61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA MOSCA-NEGRA-DOS-CITROS (Aleurocanthus woglumi Asbhy) USANDO A METODOLOGIA GEOESTATÍSTICA, EM POMAR DE CITROS GEORREFERENCIADO NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO, PA.  
Bruno da Silva Monteiro 1
Bruno Gonçalves Lima 1
Camila Cramer Filgueiras 1
Érika Silva Freires 1
Flávio José Rodrigues Cruz 1
Paulo Roberto Silva Farias 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
INTRODUÇÃO:

A mosca-negra-dos-citros Aleurocanthus woglumi Asbhy é um inseto picador-sugador (Hemiptera: Aleyrodidae). O adulto recém-emergido apresenta a cabeça amarelo-claro, pernas esbranquiçadas e olhos vermelho-amarronzados, 24 horas depois, é recoberto por uma fina camada pulverulenta. Causam sérios danos econômicos atacando fruteiras de citros. Tanto insetos jovens como adultos apresentam potencial danoso por se alimentarem da seiva e devido liberar excreções açucaradas favorecendo o aparecimento da fumagina (Capnodium sp), do qual, seu crescimento escuro, podem reduzir quantidade de luz, e a capacidade de fotossintética. Ocorre na parte abaxial, interferindo nas trocas gasosas. Por isso, é importante o conhecimento do desenvolvimento populacional da praga durante o ano, afim de estimar os danos e adotar um modelo confiável de amostragem para a tomada de decisão e assim realizar ou não seu controle.

METODOLOGIA:

A área experimental está localizada no município de Capitão-Poço, PA, na Fazenda CITROPAR S.A. Foi selecionado um talhão de 13,79 ha com 4600 plantas distribuída em 40 ruas com 115 plantas por rua. Esse talhão foi aéreo-fotografado e digitalizado. A partir dessas informações todas as plantas foram inspecionadas e identificadas no talhão, onde foram amostrados os números de inseto. O Sistema de Informações Geográficos foi manipulado através do software ArcView 3.3. O georreferenciamento dos talhões foi feito através de um receptor de GPS Garmin V e a digitalização das fotos aéreas foram feita no software SUFER 8.0, o qual permite que seja construída uma base da imagem. Essa base toma como referência os pontos coletados pelo GPS. Para a análise geoestatística foi usada Krigagem ou simulação condicional, do qual foram feitos cálculos e modelagem do semivariogramas. Foi utilizado o modelo esférico, pois foi que melhor demonstrou a distribuição da praga no campo, a Distribuição de Poisson, binomial positiva e negativa, Teste de ajuste das distribuições teóricas de freqüência, Amostragem seqüencial. O objetivo foi o de verificar individualmente as variáveis quanto aos seus valores de tendência central e dispersão, através do estudo da sua distribuição espacial.

RESULTADOS:

Com 12 amostragens já concluídas, pode-se verificar que com a utilização do georreferenciamento, que os meses de abril a agosto a densidade populacional da praga é baixa, consequentemente maiores áreas de agregações, isso se deve ao fato de a praga forma agrupamentos maiores e mais consistentes para que a reprodução seja mais rápida quando as condições climáticas são favoráveis. A medida que se aumenta densidade populacional, a distribuição populacional da praga no talhão vai diminuindo nas áreas agregadas, pelo fato de que a área está sendo totalmente infestada e tendendo a aleatoriedade. Outra explicação possível para a diminuição da população está no fato de que chuvas intensas podem ser fator importante de mortalidade de adultos, além da alta proliferação de microorganismos que favorece o controle microbiano desse inseto.          

 

CONCLUSÃO:

Os dados de amostragem da mosca negra se ajustaram a distribuição binomial negativa, indicando agregação; Através dos ajustes da distribuição binomial negativa que melhor descreveu a distribuição espacial da mosca negra, foi possível construir um plano de amostragem seqüencial (presença/ausência) para a mosca-negra-dos-citros na região Norte do País; A distribuição espacial da mosca negra se dá em agrupamento descrita por um modelo esférico, formando reboleiras de 16 a 35 m (alcance do modelo); E os modelos obtidos neste trabalho permitiram concluir que é possível melhorar a profundidade e precisão da análise dos dados significativamente quanto se aplica a geoestatística.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Aleurocanthus Woglumi (Ashby), Georreferenciamento, GPS.