61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 3. Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
AVALIAÇÕES SOBRE A PESCA EXTRATIVISTA DA REGIÃO DE ORIXIMINÁ-PA: VIVER DA PESCA, ESPÉCIE-ALVO, RELAÇÃO COMPRA E VENDA NO PERIODO SECO E CHUVOSO
RÔNISON SANTOS DA CRUZ 1
TAMARA NATÁLIA DE AZEVEDO SILVA 1
LENISE VARGAS FLORES DA SILVA 1
1. UFPA
INTRODUÇÃO:
A pesca extrativista é uma das atividades mais importante em Oriximiná-PA. Cerca de 80% das comunidades da região vivem desta atividade. Portanto, sendo esta a principal fonte de renda, alimentação e comercio para grande parte da população ribeirinha regional. O trabalho tem como objetivo avaliar as comunidades que ainda vivem essencialmente da pesca extrativista, verificar as espécies alvo na pesca, e espécies de peixes mais vendidos na região no período seco e chuvoso, e analisar os custos de compra e venda do pescado (do pescador ao consumidor final).
METODOLOGIA:
Foi realizado um trabalho investigativo na associação dos pescadores na cidade de Oriximiná-Pa (Z-41), para obter dados cadastrais, localização das regiões de pesca de entorno, e espécies de peixes mais vendidas no mercado municipal. Informações de três anos consecutivos foram analisadas (2005-2008). Posteriormente foi feito uma abordagem amostral aleatória em relação aos pescadores cadastrados na associação através de visitas a alguns pescadores (n=65) para aplicação de questionários pré-estruturados sobre a pesca na região, como: espécie alvo, quantidade, custo e demanda de pescado, aparelho e descrição da técnica de pesca e identificação da região de procedência. Além disto, foram feitas visitas de abordagem direta aos vendedores de peixes (e/ou pescadores) (n=30) do mercado público municipal de Oriximiná para verificar as espécies mais vendidas ou consumidas nos períodos chuvosos e secos. Os dados foram avaliados qualitativamente e quantitativamente.
RESULTADOS:
A região de Oriximiná é formada por 139 comunidades, dentre elas 80 % das comunidades vivem da pesca extrativista, cabe destacar que nenhuma das comunidades vive atualmente essencialmente da pesca extrativista, no entanto algumas têm maiores número de pescadores como: Rio Cachueiry, Lago Sapucuá, Baixo Trombetas, Lago Iripixi, Maria Pixi, Sacuri, Castanhal, Jacupá e Costa do Parú. Para a maioria dos pescadores entrevistados não parece existir uma espécies alvo e sim a ocorrência de pesca (espécies pescadas ao acaso). As espécies mais consumidas (vendidas no mercado municipal) durante o período seco foram Pacu-comum (Mylossoma spp), Jaraquí (Semaprochilodus taeniurus), e durante o período chuvoso foram o Charuto (Cheirodon axelrodi), Aruanã (Osteoglossum bicirrhosum), e a Pescada (Cynoscion spp). Cabe destacar que a Pescada foi a espécie mais vendida no período chuvoso nos três anos consecutivos (2005-2008) e o Pacu-comum foi a espécie mais vendida no período seco. Como o esperado, o custo de compra e venda do pescado nos diferentes níveis de consumo foi observado. Entretanto, se detectou um acréscimo de entorno de R$1,00/kg de um nível a outro. Com isto o consumidor final compra o pescado de origem extrativista cerca de 20% mais caro quando ocorre a presença do atravessador.
CONCLUSÃO:
Os resultados sugerem que a maioria dos pescadores das comunidades que vivem da pesca, mantém o compromisso de respeitar as normas decretadas pelas leis do DEFESO. Entretanto, se detectou uma carência por palestras educativas de manejo dos recursos naturais, e alternativas viáveis de projetos de meios sustentáveis. Foi observado que a região de Oriximiná é constituída de 139 comunidades, onde 80 % vivem da atividade pesqueira. As espécies de peixes de origem extrativistas mais vendidas (consumidas) na cidade de Oriximiná de 2005 a 2008 foram, Pacu-comum no período chuvoso e Pescada no período seco. Possivelmente, a predominância destas espécies mais consumidas, indicam a facilidade de captura em função da abundância nos determinados períodos e não a preferência de consumo. O preço do pescado varia em função do tamanho, período do ano e presença do atravessador na venda. Foi avaliado um acrescimento de 20% na escala de venda do pescado até o consumidor final, sendo este definido principalmente pela presença do atravessador. Contudo a pesca ainda é uma atividade de grande importância para adquirir fins lucrativos para supri algumas necessidades básicas (alimentos industrializados, roupas, calçados e outros materiais variados) para a família ribeirinha da região.
Palavras-chave: Pesca Extrativista, Espécie-Alvo, Oriximiná.