61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
ATIVIDADE FÍSICA REGULAR E CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS RESIDENTES EM MANAUS - AM
Edinilza Ribeiro dos Santos 1
Raimundo Araújo 1
Maria Heloísa F Cauduro 1
Ana Maria Souza 1
Euler Ribeiro 1
Ivana BM Cruz 2
1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
O sedentarismo, principalmente na população idosa, oferece maior risco para doenças crônico-degenerativas, depressão e diminuição da resposta imunológica. O objetivo desse estudo foi o de investigar as condições de saúde relacionadas à atividade física regular (auto-referida) em idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Manaus-AM.
METODOLOGIA:
Um estudo de prevalência foi realizado a partir de sujeitos previamente incluídos no projeto chamado "Projeto Idoso da Floresta" (n= 1.509). As condições de saúde dos idosos foram analisadas a mediante dados obtidos em entrevista estruturada realizada pelos pesquisadores envolvidos, durante visita domiciliar. Essa investigação contou com avaliação antropométrica, pressão arterial e bioquímica (lipídico e glicemia). Os idosos foram classificados em Atividade Física Regular (AFR) e Sedentários (S).
RESULTADOS:
Do total de 1.509 idosos incluídos no estudo, 1.506 responderam à pergunta sobre o padrão regular de física regular. Destes 1.199 (79,6%) relataram não realizar qualquer tipo de atividade física regular. A distribuição dos 307 idosos da AFR (20,4% do total)      entre os quatro Distritos Sanitários de Saúde Manaus (Norte, Sul, Leste e Oeste) foi semelhante. As atividades físicas realizadas referidas pelos idosos foram: caminhadas (97,1%), exercício de força muscular (1,4%) e outros tipos de exercícios (0,3%). Variáveis sociais como ser viúvo, deter maior renda e escolaridade incidiram com maior freqüência sobre o grupo AFR. O auto-cuidado também foi maior no grupo AFR (43,7%) em relação ao grupo S (23,8%) (p = 0,0001). A Sarcopenia foi mais prevalente entre os idosos do sexo masculino. Os idosos AFR apresentaram melhores parâmetros de qualidade de vida e menor índice depressão.
CONCLUSÃO:

Os idosos AFR apresentam maior autonomia e qualidade de vida, sendo os resultados semelhantes aos de estudos anteriores realizados em outras regiões brasileiras e desenvolvidos com outras populações. Sugerimos que os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família estimulem a prática de atividade física regular como estratégia preventiva.

Palavras-chave: Idoso , Atividade Física , Autonomia.