61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal
CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DAS FOLHAS DE ESPÉCIES DE Calolisianthus (GENTIANACEAE)
Marina Neves Delgado 1
Aristéa Alves Azevedo 2
Luzimar Campos da Silva 3
1. Departamento de Ecologia, Universidade de Brasília/ UnB
2. Departamento de Botânica, Universidade Federal de Viçosa/ UFV (orientadora)
3. Departamento de Botânica, Universidade Federal de Viçosa/ UFV
INTRODUÇÃO:

Gentianaceae possui 1650 espécies, apresenta grande variação no hábito, na morfologia e anatomia, assim como em sua distribuição geográfica, sendo a terceira maior família da ordem Gentianales. No Brasil são encontrados 25 gêneros de Gentianaceae e diversos representantes que exploram diferentes habitats. A tribo Helieae é estritamente neotropical, compreende 184 espécies em 22 gêneros, como o gênero Calolisianthus que consiste em 6-10 espécies distribuídas na Bolívia e no sudeste do Brasil. As espécies crescem principalmente sobre rochas e savanas, em todos os tipos de solo, em terras baixas ou em grandes altitudes. A resolução da problemática taxonômica entre as espécies de Gentianaceae é de grande interesse. Portanto, a delimitação entre as espécies de Calolisianthus deve ser elucidada. Sabendo-se que a caracterização anatômica de órgãos vegetativos constitui uma ferramenta útil para a resolução de problemas taxonômicos, o estudo da anatomia foliar de Calolisianthus é justificado. Ademais, são escassos os trabalhos sobre a anatomia do corpo vegetativo de Calolisianthus. Dessa forma, o objetivo do trabalho é descrever a anatomia foliar de três espécies de Calolisianthus.

METODOLOGIA:

Foram estudadas folhas completamente expandidas de três espécies da tribo Helianae: Calolisianthus pendulus, Calolisianthus speciosus e Calolisianthus amplissimus. O material vegetal utilizado foi coletado no campo rupestre da Serra de Ouro Branco e no cerrado sensu lato da Floresta Nacional de Paraopeba (FLONA) em Minas Gerais. Exemplares férteis foram depositados no acervo do Herbário VIC da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Amostras da folha nas regiões basal, mediana, apical e margem foram fixadas em FAA50 e FAA70, submetidas a vácuo por 48 horas, estocadas em etanol 70%, desidratadas em série etílica e incluídas em metacrilato (Historesin, Leica Instruments, Heidelberg, Alemanha). Cortes transversais e longitudinais foram feitos em micrótomo rotativo de avanço automático e foram corados com Azul de Toluidina durante 15 minutos. Registros fotográficos de todo o material foram efetuados para posterior comparação anatômica das espécies estudadas.

RESULTADOS:
As espécies de Calolisianthus são hipoestomáticas e o tipo de estômato mais freqüente foi o anomocítico, típico de Gentiananecae. Em seção transversal, o mesofilo é dorsiventral para C. pendulus com parênquima paliçádico multi-estartificado. Em C. speciosus e C. amplissimus o mesofilo é homogêneo na base e dorsiventral na região mediana e apical. O feixe vascular da nervura mediana é bicolateral nas regiões basal e mediana e colateral no ápice da folha de C. pendulus, C. amplissimus e C. speciosus. Em C. pendulus o feixe bicolateral apresenta início de crescimento secundário e visualiza-se bainha com estrias de Caspary, identificada como endoderme. Na folha de C. pendulus e na região mediana e apical da folha de C. speciosus existe parênquima colenquimatoso associado ao feixe. Na base e na região mediana da folha de C. amplissimus e na região mediana de C. speciosus observa-se colênquima sub-epidérmico sob a face abaxial. Em C. speciosus notam-se esclereídes dispersos no córtex. A margem de C. pendulus é mais arredondada e menos pronunciada, formada por células parequimáticas e colenquimáticas. As margens de C. amplissimus e C. speciosus são afiladas e recurvadas, formada apenas por colênquima em C. amplissimus e também esclereides em C. speciosus.
CONCLUSÃO:
O estudo comparativo da anatomia foliar das três espécies de Gentianaceae demonstra a existência de algumas variações anatômicas entre Calolisianthus pendulus, C. amplissimus e C. speciosus. Entretanto muitos caracteres estão presentes em todas as espécies analisadas e podem ser típicos do gênero. O mesofilo sempre dorsiventral em C. pendulus o diferencia de C. amplissimus e C. speciosus que apresentam mesofilo homogêneo na base e dorsiventral nas regiões mediana e apical da folha. A variação na conformação do sistema vascular na região da nervura mediana da folha das espécies analisadas é constante para as espécies, sendo que a dorsiventralidade é comum para algumas espécies de Gentianaceae. Por outro lado, a estrutura da margem da folha pode ser uma importante característica de distinção entre as espécies, uma vez que existe diferença de composição de tecido entre as margens. Dado o exposto, pode-se concluir que alguns caracteres são validos na distinção entre as espécies de Calolisianthus e podem contribuir com estudos taxonômicos da família Gentiananecea.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Anatomia foliar aplicada à taxonomia, Calolisianthus, Gentianaceae.