61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA À “MATEMATIZAÇÃO” DO ENSINO DA FÍSICA
Antônio Sérgio da Silva Braga 1
Edésio Lobato de Souza Júnior 1
Élida Viana de Souza 2
Emanuel Thiago de Oliveira Sousa 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
2. UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - AP
INTRODUÇÃO:

Nas aulas de Matemática, a prática de resolução de problemas matemáticos na maioria das ocasiões se resume a exercícios destinados a disseminar os meios de resolução através da repetição contínua desses problemas. Nas salas de aula de Física no Ensino Médio, a situação é idêntica: a resolução dos problemas prioriza a utilização de fórmulas e conceitos matemáticos, muitas vezes sem alguma conexão com os fenômenos físicos que estão sendo estudados. Esta situação é definida como a “Matematização” do Ensino da Física. Segundo Bassanezi (2002), a Modelagem Matemática consiste na arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real. Desta forma, o objetivo deste estudo é mostrar a imperiosidade dos educadores da Física de reavaliar sua prática pedagógica, utilizando a Modelagem Matemática como instrumento eficaz para transformar as aulas de Física em uma atividade que incentive o processo cognitivo dos alunos, provocando o desenvolvimento do raciocínio e capacidade crítica dos mesmos, além da discussão sobre os modelos matemáticos utilizados, e se existem outros modelos para um mesmo fenômeno.

METODOLOGIA:

Este trabalho foi realizado com 30 discentes dos cursos de Matemática e Física, regularmente matriculados na Universidade Federal do Amapá e que já se encontram atuando como professores do Ensino Médio. Os alunos selecionados responderam a um questionário com perguntas sobre o Ensino das disciplinas Física e Matemática. Utilizou-se o questionário, pois de acordo com Gil (2002), é o meio mais rápido e barato de obtenção de informações, além de não exigir treinamento de pessoal e garantir o anonimato das pessoas que se prontificaram a respondê-lo.

RESULTADOS:

Analisando os resultados obtidos, apurou-se que 26 (86,67%) dos entrevistados afirmaram que seus alunos apresentam dificuldades de assimilação dos conteúdos; 25 (83,34%) afirmaram que seus alunos apresentam dificuldades na interpretação de enunciados/textos; 25 (83,34%) afirmaram que seus alunos apresentam dificuldades em operações matemáticas e 24 (80,0%) afirmaram que seus alunos apresentam outras dificuldades em lógica/raciocínio e quase a totalidade apontaram o desinteresse como um fator que também dificulta a aprendizagem. Assim de acordo com as respostas obtidas, extrai-se que as maiores dificuldades no ensino da disciplina Física estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento dos modelos matemáticos em Física, pois requerem o processo cognitivo dos alunos (assimilação do conteúdo e interpretação de enunciados/textos) e a utilização correta da ferramenta matemática (operações matemáticas que envolvem a constituição dos modelos matemáticos).

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos ilustram importância da utilização da modelagem matemática aplicada ao ensino da Física. Então, um trabalho interdisciplinar entre Matemática e a Física poderá proporcionar inúmeras vantagens pedagógicas, especialmente quanto à possibilidade de relacionamento de conteúdos. Entre as alternativas para a utilização da Modelagem Matemática aplicada ao Ensino de Física no Ensino Médio podemos enumerar: a) Modelagem Matemática na proposição de problemas; b) Modelagem Matemática nas atividades experimentais.  Assim, o professor de Física deverá estabelecer um trabalho interdisciplinar com o professor da Matemática, buscando minimizar as dificuldades dos discentes com a ferramenta matemática utilizada nos modelos matemáticos aplicados ao ensino da Física, de forma que na resolução de problemas, o aluno tenha contato com situações reais que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e competências que estimulem o desenvolvimento cognitivo dos mesmos, proporcionando maior eficiência em seu processo de aprendizagem.

.

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Palavras-chave: Modelagem Matemática, dificuldades em operações matemáticas, interdisciplinaridade.