61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
AS RELAÇÕES DE VIZINHANÇA NA COMUNIDADE DE SÃO FRANCISCO EM AUTAZES AMAZONAS
Sara Moreira Soares 1
Elenise Faria Sherer 2
Helane Cristina Lima Moreira 3
1. Universidade Federal do Amazonas/ UFAM/Mestranda em PPGSCA
2. Universidade Federal do Amazonas/ UFAM/Prof. Doutora/Orientadora
3. Universidade Federal do Amazonas/ UFAM/Mestranda em PPGSCA
INTRODUÇÃO:
As famílias ribeirinhas, que habitam as margens dos rios amazônicos, desenvolveram ao longo de sua existência relações sociais pautadas em laços de solidariedade; relações de ajuda mútua, também conhecida como pixurum. As atividades cotidianas são divididas entre os grupos e todos trabalham em benefício da comunidade. Esta estratégia de sobrevivência é repassada por gerações, garantindo a reprodução social das famílias e do próprio modo de vida ribeirinho. Identificar as peculiaridades do modo de vida ribeirinho caracterizando suas nuances é o caminho necessário para fomentar e viabilizar ações que contribuam com o fortalecimento das práticas de ajuda mútua. Esta Pesquisa é importante por permitir maior conhecimento a respeito das famílias ribeirinhas que habitam na região Amazônica, servindo de subsídios para outros estudos e intervenções propositivas no sentido de fortalecer as relações de vizinhaça.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos da pesquisa buscaram apreender a realidade regional em seu processo dinâmico, tendo em vista a complexidade social da região amazônica, com suas características singulares e indispensáveis ao olhar investigativo do pesquisador que se propõe a estudá-la. Buscando conhecer as particularidades e especificidades do objeto de estudo por meio da investigação e observação-crítica, respeitando-se os procedimentos das ciências sociais. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário semi-estruturado com questões abertas e fechadas, organizado sistematicamente de forma a atender os objetivos desta pesquisa; foram entrevistadas 20 famílias da comunidade São Francisco, no município de Autazes - Am, escolhidas de forma aleatória. Também realizamos o resgate histórico da comunidade de São Francisco que foi construído através de depoimentos dos moradores mais antigos.
RESULTADOS:
Verificamos que há uma dependência recíproca entre os comunitários, desde o desempenho das tarefas mais simples às ações mais complexas, realizadas no seio da comunidade. Nesse sentido, 71% dos entrevistados afirmam que seus vizinhos são solidários, como assinala o depoimento: “Aqui nós vivemos todos em união, um ajuda o outro, se um não tem o que comer a gente divide o que tem, e no outro dia aquele que não tinha já pode contribuir também”. (Pesquisa de campo 2007). A observância dos dados qualitativos e quantitativos demonstra que as relações sociais de ajuda mútua, no universo das famílias ribeirinhas, são a garantia da reprodução do modo de vida ribeirinho.
CONCLUSÃO:
Quanto aos laços de solidariedade, os ribeirinhos apresentam uma relação de vizinhança, onde todos se ajudam mutuamente, não por interesses econômicos, mas pela idéia de coletividade e laços de amizade, pautada no relacionamento repassado de geração a geração, constituindo-se também como umas das estratégias de sobrevivência das famílias.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa no Amazonas/FAPEAM
Palavras-chave: Ribeirinhos, Pixurum, Relações de Vizinhança.