61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIËNCIAS NA PERSPECTIVA KRASILCHIKIANA
Irlane Maia de Oliveira 1
Arthur Tavares de Oliveira Melo 1
Liliane Marinho 1
Silvia Florêncio da Silva 1
Thiago Moreira de Almeida 1
William de Jesus Quintino Baraúna 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:

Conforme pesquisas que analisam a qualidade do Ensino de Ciências no Brasil, é notório destacar que não há muito que comemorar, porém, fica a certeza da busca constante de novas metodologias que possam ressignificar a didática do Ensino de Ciências. Com isso, a formação de professores vem enfrentando críticas que urgem para uma reforma curricular que vislumbrem metodologias a partir da perspectiva interdisciplinar. Apesar de ainda incorporar críticas vigentes aos métodos didáticos desenvolvidos pelos professores do Ensino Básico, especificamente o ensino das Ciências, muitas dessas críticas estendem-se aos currículos disciplinares que definem a instrumentalização e a prática dos professores em suas formações iniciais.  Atendendo as expectativas latentes para melhoria da didática das ciências, a disciplina Instrumentação para o Ensino I e II dos cursos de Licenciaturas em Ciências Naturais e Biologia da Universidade Federal do Amazonas revitalizou-se a partir das perspectivas Krasilchikiana. Essa revitalização surgiu a partir das modalidades didáticas apresentadas por Miriam Krasilckil (2008) que trouxe para o bojo das discussões metodológicas do ensino de ciências um novo olhar  para os instrumentos e procedimentos para esse ensino. Com isso, o conhecimento e a compreensão das modalidades didáticas possibilitaram aos professores em formação, a introspecção que culminou com reflexões metodológicas para o aprimoramento de suas práticas didáticas visando à melhoria do Ensino de Ciências.

 

 

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada esteve fundamentada no método da participação-ação para a construção o conhecimento – PROPACC que traz a perspectiva construtivista, pois segundo Medina; Santos (2003), o construtivismo proporciona situações de conflitos no processo de ensino-aprendizagem colocando o aprendiz em situações de tensão que despertam para a procura de mudanças nas estruturas conceituais, construindo assim uma aprendizagem significativa. Visando discutir e refletir sobre a prática dos professores de Ciências, a metodologia contemplou ainda a reflexão Krasilchikiana diante das modalidades identificadas como: aula expositiva, discussões, demonstrações, aulas práticas, excursões, simulações, instrução individualizada e projetos. Diante dessas modalidades os professores em formação dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Biologia construíram uma matriz aonde puderam analisar as vantagens e desvantagem dessas modalidades trazendo como fator importante a identificação dos instrumentos para o Ensino de Ciências. O desenvolvimento da metodologia proposta se deu de acordo com as seguintes estratégias: exposição oral para desencadear a discussão; trabalhos de grupos; leitura para fichamentos selecionados para o aprofundamento das atividades que culminou com um planejamento minucioso para elaboração de roteiros de aulas baseadas nas reflexões Krasilchikiana tendo como atividade final a implementação de projetos interdisciplinares em duas escolas públicas de Manaus.

RESULTADOS:

A disciplina Instrumentação I e II para o Ensino de Ciências e Biologia a partir da perspectiva Krasilchikiana despertaram nos professores em formação, o senso crítico e reflexivo sobre a didática e os instrumentos pedagógicos que poderão ser utilizados na sala de aula. Com isso, os professores em formação inicial estão capacitados para elaborarem roteiros de ensino, bem como a construção de projetos interdisciplinares centrados na realidade dos alunos. Assim, ao dar ênfase à perspectiva Krasilchikiana que salienta a importância do Projeto Político e Pedagógico, foi possível discutir e refletir sobre quais instrumentos o professor deve lançar mão para o ensino, tendo como base a realidade escolar. Os relatos descritos a partir das ações didáticas de professores de Ciências trazidos pelos professores em formação criaram um espaço de discussão e, sob esse aspecto, ambos puderam se perceber como responsáveis de melhorar as ações didáticas do Ensino de Ciências. Uma questão levantada foi, de que forma a escola deve trabalhar a realidade do aluno? Para essa resposta, a fundamentação teórica levantada durante todo o processo foi fundamental para apresentar as novas abordagens pedagógicas como a transversalidade a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Com isso, ao experienciar as implementações de projetos interdisciplinares puderam vivenciar na prática, o confronto com os obstáculos epistemológicos e a necessidade da abordagem interdisciplinar considerada como um dos desafios da educação atual.

CONCLUSÃO:

Os conhecimentos científicos não são estáticos, estão sempre se modificando, portanto, essa constante mudança coloca o professor de Ciências frente aos desafios que desencadeiam a busca de novos instrumentos de ensino que visam uma aprendizagem significativa.  Hoje, o professor se depara com diversas estratégias de ensino em que os instrumentos variam dos métodos tradicionais aos mais modernos e que se aliam às inovações tecnológicas para superar as dificuldades existentes no processo ensino-aprendizagem. Diante das perspectivas Krasilchikiana, o Ensino de Ciências da Universidade Federal do Amazonas incorporou abordagens atuais de ensino que confrontam os métodos tradicionais despertando para a necessária reformar do pensamento e consequentemente a reforma curricular.  A maneira como o professor planeja suas aulas e utiliza as modalidades didáticas foi objeto de preocupação dos professores em formação inicial que resultou em um planejamento minucioso dos roteiros de atividades visando estabelecer objetivos de mútua interação com a realidade do aluno.   Uma das contribuições para promover a qualidade no Ensino Básico está diretamente ligada às ações do professor que devem contemplar a organização, o compromisso com o plano de aula e a seleção minuciosa dos instrumentos que serão utilizados a partir das modalidades didáticas. Nesse sentido, a responsabilidade de educar a partir do Ensino de Ciências invoca instrumentos que possam desenvolver habilidades para a solução dos problemas.

Palavras-chave: : Formação de professores, Instrumentação para o Ensino de Ciências, Modalidades Didáticas.