informação e comunicação, pois estas permitem um rápido acesso e de maneira atualizada das informações.  Conforme discutido, a inclusão digital hoje é tida como um tema social tão importante quanto a saúde ou a geração de emprego. A comunidade deve procurar ter como iniciativa estar sempre envolvida com o processo para que ela se aproprie de forma adequada dos benefícios da inclusão digital e da continuidade dos projetos. Essa inclusão deve ser feita de forma integral na vida deste cidadão, e preferencialmente devem-se buscar as populações que tem as menores condições sócio-econômicas.  Com o projeto de inclusão digital CLICidadão foi possível verificar várias experiências e a sua importância em transformar em cidadãos responsáveis e comprometidos com a sociedade, jovens de comunidades do entorno geográfico do Espaço Ciência, que busca não somente ofertar cursos de informática para sociedade local, mas também conscientizar os alunos para relevância do assunto, para as mudanças que um projeto de inclusão podem trazer para a sociedade, além de se aproximar das comunidades, cumprindo um dos seus objetivos de ser uma instituição com responsabilidade social.

Palavras-chave: Cidadão, Inclusão Digital, Sociedade do Conhecimento.