61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Edilene Fernandes Mendes 1
Maria Edeluza Ferreira Pinto 2
1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Universidade do Estado do Amazonas (Professora Orientadora)
INTRODUÇÃO:
O estudo sobre a percepção ambiental dos discentes vem para entender primeiramente sua forma de perceber a si e ao ambiente, e a partir daí começar a estimular o equilíbrio da relação homem e ambiente. O homem em diversas vezes se vê fora do meio ambiente, ou seja, não se considera parte dele. Isso se dá ao fato de perceber o meio ambiente somente como rios, matas, florestas, animais. A percepção ambiental refere-se ao processo de interação dos indivíduos com o ambiente, envolvendo mecanismos perceptivos e cognitivos, constituindo importante instrumento para avaliação das práticas e fundamentos da educação ambiental, permitindo expor as visões, imagens e valores que estes desenvolvem a respeito do que os cerca. O objetivo deste trabalho de pesquisa é compreender como os discentes de escolas de ensino fundamental de Manaus percebem o meio ambiente. É de grande importância saber como os indivíduos percebem o ambiente em que vivem assim podendo fazer um trabalho partindo da realidade envolvendo–os na educação ambiental na escola.
METODOLOGIA:
A pesquisa iniciou com leituras, fichamentos e observação in loco para posterior planejamento. Trata-se de uma pesquisa de campo que se fundamenta na perspectiva qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se da observação participante e do mapeamento mental, que trata de uma técnica gráfica muito utilizada para registrar idéias e favorece o significado do conteúdo em pesquisa, ou seja, sua matéria-prima é o conhecimento. Desta forma os alunos confeccionaram desenhos para expor seus conhecimentos e suas percepções sobre meio ambiente. Os sujeitos da pesquisa são de séries diferentes, envolvendo 3°, 4° e uma 5° série. A faixa etária é entre 8 a 14 anos de idade. O material utilizado foi papel A4, lápis de cor, e os trabalhos são realizados na própria escola, em sala de aula, através de oficinas de desenhos.
RESULTADOS:
Após observação e análises dos dados o que foi constatado nas representações dos discentes sobre meio ambiente foi à presença de uma percepção romântica e distante do sujeito, o que, ao nosso entendimento, é equivocado, por vê-lo isoladamente como se fosse algo do qual o sujeito não fizesse parte. Esta visão reduz o ambiente a rios, matas, animais e nada mais. O que também esteve muito presente nos desenhos foi à lixeira e o uso dela. Com isso nota-se uma espécie de incucação de algo, pois o que se observou, in loco, foi que a utilização da lixeira não é feita pelos mesmos, visto que as condições da escola por apresentar lixo espalhados em alguns locais do prédio é espantoso. Com isso se percebe a importância de se trabalhar o conceito de meio ambiente de forma crítica para que estes possam se incluir como parte do mesmo e saber a importância de suas ações na construção de um novo significado de ser.
CONCLUSÃO:
A partir da busca em compreender os processos cognitivos e perceptivos sobre meio ambiente dos discentes do ensino fundamental. Concluímos que o entendimento da percepção ambiental pode nos levar a um processo reflexivo e participativo sobre as ações em educação ambiental que são desenvolvidas na escola. Tal reflexão envolve mudança de significado sobre a educação ambiental que pode ser considerada um campo de ação político e pedagógico, tentando assim fazer da sala de aula e da escola um local de construção de novas percepções sobre o meio ambiente.
Instituição de Fomento: PAIC-Programa de apoio à iniciação científica-UEA
Palavras-chave: Percepção ambiental, Educação ambiental , Meio ambiente.