61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
POTENCIAL DE USO DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM FLORESTA EXPLORADA, COMUNIDADE SÃO MATEUS, PLACAS-PA
Renato Bezerra da Silva 1
João Ricardo Vasconcellos Gama 1
Daiane Alcântara Pontes 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus Santarém (UFRA Tapajós)
INTRODUÇÃO:

O conhecimento do potencial de aproveitamento das espécies arbóreas é de grande importância para maximizar a utilização das árvores em um projeto de manejo, e assim ampliar as alternativas de uso dos recursos florestais e agregar valor à floresta por meio da comercialização de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros. De maneira geral, o potencial econômico que a floresta proporciona tem como base o conhecimento do produtor que a explora de maneira empírica e obtêm baixa produtividade.

Isso demonstra a carência de estudos que descrevam esse conhecimento, dificultando a divulgação das possibilidades de geração de benefícios para a sociedade. Além disso, aliviaria a pressão existente sobre espécies de potencial conhecido que hoje estão sendo intensamente exploradas, como é o caso do ipê.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de uso das espécies arbóreas de maior valor de importância, em uma floresta explorada na Comunidade São Mateus, Projeto de Assentamento Moju I e II, Município de Placas-PA.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado na Comunidade São Mateus, Km 145 da BR 163 (Rodovia Santarém – Cuiabá), Projeto de Assentamento Mojú I e II, Município de Placas-PA. Para coleta de dados foram instaladas nove parcelas de 50 m x 200 m, subdivididas em três subparcelas, sendo: 50 m x 25 m, mensurando-se todas as árvores com 31,4 cm ≤ CAP < 94,2 cm – classe de tamanho (CT1); 50 m x 50 m, mensurando-se todas as árvores com 94,2 cm ≤ CAP < 157,1 cm (CT2); e 50 m x 200 m, mensurando-se todas as árvores com CAP ≥ 157,1 cm (CT3).

Foram calculados os parâmetros fitossociológicos de estrutura horizontal (freqüência, densidade, dominância e índice de valor de importância), posição sociológica absoluta e relativa e valor de importância ampliado (VIA).

O potencial de utilização de madeira e dos produtos florestais não madeireiros - das espécies com maiores valores de importância ampliado - foi registrado por meio de entrevistas com os assentados e no comércio, feira-livre e mercado municipal de Santarém-PA.
RESULTADOS:

As 10 espécies com os maiores valores de importância ampliado (35,7% do VIA) foram Licania canescens R. Ben. - utilizada para fabricação de cabos de ferramentas rústicas e varas; Pouteria guianensis Aubl. - utilizada para a fabricação de fundo de instrumentos musicais; Mezilaurus itauba Taub. ex Mez. - madeira para construção naval; Eschweilera coriacea Mart ex Berg. – alimentação animal (fruto) e serraria; Protium tenuifolium Engl. e Protium pallidum Cuatric. - resina utilizada para calafetar embarcações, defumação e madeira para lenha; Pouteria torta Radlk. - alimentação animal (fruto); Manilkara huberi Standley – construção civil e fabricação de piso; Ocotea caudata Mez. e Manilkara amazonica- madeira para serraria e movelaria.

CONCLUSÃO:

Por meio dos resultados pôde-se concluir que as espécies com maior valor de importância ampliado tiveram seu principal uso, voltado para utilização da madeira para determinados fins. Isso demonstra a importância dessas espécies para a região.

Todavia, são necessários estudos mais aprofundados na área de tecnologia e aproveitamento de produtos oriundos de florestas, para que espécies sejam manejadas de forma adequada, de acordo com os seus potenciais de utilização.
Palavras-chave: Inventário florestal, Produto florestal não madeireiro, Projeto de Assentamento.