61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 5. Ciências Florestais
LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS PRESENTES NA ÁREA VERDE DO PARQUE DOS PAPAGAIOS – BOA VISTA / RR.
Alessandra de Souza Fonseca 1
Daniel Luiz Oliveira 1
Ana Raquel Gomes Montefusco 2
Rogeano Gonçalves de Carvalho 3
1. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2. Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas - SMGA
3. Museu Integral de Roraima - MIR
INTRODUÇÃO:

O Parque dos Papagaios compreende uma área de aproximadamente 10 ha  e está localizado no bairro Paraviana, na cidade de Boa Vista. Este foi criado em 2008 com a finalidade de proteger a população de Psitacídeos que visita a área para alimentação. Devido à área apresentar grandes alterações na flora decorrentes da ação antrópica, ocorrem muitas espécies exóticas. Com a finalidade de elaborar um plano de manejo para a área, este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento das espécies vegetais presentes no Parque.

METODOLOGIA:

Para realização do levantamento, a área foi subdividida em blocos de 50mx50m e piqueteada para facilitar a determinação das coordenadas X e Y, formando assim, um gradeamento que permitiu a localização espacial dos indivíduos inventariados. O diâmetro mínimo considerado para a mensuração foi de 10 cm e as variáveis coletadas foram coordenadas X e Y, nome vulgar e circunferência à altura do peito.   Cada indivíduo inventariado recebeu uma placa numerada para facilitar posterior localização. Com relação à análise das variáveis, os parâmetros calculados foram Abundância, Densidade e Dominância.

RESULTADOS:

Na área inventariada, foram encontradas 23 espécies e 623 indivíduos, no qual 369 indivíduos correspondem a  10 espécies  exóticas à região de Roraima. As espécies mais abundantes são Azeitona (Syzygium jambolanum), com 112 indivíduos, seguida pelo Caimbé (Curatela americana) e Taperebá (Spondias mombim L.)  com 101 e 59 indivíduos, respectivamente. A densidade relativa da Azeitona, do Caimbé e Taperebá foram 18, 16 e 9%, respectivamente. Os resultados para Dominância foram semelhantes aos outros parâmetros analisados, permancendo a Azeitona, Caimbé e Taperebá com 17, 98; 16,21 e 9,47m2/ha, respectivamente. Apesar de o Caimbé ser, naturalmente, uma espécie de baixo porte, dominância foi expressiva devido ao grande número de indivíduos presentes na área. Dentre as espécies que apresentaram os maiores valores nos parâmetros analisados, somente o Caimbé pertence ao grupo das espécies nativas da região do Cerrado Roraimense, encontradas no levantamento.

CONCLUSÃO:

A presença expressiva de espécies exóticas na área e o grande número de indivíduos que as compõem, bem como, a forte ação antrópica observada no Parque pode ser explicada pelo histórico de uso desta área, uma vez que esta foi uma grande fazenda.  Os resultados obtidos a partir deste trabalho servirão como base para auxiliar a elaboração do plano de manejo do parque, que visa substituir, gradativamente, as espécies exóticas por espécies nativas que também sirvam de abrigo e forneçam alimento à fauna que visita esta área.

Palavras-chave: Inventário Florestal, Fragmento florestal urbano, Roraima.