G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional |
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SERTÃO BONITO: UMA OPÇAO DE ORIENTAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRESERVAÇÃO DO BIOMA DA CAATINGA NO SERTÃO DO RIO GRANDE DO NORTE |
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ERALDO MORAIS DE ALMEIDA 1
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1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
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INTRODUÇÃO: |
Neste trabalho procuramos apresentar um problema que vem ocorrendo no interior do Rio Grande do Norte, mais precisamente na região conhecida como Seridó, região encravada no polígono das secas, aonde a vegetação xerófita (caatinga) vem sendo usada como uma fonte alternativa de energia em panificadoras e olarias. Essa ação antrópica configura-se como uma prática predatória, tendo em vista que prejudica e degrada o ecossistema, embora favoreça essas atividades econômicas. O Sertão Bonito é uma fazenda em que procuramos desenvolver um novo conceito em educação ambiental para essa região, com foco no desenvolvimento de habilidades e atitudes críticas voltadas para a manutenção de um meio ambiente ecologicamente sustentável. As atividades educativas ali desenvolvidas têm os objetivos de conscientizar, sensibilizar, motivar e capacitar a população regional do Seridó para o uso sustentável dos recursos naturais da caatinga que se encontra em processo de desertificação. Numa estrutura de 200 hectares, em pleno semi-árido, contamos com um espaço exuberante e diversificado que oferece condições adequadas para a integração homem-natureza, constituindo um ambiente singular e ideal para passeios e estudos. |
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METODOLOGIA: |
Este trabalho foi idealizado no âmbito do departamento de Geografia em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e o curso de turismo da Faculdade do Seridó - FAS, tendo em vista o contato direto dos idealizadores com Sertão Bonito. A proposta é conscientizar o visitante de que sua participação efetiva é indispensável para a obtenção de um meio ambiente saudável. Em meio à caatinga e em harmonia com a natureza, crianças, jovens e adultos aprendem que respeitar o meio ambiente é obrigação de todos. Práticas ecológicas e pedagógicas são repassadas aos visitantes por meio de palestras, trilhas educativas e aulas de planejamento. A conscientização ecológica quanto à preservação e uso sustentável dos recursos naturais da região estudada é trabalhada com os grupos visitantes. Tomando esse espaço como um ambiente de ensino, buscamos enfatizar a importância do professor e sua necessidade de manter-se atualizado. Para isso, são desenvolvidas palestras, reciclagens e atividades de aperfeiçoamentos de ensino. |
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RESULTADOS: |
O trabalho realizado no Sertão Bonito, já foi objeto de várias publicações em jornais regionais, programas de televisão e revistas como: Revista Nova Escola e Editora Abril. As visitas são programadas para alunos e professores das escolas públicas e privadas, mas o trabalho ali desenvolvido é mais direcionado para os educadores, já que eles são formadores de opinião. Desenvolvemos o trabalho com atrações pedagógicas que abrangem as mais diversas áreas do conhecimento humano. Assim, imersos em um clima de aventura e descoberta, professores e alunos aprendem e assimilam as informações que não serão apenas memorizadas, mas que se tornam práticas em seu cotidiano, fazendo-os agentes multiplicadores da preservação desse bioma tão presente em seu cotidiano social e cultural. Outros grupos que usufrui e contribui com nosso trabalho são os grupos religiosos e os e da terceira idade. Os religiosos utilizam o espaço para retiros ecológicos e acampamentos. Os da terceira idade utilizam o espaço para dinâmicas de grupos, socialização e trabalho auto-estima. |
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CONCLUSÃO: |
O Sertão Bonito, conta com a participação de geógrafos e pedagogos que desenvolvem um trabalho voltado para a preservação do bioma da caatinga. Como citado, recebemos grupos das escolas públicas e privadas motivadas a montarem seus planejamentos didáticos para trabalhar em salas de aulas no combate à desertificação e na proteção da caatinga. Repassamos o conhecimento tornando-o adaptativo para melhor compreensão dos grupos que nos visitam. Mostramos que a natureza possui capacidade de repor seus recursos energéticos. Proteger o bioma da caatinga, torna-se uma ação prática de sobrevivência e de autoconsciência, para aproveitamos com racionalidade as riquezas disponíveis nesse meio. Temos também a oportunidade de nos relacionarmos intimamente com o meio ambiente, de uma forma menos egocêntrica e fazendo aflorar uma consciência de preservação e uma cultura de desenvolvimento sustentável.
Instituição de fomento: PROPESQ/UFRN
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: bioma, preservação, sustentabilidade,
E-mail para contato: eraldo_ufrn@yahoo.com.br |
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Instituição de Fomento: PROPESQ/UFRN |
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Palavras-chave: bioma, preservação, sustentabilidade. |