61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL COM DIMENSÃO INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS
Vanessa de Souza Correia 1
Irene Cristina de Mello 2
1. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Mestranda em Educação
2. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Doutora em Educação - Orientadora
INTRODUÇÃO:

A década de 90 trouxe como desafio ao sistema educacional brasileiro, qualificar todos profissionais que estivessem em sala de aula. Diante desse desafio, no ano de 2000, a Universidade Federal de Mato Grosso, juntamente com a Secretaria de Educação do Estado e Secretarias Municipais criaram o Programa Interinstitucional de Qualificação Docente de Mato Grosso, que desenvolveram o curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática com Habilitação em Química, Física e Matemática. Esse curso tinha como principal objetivo a formação de professores que estavam lecionando, mas não possuíam licenciatura. Mediante a graduação nesse curso, os professores poderiam trabalhar tanto com a disciplina de Ciências como com as disciplinas específicas no ensino médio, dependendo da habilitação escolhida. O curso foi planejado de forma que fosse desenvolvido na modalidade modular presencial sendo executado, durante as férias dos professores, de 2003 a 2007. O mesmo foi muito bem avaliado pelo Ministério da Educação, mediante avaliação in loco. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é de verificar, na perspectiva dos egressos que optaram pela habilitação em Química, se suas necessidades foram atendidas e se após o curso, se julgam mais preparados para novos desafios.

METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com vinte professores-alunos do referido curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, com habilitação em Química. Nessa entrevista os professores responderam a questões sobre sua evolução profissional durante o curso, a proposta epistemológica do curso, a atuação dos docentes que ministravam as aulas, os conteúdos ministrados, as dificuldades enfrentadas durante o curso e as contribuições que a realização do mesmo trouxe às suas atividades em sala de aula.
RESULTADOS:

Após analisar as respostas dos alunos, foi possível perceber que a graduação teve um impacto positivo na vida dos mesmos, principalmente quanto à evolução profissional durante os quatro anos de curso. Obtivemos respostas que deixam evidente essa evolução: “O curso ao longo dos quatro anos veio de encontro com as minhas necessidades para com os conteúdos de química, pois os meus conceitos sobre as teorias de química aumentaram e pude contribuir e muito na escola onde atuei. Mudei as minhas técnicas pedagógicas, psicológicas da educação e até a minha auto-estima recebeu reflexos de mudanças a partir do curso.” Essa melhoria foi evidenciada em 95% dos entrevistados. A proposta epistemológica do curso (dimensão transdisciplinar e interdisciplinar) foi elogiada e aderida por 90% dos alunos. Desses, todos acreditam que mudanças significativas surgirão na educação. Quanto à atuação dos docentes do curso e ao conteúdo ministrado, 70% dos alunos ficaram satisfeitos, os outros 30% disseram sentir dificuldades em relação à linguagem utilizada e a quantidade de conteúdo abordado. Outras dificuldades citadas pelos alunos foram em relação a pouca noção de matemática, ao hábito pouco freqüente de leitura, dificuldades financeiras e falta de incentivo por parte das escolas de origem.

 

CONCLUSÃO:

Diante das respostas analisadas, foi possível verificar a evolução desses alunos tanto em nível intelectual, quanto a melhoria da auto-estima dos mesmos. A maioria sente-se mais segura, melhor preparada e com mais ânimo. As aulas desses profissionais passaram a ser mais dinâmicas e atrativas. Ademais, mediante os resultados pode-se afirmar que o curso ofertado atendeu às expectativas dos egressos, porém os mesmos alertam sobre a quantidade de conteúdo, o tempo de desenvolvimento das atividades, a linguagem utilizada e os conhecimentos prévios necessários, como sugestão de adequação para o curso ofertado.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Formação Inicial, Química.