61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DISCIPLINAR: A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Késia Mara dos Santos Melo 1
Sheila Maria Rosin 1
1. Universidade Estadual de Maringá (UEM)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho realizou o mapeamento dos programas, ementas e bibliografias utilizadas na disciplina de Psicologia da Educação ao longo dos trinta anos (19973 a 2003) de existência do Curso de Pedagogia da UEM a fim de averiguar quais as principais mudanças ocorridas na estruturação da disciplina, procurando identificá-las com as possíveis transformações no panorama educacional brasileiro e/ou como decorrentes da própria autonomia das instituições de ensino superior. Esta pesquisa nos forneceu dados para organizarmos a construção da história da disciplina Psicologia da Educação no espaço institucional da UEM.

 

 

METODOLOGIA:

Para realizar a investigação recorremos a documentos institucionais arquivados na Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) com o objetivo de coligir e analisar as ementas, os programas e as referências bibliográficas presentes nas reestrutrações curriculares pelas quais passou o curso de Pedagogia ao longo do recorte temporal determinado pela pesquisa: 1973 a 2003. Ao longo de 30 anos aconteceram sete reformulações oficiais no curso de Pedagogia. A primeira vigorou entre os primeiros semestres dos anos 1973 a 1979; a segunda, do segundo semestre de 1979 ao segundo semestre de1985; a terceira, do primeiro semestre de 1986 ao segundo semestre de 1991; a quarta do primeiro semestre de 1992 ao segundo semestre de 1996; a quinta entre o primeiro semestre de 1997 ao segundo de 1999; a sexta vigência foi do segundo semestre de 2000 ao primeiro semestre 2001 e, por último, as reformulações realizadas a partir do primeiro semestre de 2001. A sistematização e a organização dos dados presentes nos programas das disciplinas nos possibilitou organizar a construção da história da disciplina Psicologia da Educação no espaço institucional da UEM.

RESULTADOS:

A investigação realizada mostrou que, por ocasião da criação do curso de Pedagogia, o campo da Psicologia da Educação era composto por um núcleo comum, constituído pelas disciplinas de Psicologia da Educação I, II, III e Problemas de Aprendizagem. Esta organização permanece durante todo o regime seriado. O programa da disciplina Psicologia da Educação I enfatizava as influências dos aspectos hereditários e ambientais no desenvolvimento do indivíduo, abordando as relações entre hereditariedade e meio e o estudo do crescimento físico e do desenvolvimento psicomotor da criança; a Psicologia da Educação II destacava como tema de estudo em seus programas a adolescência, tendo sua ementa assim formulada: “estudo das variáveis que interferem no desenvolvimento do adolescente”; a Psicologia da Educação III abordava as concepções de desenvolvimento e aprendizagem e suas repercussões na prática pedagógica, priorizando a teoria comportamental, a teoria cognitivista e, a partir da década de 1990, a teoria sócio-interacionista. A partir de 1992, no regime anual, a disciplina Psicologia da Educação III foi extinta e seus conteúdos incorporados pela Psicologia I e II. Com a investigação foi possível perceber também que a grande maioria dos livros utilizados como referência bibliográfica era de autores norte-americanos e escritos entre 1950 e 1960, mas que se renovaram à medida que novos conteúdos  foram sendo incorporados, contudo, a predominância dos autores estrangeiros permaneceu.

 

CONCLUSÃO:

As análises e discussões, ocorridas durante a pesquisa, possibilitaram algumas conclusões a respeito do campo disciplinar da Psicologia da Educação. A primeira refere-se ao fato de que as alterações nos seus programas não aconteceram necessariamente ao mesmo tempo em que ocorreram as alterações na grade curricular do curso de Pedagogia, o que nos possibilita concluir que as modificações nesta disciplina aconteceram sempre que foram consideradas necessárias. A segunda está relacionada à organização dos programas, que em princípio não possuía objetivos, ementas, bibliografias ou temas definidos e que, gradativamente, vai ganhando esses dados. A terceira diz respeito à inclusão de novos temas e autores à medida que os programas são alterados. Essa gradativa organização dos programas, bem como a inclusão de novos temas e autores, demonstra que a disciplina foi sendo avaliada, analisada e modificada ao longo dos 30 anos analisados pela investigação, visando atender as necessidades que foram surgindo. Podemos concluir, diante do exposto, que a pesquisa alcançou com êxito os objetivos a que se propôs: coligir dados para organizar a construção da história do campo disciplinar da Psicologia da Educação no percurso do Curso de Pedagogia da UEM, por meio de suas ementas, de seus programas e de suas bibliografias, destacando as principais mudanças ocorridas ao longo dos 30 anos do curso.

 

Palavras-chave: Campos Disciplinares, Psicologia da Educação, Pedagogia.