61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
A PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO SOBRE O PAPEL DE SUPERVISOR DO AGENTE COMUNITÁRIO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM DISTRITO SANITÁRIO DE MANAUS
Maria Elizabeth Lopes Elias 1
Esron Soares Carvalho Rocha 1
Edinilza Ribeiro dos Santos 1
Ilma Nogueira de Castro 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA
INTRODUÇÃO:
Este estudo teve por objetivo geral analisar o papel do enfermeiro como supervisor das ações do Agente Comunitário de Saúde no âmbito do Programa Saúde da Família, de um Distrito Sanitário de Manaus-Am, caracterizando o perfil de formação do enfermeiro, descrevendo a visão do enfermeiro sobre supervisão e sua prática, bem como identificando os fatores que facilitam/dificultam essa atividade.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Utilizou-se para coleta de dados um questionário, entrevista semi-estruturada e observação participante. Os conteúdos foram descritos e interpretados segundo as diretrizes da análise temática.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que a maioria dos enfermeiros (as) possui a faixa etária entre 30 a 34 anos, com predominância do sexo feminino, pouco tempo de formados e poucos têm especialização em saúde pública.  A percepção dos enfermeiros envolvidos no estudo sobre supervisão é pautada no estilo tradicional, isto é, de caráter punitivo, fiscalizador e controlador. Notou-se ausência de um instrumento de sistematização e registros do processo. O relacionamento interpessoal foi apontado como principal fator facilitador e o excesso de famílias cadastradas por unidade de saúde, difícil acesso geográfico e a longa distância entre as micro-áreas destacaram-se como principais dificuldades.
CONCLUSÃO:
Os resultados sugerem que os enfermeiros da Estratégia da Saúde da Família repensem suas práticas de supervisão, incorporando novos modelos, com ênfase em ações educativas, solidárias e recíproca – entre o supervisor e o supervisionado.    
Palavras-chave: Enfermeiro, Supervisão, Estratégia Saúde da Família.