61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PROJETO TRAVESSIA NA VALORIZAÇÃO DO ESTUDANTE: POR QUE PROTAGONISMO JUVENIL?
Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes 1
Olívia Magali Bandeira Leitão 1
Efigênia Ferreira Brandão dos Santos 1
Roseli Giseli de Santana 1
Jaziel Gonçalves da Silva 1
Verônica Paula de Oliveira Correa 2
1. Escola Padre Francisco Carneiro
2. Gerência Regional de Educação Metro Norte
INTRODUÇÃO:
O respeito ao adolescente em formação como sujeito de sua vontade, de sua imaginação, de sua criatividade e o respeito a seus valores culturais e o estímulo à sua participação nas decisões têm marcado a relação do Projeto Travessia com seu público alvo. Adolescentes em condições peculiares de desenvolvimento é o foco principal deste Programa, que propõe a superação de práticas puramente assistencialistas, através da educação para o exercício de direitos e deveres, propondo a intervenção na relação com os educandos e o fortalecimento de suas famílias e comunidades para que, mais autônomas e emancipadas, possam atender melhor as necessidades de seus adolescentes. Toda transformação social pressupõe um trabalho sério de educação com melhores condições de vida para todos investindo em práticas educativas que estimulem o educando na relação ensino e aprendizagem a assumir-se como sujeito de transformação da própria vida e da sociedade. Desta forma, a partir de sugestões da Secretaria de Educação vivenciamos a Semana do Estudante de forma participativa e lúdica, discutindo e aprofundando conceitos, procedimentos e atitudes relacionados a essa temática, fazendo-os construir o seu próprio legado.
METODOLOGIA:
A vivência da temática foi desenvolvida com estudantes do Projeto Travessia da Escola Padre Francisco Carneiro, Olinda-PE, no período de 11 a 15 de Agosto/2008 elaborado pelos professores do referido Projeto sob a supervisão da Profª Verônica Correa como sugestão da Secretaria de Educação, envolvendo os componentes curriculares das diversas disciplinas. No primeiro momento, elaboração de um cronograma da semana, iniciando com dinâmicas diárias enfocando: União, Otimismo, Perseverança, Esperança e o Amor; no segundo, orientação da nova metodologia da semana, apresentação das temáticas (lixo, dengue, DTS, meio ambiente, violência/drogas e situação-problema: “Como melhorar a autoestima, motivação, construção do pensamento crítico e multiplicador de informações durante a Semana comemorativa do Estudante?”; no terceiro, reflexão sobre o que é ser ESTUDANTE e o seu papel no Protagonismo Juvenil, construção de textos a partir das discussões e debates, elaboração de propagandas entre outros, possibilitando a avaliação por meio de observações através do desempenho dos estudantes nas diversas construções.
RESULTADOS:
Observamos que os estudantes mostraram-se bastante motivados e estimulados em participar de uma metodologia diferente direcionado por várias óticas. As produções revelaram vários conceitos construídos/ reconstruídos e ampliados, demonstrando que eles perceberam a importância das informações em suas vidas. E que a situação contextual vivenciada, levou-os a interrelacionar os novos conceitos, como também, atitudes e procedimentos dos quais jamais imaginavam fazê-los. Além disso, o esclarecimento das temáticas extrapolou os limites disciplinares, levando a uma constante interação com outras disciplinas. Várias produções foram realizadas pelos estudantes, destacando-se: pesquisa em diversas fontes com debates para apreensão dos conceitos e conteúdos relevantes.
CONCLUSÃO:
Todo o percurso, vivido ao longo da Semana comemorativa, conduziu os estudantes ao aprendizado sobre as temáticas vivenciadas, envolvendo conceitos gerais de todas as disciplinas, aprendendo a conhecer, conviver e apreender de forma contextual e interdisciplinar, fazendo um paralelo dos conhecimentos prévios com as questões do cotidiano, utilizando da criatividade dos estudantes (ação protagonista), na hipótese de que se sintam mais responsáveis em seus atos e conseqüentemente, suas ações diante de situações novas, levando-os a avaliar os aspectos sociais, culturais e econômicos, formando assim, cidadãos mais conscientes dos problemas contemporâneos.
Instituição de Fomento: Secretaria de Educação e Cultura
Palavras-chave: Projeto Travessia , Protagonismo Juvenil, Adolescente.