61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
DIAGNÓSTICO SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS POR EMBARCAÇÕES DE TRANSPORTE FLUVIAL DE PASSAGEIROS NO MÉDIO SOLIMÕES: ESTUDO DE CASO DO BARCO O REI DAVI NO TRECHO TEFÉ-MANAUS (AMAZONAS)
Luiz Augusto Reis Caxeixa 1
Joel Augusto Muniz 2
Tatiana Gaion Malosso 3
1. Universidade do Estado do Amazonas (UEA),
2. Universidade Federal de Lavras (UFLA), Prof. Dr., orientador
3. Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Profa. MSc., co-orientadora
INTRODUÇÃO:
Este trabalho de pesquisa refere-se ao diagnóstico da qualidade dos serviços prestados pela empresa responsável pela embarcação fluvial Rei Davi, a qual trafega 672 quilômetros no trecho do rio Solimões, entre as cidades de Tefé e Manaus (parte do Rio Amazonas), assim como uma breve análise geral dos serviços oferecidos pelas demais empresas nesta mesma linha. Os barcos são a única opção de locomoção viável para 97% dos amazônicos. As viagens de barcos, através dos rios da bacia amazônica, não são medidas em horas, mas sim em dias. No entanto, apesar de todo o tempo gasto nessas embarcações, suas condições de hospedagem, higiene e lazer não são, muitas vezes, de qualidade.
METODOLOGIA:
Devido às lacunas existentes sobre o tema em estudo, conversas com a Capitania dos Portos e com a VISA-Tefé fizeram-se necessárias para o esclarecimento e obtenção das normas e legislações vigentes no país. Duas viagens, de 36 horas cada, foram realizadas e, na segunda, 40% dos passageiros de rede concordaram em participar da pesquisa através de uma entrevista guiada por um questionário com 37 questões de múltipla escolha. Os portos das cidades de Manaus e Tefé, quanto os das cidades intermediárias, Codajás e Coari, foram observados. Para a obtenção dos resultados, os dados foram sistematizados e analisados à luz da Estatística.
RESULTADOS:
O Rei Davi possui casco de ferro e dimensões adequadas (47 m x 12m x 3,5m). Sobre os portos, o de Manaus é conhecido como Roadway, com mais de 100 anos, apresenta boas condições de embarque e desembarque. Dessa mesma forma, encontra-se o porto de Coari, pois acompanha a descida e subida do Rio Solimões. Já o de Codajás não proporciona apresenta-se com qualidade e a cidade de Tefé, que nunca teve um porto oficial, conta apenas com velhos flutuantes de madeiras que não apresentam estrutura para serem denominados portos. Em relação à origem dos passageiros, a cidade mais citada foi Coari (33%). Quanto à faixa etária, a mais citada foi dos 10 aos 20 anos (28%) seguida pela dos 31 aos 40 (25%). Sobre a renda mensal, 44% dos passageiros afirmaram não possuir nenhum tipo e 22% ganham até 2 salários mínimos. Os itens classificados de forma satisfatória pelos passageiros foram: via de acesso ao barco (prancha) (53%), pontualidade (88%), refeitório e alimentação (47%), área de lazer (40%) e segurança em relação ao barco durante a viagem (100%). Já os insatisfatórios formam: uniformização e recepção da tribulação (63%), orientações referentes ao meio ambiente e procedimentos de segurança (100%), embarque e transporte de cargas (88% e 94%), limpeza e higiene do barco e dos sanitários (56%).
CONCLUSÃO:
Observada parte do cotidiano das empresas fluviais, que operam no trecho entre as cidades de Manaus e Tefé, e verificando-se a opinião dos clientes do barco “O Rei Davi” que viajam de rede, a respeito dos serviços recebidos, concluiu-se que a qualidade de alguns deles é satisfatória, como a via de acesso ao barco (prancha), a pontualidade do barco, o refeitório e a alimentação servida, a área de lazer e a segurança durante a viagem. No entanto, apesar desse resultado, os serviços supracitados oferecidos por essa embarcação devem ser reconsiderados, visando o aperfeiçoamento do atendimento. Em relação aos demais serviços analisados (uniformização e recepção da tribulação perante os passageiros, as orientações referentes ao meio ambiente e procedimentos de segurança a eles transmitidas, o embarque e o transporte de cargas, a limpeza e higiene, tanto do barco como dos sanitários), medidas necessitam ser adotadas para alcançar a qualidade do serviço, em concordância com a legislação vigente e opinião dos passageiros, uma vez que estes itens não proporcionam conforto ou mesmo segurança aos clientes do barco “O Rei Davi”.
Palavras-chave: Rio Solimões-Amazonas, Transporte Fluvial, Tefé-Manaus.