61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
CARACTERES BOTÂNICOS DAS VARIEDADES DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) NO MUNICIPIO DE BENJAMIN CONSTANT, ESTADO DO AMAZONAS
Vanderléia Nascimento Galvão 1
Líbia de Jesus Miléo 1
Manuel Filipe Nascimento Garcia 1
Pedro de Queiroz Costa Neto 1
1. INC/UFAM Campus Alto Solimões
INTRODUÇÃO:
A mandioca (M. esculenta Crantz) apresenta alta variabilidade genética, o que altera os caracteres morfológicos da espécie, originando novas variedades e ocasionando problemas de nomenclatura. Alguns caracteres práticos vem sendo usados para distinguir as variedades, como a aderência do córtex, hábito de crescimento da planta, o número e forma dos lóbulos. No Estado do Amazonas, a cultura da mandioca destaca-se pela área cultivada e pela importância na agricultura familiar, representando uma opção para o desenvolvimento agroindustrial e sendo uma das principais fontes de alimentação energética. No município de Benjamin Constant são encontradas inúmeras variedades de mandioca e macaxeira. O objetivo do trabalho foi realizar caracterização botânica de variedades de mandioca e macaxeira, a partir dos caracteres botânicos hábito de crescimento da planta, cor do pecíolo, cor da folha em brotação, forma dos lóbulos da folha e o período de floração.
METODOLOGIA:

Para este estudo considerou-se as variedades mais adaptadas e de melhor produtividade na região. A aplicação dos descritores morfológicos compreendeu o final do estádio vegetativo e o início do estádio reprodutivo das plantas. As parcelas de observação foram compostas de 30 plantas por área de plantio, deixando-se as plantas das extremidades para o efeito de borda e considerando as plantas da parte interna para o estudo dos caracteres botânicos. Foram realizadas observações de campo e coleta de amostras das plantas para análise das estruturas morfológicas e montagens de exsicata. Os critérios adotados para a escolha das unidades vegetais de observação foram plantas sadias, com folhas inteiras, sem sintomas de doença ou danos causados por insetos. Foram selecionadas as variedades de mandiocas racha-terra, pretona, rasgadinha, calaí, milagrosa, porezinha e pagoão e as de macaxeira açaí, pretona e carregadeira. Os dados de campo e das amostras coletadas foram analisados com auxílio da literatura, para identificar as características comuns e diferentes entre as variedades.

RESULTADOS:

Todas as variedades apresentaram hábito de crescimento arbustivo, variando de 1,5 a 4 metros de altura. Estes dados parecem estar de acordo os resultados obtidos por Lorezi e Dias (1993) que verificaram crescimento entre 1 a 5 metros de altura. Almeida et al. (1993) também encontraram o hábito arbustivo como predominante. O número de lóbulos variou de três a nove, e foi maior que o encontrado por Lorezi e Dias (1993) e Almeida et al. (1993), que foi de cinco a nove lóbulos. Foram registradas as formas de lóbulos lanceolada em nove variedades e a linear somente na Rasgadinha. A coloração das folhas em brotações foi classificada em roxo para Açaí e Carregadeira, verde claro para Calaí, Pagoão, Racha-terra, Rasgadinha e Pretona, mandioca e macaxeira e verde para Milagrosa e Porezinha. Os pecíolos apresentaram as colorações verde em Pagoão, Racha-terra e Rasgadinha, verde avermelhado em Porezinha, Calaí, Milagrosa, vermelho em Açaí e Carregadeira, roxo em Pretona, mandioca e macaxeira. O período de floração mais curto foi de seis meses para Calaí, Milagrosa, Porezinha e Pretona (mandioca), enquanto o período mais longo foi de oito meses para Açaí, Carregadeira, Pretona (macaxeira), Pagoão, Rasgadinha e Racha-terra.

CONCLUSÃO:

As variedades analisadas diferem morfologicamente em praticamente todos os caracteres estudados, exceto no hábito de crescimento. É necessária a realização de estudos mais detalhados envolvendo maior número de caracteres, os quais permitirão construir chaves dicotômicas que sejam de fácil utilização tanto por técnicos como por agricultores com a finalidade de padronização dos nomes das variedades de mandiocas e macaxeiras cultivadas, em particular, para o município de Benjamin Constant.

Instituição de Fomento: FAPEM/UFAM
Palavras-chave: Caracteres morfológicos, Manihot esculenta, nomenclatura.