61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DISCIPLINAR: A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
Késia Mara dos Santos Melo 1 Sheila Maria Rosin 1 |
1. Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho realizou o mapeamento dos programas, ementas e bibliografias utilizadas na disciplina de
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METODOLOGIA: |
Para realizar a investigação recorremos a documentos institucionais arquivados na Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) com o objetivo de coligir e analisar as ementas, os programas e as referências bibliográficas presentes nas reestrutrações curriculares pelas quais passou o curso de Pedagogia ao longo do recorte temporal determinado pela pesquisa: |
RESULTADOS: |
A investigação realizada mostrou que, por ocasião da criação do curso de Pedagogia, o campo da Psicologia da Educação era composto por um núcleo comum, constituído pelas disciplinas de Psicologia da Educação I, II, III e Problemas de Aprendizagem. Esta organização permanece durante todo o regime seriado. O programa da disciplina Psicologia da Educação I enfatizava as influências dos aspectos hereditários e ambientais no desenvolvimento do indivíduo, abordando as relações entre hereditariedade e meio e o estudo do crescimento físico e do desenvolvimento psicomotor da criança; a Psicologia da Educação II destacava como tema de estudo em seus programas a adolescência, tendo sua ementa assim formulada: “estudo das variáveis que interferem no desenvolvimento do adolescente”; a Psicologia da Educação III abordava as concepções de desenvolvimento e aprendizagem e suas repercussões na prática pedagógica, priorizando a teoria comportamental, a teoria cognitivista e, a partir da década de
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CONCLUSÃO: |
As análises e discussões, ocorridas durante a pesquisa, possibilitaram algumas conclusões a respeito do campo disciplinar da Psicologia da Educação. A primeira refere-se ao fato de que as alterações nos seus programas não aconteceram necessariamente ao mesmo tempo em que ocorreram as alterações na grade curricular do curso de Pedagogia, o que nos possibilita concluir que as modificações nesta disciplina aconteceram sempre que foram consideradas necessárias. A segunda está relacionada à organização dos programas, que em princípio não possuía objetivos, ementas, bibliografias ou temas definidos e que, gradativamente, vai ganhando esses dados. A terceira diz respeito à inclusão de novos temas e autores à medida que os programas são alterados. Essa gradativa organização dos programas, bem como a inclusão de novos temas e autores, demonstra que a disciplina foi sendo avaliada, analisada e modificada ao longo dos 30 anos analisados pela investigação, visando atender as necessidades que foram surgindo. Podemos concluir, diante do exposto, que a pesquisa alcançou com êxito os objetivos a que se propôs: coligir dados para organizar a construção da história do campo disciplinar da Psicologia da Educação no percurso do Curso de Pedagogia da UEM, por meio de suas ementas, de seus programas e de suas bibliografias, destacando as principais mudanças ocorridas ao longo dos 30 anos do curso.
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Palavras-chave: Campos Disciplinares, Psicologia da Educação, Pedagogia. |