61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
CONFRONTO PEDAGÓGICO: MEB E MOBRAL EM TEFÉ/AM NO PERÍODO DE 1976-1980.
Johmara Assis dos Santos 1
Leni Rodrigues Coelho 1
1. Centro de estudos superiores de Tefé, Universidade do Estado do Amazonas-UEA
INTRODUÇÃO:

A escolha do tema Educação de Adultos (MEB e MOBRAL), ocorreu por acreditar-se em sua relevância enquanto estudo científico, já que esta tem como pretensão preencher as lacunas educacionais existentes no âmbito regional, uma vez que há uma ênfase maior na historiografia no âmbito nacional. Diante disso, surgiu a necessidade de compreender e analisar as ações pedagógicas desses movimentos no período do Regime Militar, como também suas influências no município de Tefé de 1976 a 1980, já que se desenvolveram com propósitos políticos, pedagógicos e ideológicos diferentes entre si. O MEB foi o único Movimento popular que sobreviveu ao golpe de 1964, porém, começou aos poucos a se extinguir, com exceção de algumas regiões do norte do país. Foi instalado em Tefé em 1964, com o intuito de prestar serviços à população ribeirinha que se encontrava esquecida, como também, orientar e conscientizar os indivíduos menos favorecidos do seu valor como ser humano. No que tange ao Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), verificou-se que foi criado em Tefé em 1976, e a alfabetização era concebida de forma divergente da concepção do MEB, uma vez que acreditava que o indivíduo analfabeto necessitava apenas das técnicas da leitura e escrita para se capacitar para o mercado de trabalho.

METODOLOGIA:

Na busca de respostas para os objetivos supracitados, procura-se traçar o percurso histórico da atuação desses movimentos em Tefé. A pesquisa foi fundamentada através de referencial teórico específico, bem como documentos primários e História Oral. Inicialmente a pesquisa foi desenvolvida na Prelazia de Tefé, por conter um grande acervo documental. Ao fazer o levantamento das fontes a serem analisadas, percebeu-se poucos documentos sobre o MOBRAL neste período. Diante disso, buscou-se informações acerca de tais documentos e verificou-se que estes se encontravam  na Prefeitura Municipal de Tefé, que na década de 1970 sofreu um incêndio queimando muitos documentos, inclusive os do MOBRAL. Diante da falta de alguns documentos oficiais percebeu-se a importância de trabalhar com a História Oral. Foram entrevistados os seguintes sujeitos envolvidos nos dois movimentos: 2 ex-coordenadores, 2 ex-professores e 2 ex-alunos. Acredita-se que a história oral se faz necessária por dar voz aos sujeitos que não tiveram suas experiências impressas, por isso, a técnica da história oral é de suma importância para que possamos compreender as ações desses movimentos em Tefé no período da ditadura, já que tais fontes irão registrar suas ações em termos práticos.

RESULTADOS:

O MOBRAL foi criado em 1976 no Município de Tefé, e o MEB em 1964. Ambos os movimentos atuavam na alfabetização de jovens e adultos no período da ditadura militar. O MOBRAL foi extinto em Tefé no ano de 1985, ou seja, sobreviveu ao período do regime militar e o MEB extinguiu-se apenas em 2001. Este trabalho tem sua relevância acadêmica, uma vez que possibilitou novos conhecimentos acerca do tema pesquisado já que permitiu o conhecimento de dois movimentos voltados para a educação de jovens e adultos no município de Tefé. Sua importância se dar também pelos resultados encontrados e pelas dificuldades enfrentadas por falta de documentos oficiais referente ao período pesquisado. Diante disso, verifica-se que esta pesquisa contribuirá como referência bibliográfica para futuros pesquisadores interessados na história do MEB e do MOBRAL á nível local.

 

CONCLUSÃO:

Diante da análise documental percebeu-se a dificuldade enfrentada pelos professores de ambos os movimentos, já que estes não dispunham de formação específica para lecionar.  As comunidades mais distantes eram desprovidas de escolas e energia elétrica, sendo o professor obrigado a lecionar em sua residência que na maioria das vezes se encontrava em situação precária. Assim, tanto os professores quanto alunos enfrentavam várias dificuldades. Além das supracitadas destaca-se ainda: a distância de uma comunidade para outra, a gratificação irrisória aos professores do MEB, e o não pagamento aos do MOBRAL, o trabalho árduo na agricultura, os problemas de vista, a fome e a idade, (faixa etária acima de 40 anos) e a evasão escolar. Constatou-se através da História Oral que os sujeitos envolvidos no MOBRAL, apresentaram certo descontentamento acerca dos objetivos propostos, afirmando que este não passava de um movimento ideológico, já que, pregava um discurso que não era condizente com a prática. No que se refere ao MEB, percebeu-se que os sujeitos desmontaram satisfação, por terem feito parte desse movimento, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades como um todo. Foi dessa forma que ambos caminharam juntos em Tefé, embora com objetivos distintos.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à pesquisa- FAPEAM.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, Movimentos Populares, EJA.