61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
USO DA INTRANET COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO INTERNA PELAS BIBLIOTECAS JURÍDICAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS
Welma Pereira Batista 1
Sueli Angélica do Amaral 1
1. Universidade de Brasília/ Departamento de Ciência da Informação e Documentação
INTRODUÇÃO:

No mundo em constantes mudanças, é necessário reconhecer o papel fundamental desempenhado pela comunicação nas organizações, principalmente em situações de tomadas de decisão. Pensando em maior produtividade, maior competitividade e eficiência no fluxo da comunicação interna, as organizações levaram as tecnologias oferecidas pela Internet para o ambiente corporativo seja ele público ou privado, desenvolvendo, a partir de 1995, o conceito de intranet, e é cada vez maior o número de organizações que fazem uso dessa ferramenta. O uso da intranet pode oferecer muitas vantagens, levando em consideração as suas desvantagens encontradas na literatura. A sua facilidade de uso é possível devido às aplicações de conceitos práticos de usabilidade para medir a qualidade e a eficiência dos sites. A utilização da comunicação interna como instrumento de gestão nas organizações tornou-se uma necessidade de mercado. Neste contexto a intranet é uma facilitadora, tornando-a mais rápida e eficaz. Esta pesquisa tem por objetivo verificar o uso das intranets pelas bibliotecas jurídicas governamentais brasileiras como instrumento de comunicação interna, uma vez que essas bibliotecas precisam sempre se manter atualizadas em relação a todas as mudanças no ambiente em que estão inseridas.

METODOLOGIA:

A pesquisa classifica-se como descritiva, de caráter exploratório, tendo como objeto de estudo as bibliotecas jurídicas governamentais brasileiras que possuem websites disponíveis na Internet, disponibilizando informações básicas sobre seu funcionamento. O objetivo é verificar se essas bibliotecas jurídicas fazem uso efetivo da intranet como instrumento de comunicação interna, uma vez o uso da intranet poderá fortalecer e agilizar a comunicação interna e propiciar maior interação e integração dos grupos de trabalhos das mesmas. Para que os objetivos da pesquisa fossem alcançados questionários foram enviados aos gerentes dessas bibliotecas via e-mail. As bibliotecas foram identificadas a partir da atualização do cadastro desenvolvido por Souza em 2004. Observou-se um total de 77 bibliotecas, sendo que 15 delas não disponibilizavam e-mail e cinco eram acessíveis somente por mensagem automática. Das 56 bibliotecas que receberam os e-mails, somente 26 responderam. Um problema na realização da pesquisa foi o fato de que alguns endereços eletrônicos ainda não haviam sido atualizados em algumas instituições que sofreram mudanças de domínio, como o gov,  que passou  a  jus. a partir da Resolução Nº 41, de 11 de setembro de 2007 e da Resolução Nº 45, de 17 de dezembro de 2007.

RESULTADOS:
Dentre as 26 bibliotecas que responderam ao questionário, seis não usam intranet e 20 afirmaram fazer uso da ferramenta, dessas somente seis confirmaram ser a intranet de uso exclusivo da biblioteca. Com relação ao uso da intranet como instrumento para a comunicação interna, sete bibliotecas consideram que houve melhoria, um índice considerado não muito significativo, uma vez, que se esperava maior utilização. A interface da intranet é a mesma do site em sete bibliotecas e 10 delas o site da intranet não estavam cadastrados em sistemas de buscas. Em todas as bibliotecas foi reconhecida a importância dada ao uso da intranet. Referentes às informações disponibilizadas no site, oito apontaram que eram exatas e atualizadas. O email foi à opção mais usada, como meio para fazer sugestões e criticas. Nenhuma biblioteca realiza pesquisa de opinião, reuniões ou qualquer outro tipo de avaliação sobre a intranet com os usuários. Dentre as opções de vantagens oferecidas sobre intranet a mais citada foi à facilidade de uso e a ampliação da comunicação interna.  Dentre as desvantagens, as alternativas mais citadas foram o uso inadequado da ferramenta por funcionários, e a exigência de políticas mais rígidas de segurança.
CONCLUSÃO:

A metodologia aplicada mostrou-se adequada ao objetivo da pesquisa, pois possibilitou conhecer quais as bibliotecas jurídicas fazem uso da intranet internamente, como ela é usada, e observar que nenhuma delas aplica meios de avaliação perante seus usuários (funcionários). Além disso, os resultados revelam que a maioria considera a intranet muito importante e que suas vantagens superam as desvantagens, houve questionários em que não foi marcada nenhuma desvantagem. Embora a literatura existente sobre o uso da intranet seja abrangente, são poucos os trabalhos desenvolvidos com a abordagem do uso da intranet como instrumento de comunicação interna em bibliotecas. Considerando que a comunicação interna assume um papel estratégico nas organizações, e que esse processo é facilitado com o uso da tecnologia, a criação de redes internas no ambiente, com a adoção das intranets deve ser mais explorada nas bibliotecas jurídicas governamentais brasileiras.

Instituição de Fomento: (PIBIC-CNPq) Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica da UnB-DF/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico
Palavras-chave: Intranet, comunicação interna, Bibliotecas jurídicas.