61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 4. Genética Molecular
PESQUISA DE ROTAVÍRUS EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS DE IDADE COM DIARRÉIA AGUDA NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS, PARÁ
Régis Piloni Maestri 1
Sylvia de Fátima dos Santos Guerra 2
Luana da Silva Soares 2
Darivaldo Luz Néri 1
Alexandre da Costa Linhares 3
Joana D`Arc Pereira Mascarenhas 3
1. Discentes de Farmácia UFPa
2. Discentes de Pós-Graduação, Núcleo de Medicina Tropical, UFPa
3. Instituto Evandro Chagas, Secretaria de Vigilância em Saúde, MS Ananindeua-Pa
INTRODUÇÃO:
Em média 611 mil óbitos anualmente, entre crianças menores de cinco anos de idade no mundo são associados à rotavírus (RVs). Este pertencem à família Reoviridae, ao gênero Rotavírus, tendo o seu genoma viral é constituído por 11 segmentos de RNA de dupla fita (dsRNA), o qual codifica seis proteínas estruturais (VP1- VP4, VP6 e VP7) e seis não-estruturais (NSP1-NSP6), sendo a especificidade para grupo e subgrupo determinada pela proteína VP6. A proteína não-estrutural 4 (NSP4), desempenhando importante papel na morfogênese e na enterotoxidade viral.
METODOLOGIA:
As amostras fecais foram coletadas de crianças menores de cincos anos de idade no período de 2006-2007, que apresentavam quadro clínico de diarréia, vômitos e/ou febre no município de Paraupebas. As amostras positivas foram submetidas à reação em cadeia da polimerase precedida de transcrição reversa (RT-PCR), seguido de eletroforese em seqüenciador automático.
RESULTADOS:
De um total de 171 espécimes testados, 16 (9,35%) foram positivos para RVs. Os genes VP6 e NSP4 foram amplificados em 100% dos casos, exibindo fragmentos de 379 e 738pb respectivamente. Dos 16 amplicons obtidos foi possível a realização do seqüenciamento de nucleotídeos e a análise filogenética para o gene VP6 em 62,5% (10/16) das amostras, sendo que uma agrupou no Subgrupo II (“bootstrap” de 96%), e 9 agruparam com amostras do Subgrupo I, com “bootstrap” de 95%. Para o gene da NSP4 foi possível realizar o seqüenciamento de nucleotídeos e posterior análise filogenética para 37,5% (6/16) das amostras positivas para RVs, sendo que deste total uma amostra foi caracterizada como genótipo B, 5 amostras foram caracterizadas como genótipo A.
CONCLUSÃO:
O Subgrupo I da VP6 mostrou ser mais prevalente na região de Paraupebas, diferentemente do registrado em estudo conduzido no Rio de Janeiro. No presente estudo, foram detectados os genótipos A e B da NSP4 com prevalência do genótipo A. Apenas uma amostra foi caracterizada como genótipo B da NSP4, agrupando com amostras oriundas do sudeste brasileiro e a amostras NB150 de Belém. É importante se proceder ao monitoramento constante dos genótipos de NSP4 e VP6 em Paraupebas, e mesmo no Brasil, visando ampliar o conhecimento da epidemiologia desses genes verificando a ocorrência de possíveis polimorfismos na NSP4 e VP6 de rotavírus.
Instituição de Fomento: IEC/SVS/MS, PIBIc/CNPq, Companhia Vale do Rio Doce, Fundação Vale do Rio Doce e Salobo Metais S.A.
Palavras-chave: Rotavírus, Diarréia, Parauapebas.