61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, SUAS PROBLEMÁTICAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA ATUALIDADE.
Heliene Pimentel de Sousa 1
Raimunda Luzilene Sousa dos Santos 1
Fabiana Marinho Pinheiro 1
Solange Ximenes 1
1. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Pará / UFPA
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa foi realizada na disciplina didática e formação docente, e mostra principalmente os problemas relacionados à docência, bem como do seu processo formativo, fazendo uma relação entre o que se vê na teoria e o que a prática nos apresenta. Tendo como objetivo contribuir com debate a cerca da atual situação dos cursos de licenciatura e as dificuldades enfrentadas pelos futuros professores. Considera-se, contudo, que é de fundamental importância analisar como vem sendo o processo de formação de professores na atualidade e como esses acadêmicos estão sendo preparados para docência associando assim, com as expectativas de atuação no campo de trabalho, ou seja, a ação pedagógica propriamente dita.
METODOLOGIA:
A investigação se constitui em estudo descritivo analítico de natureza qualitativa, com cinco acadêmicos, matriculados em diferentes cursos de licenciatura de nível superior de instituições públicas e privadas. Como ferramentas investigativas foram utilizadas entrevistas semi–estruturadas, que depois de gravadas em áudio foram transcritas na íntegra e analisadas a luz de referencial teórico.
RESULTADOS:
A pesquisa mostrou que os cursos não estão promovendo a capacitação adequada à realidade significativa que a educação precisa, para contribuir na formação da sociedade. Esta faltando mais investimentos nos cursos de formação de professores, o que significa dizer que a falta de estrutura, de articulação entre teoria e prática, e a falta de mecanismo de prevenção do mal estar docente que já tem atingido os futuros professores e está interferindo diretamente na esfera da produção do conhecimento e da formação profissional.
CONCLUSÃO:
Após a análise dos dados, observamos os pontos negativos e positivos do processo de formação de professores e baseados em uma fundamentação teórica ficou evidente a necessidade de adequação da qualidade à realidade que os alunos precisam para a prática da docência. Perante a expectativa tão pessimista para o curso que nossa educação tem tomado o único desafio que cada um de nós tem que abraçar é se for preciso brigar, por um investimento urgente na formação de professores para que os cursos possam colocar no mercado de trabalho, profissionais capacitados que realmente facultem a essa sociedade carente, uma educação de qualidade. Pois é lamentável chegar à conclusão que a maioria dos alunos que estão nos cursos de licenciatura que irão e formar para serem professores, demonstrem desinteresse explicito em ser professor. É obvio que a escassez de um curso de formação para a prática da docência comprometido com a responsabilidade de dar suportes teóricos e práticos e de atender as necessidades, pelo menos básicas, de seus alunos tem resultado em uma educação desqualificada. Esse texto vem esclarecer que as carências de recursos materiais e as precárias condições de aprendizado dos futuros professores acarretam no comprometimento da educação de qualidade cada vez mais.
Instituição de Fomento: PROPESP
Palavras-chave: Formação, Docência, Educação.