61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A UTILIZAÇÃO DA TV ESCOLA NA FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 
Waldson Cesar Sales de Sousa 1
Rafael Pena e Santos 1
Élida Viana de Souza 1
1. UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - AP
INTRODUÇÃO:

Toda escola pública com mais de 100 alunos recebe um kit completo com DVD e antena parabólica proporcionando a transmissão de valores e informações úteis ao cotidiano da população. A TV Escola utiliza uma linguagem plural para abordar temas de importância e interesse coletivo. Os alunos interagem com a programação, trabalhando os conteúdos e aplicando-os ao seu dia-a-dia, expandindo suas capacidades comunicativas e exercitando novas formas de falar de si mesmos e com os outros. Os principais objetivos da utilização da TV Escola são: a) compreender a sistemática para utilização do DVD na TV Multimídia; b) incentivar uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola; c) despertar o interesse  e apoiar o uso do vídeo (kits DVD Escola) e; d) dinamizar as aulas através do uso do DVD. Como as mensagens dos meios audiovisuais exigem pouco esforço e envolvimento do receptor, o objetivo deste trabalho é mostrar que a utilização dos vídeos da TV Escola torna o processo de aprendizagem mais consistente, pois o aluno consegue aprender ludicamente sem perceber que está em uma sala de aula. 

METODOLOGIA:

Participam desta pesquisa duas turmas de 4ª série, da Escola Padre Dário: a primeira foi submetida à aula tradicional e para a segunda turma assistiu uma aula da seguinte forma: a) o assunto a ser ministrado era “A Importância da Preservação da Água Doce na Terra”, e foi exibido para os alunos um clip da música “Planeta Água” do cantor Guilherme Arantes. A exibição serviu para sensibilização do tema a ser estudado. O objetivo era provocar o interesse da turma pelo tema e a) propiciar conhecimentos e/ou informações sobre o conteúdo que seria estudado; b) a seguir foi apresentado o vídeo que introduziu os conteúdos/conceitos referentes ao tema abordado, com cenas que refletem situações do cotidiano e promovem reflexões sobre suas práticas de trabalho; c) a terceira parte deste estudo é a leitura de imagens e contextualização, para correlacionar o conteúdo do tema abordado, as imagens veiculadas e a realidade. Esta terceira parte têm vários propósitos: a) aguçar o olhar da turma para uma maior exploração e compreensão da cena texto; b) estimular a formação de um aluno crítico; c) levar a turma a descrever, refletir e contextualizar as imagens exibidas; d) estimular o pensar, a fala e o exercício da cidadania. A partir daí, os alunos foram estimulados a escrever um texto sobre o tema abordado.

RESULTADOS:

Uma vez analisados os textos criados pelos alunos das duas turmas selecionadas, percebeu-se nitidamente que na turma que acompanhou a aula pela TV, ocorreu uma aprendizagem mais significativa, com maior embasamento e estruturação do conhecimento adquirido. Houve maior compreensão do conteúdo estudado por parte dos alunos com significativa melhoria na qualidade da relação ensino-aprendizagem. Os textos apresentados pelos alunos que assistiram a aula tradicional mostraram-se desconexos e sem continuidade, mostrando claramente que encontram dificuldades na construção do conhecimento do conteúdo ministrado. 

CONCLUSÃO:

Para os professores das turmas selecionadas, verificou-se que os alunos que assistiram às aulas com recursos audiovisuais obtiveram um desempenho bem superior em suas redações e se mostraram mais estimulados a participar das atividades propostas em classe. Assim o uso da tecnologia audiovisual enriquece ambientes de aprendizagem permitindo ao aluno interagir com objetos e construir seu próprio conhecimento. A utilização da tecnologia encontra-se ao alcance das escolas, pois a maioria delas encontra-se equipadas com computadores, DVD’s e televisores. As modernas tecnologias de comunicação quando corretamente introduzidas proporcionam transformações na estrutura funcional da escola e da sala e aula, permitindo que o aluno do século XXI seja cada mais participativo na construção do seu processo cognitivo.

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - AP
Palavras-chave: leituras de imagens e contextualização, melhoria na qualidade da relação ensino-aprendizagem, construção do conhecimento .