61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DO RAMO HOTELEIRO NA ÁREA DE SERVIÇOS EM BENJAMIN CONSTANT/AM
Narciso Moreira Coelho Filho 1
Francisco Olímpio de Souza 1, 2
Alzerlane dos Anjos Tapudima 1
Astrid Gonçalves Gomes 1
Joselma Bastos Gonçalves 1
Maézia Natália Martins Nunes 1
1. INC - Universidade Federal do Amazonas / UFAM
2. Professor / INC - Universidade Federal do Amazonas / UFAM
INTRODUÇÃO:
A gestão de serviços dimensiona a procura por métodos que viabilizem o oferecimento de melhor qualidade e diversidade de serviços a clientes cada vez mais exigentes. Tais necessidades, estimularam o interesse em desenvolver um estudo sobre a eficiência e eficácia do ramo hoteleiro no município de Benjamin Constant/AM, por este ser sede do Instituto Natureza e Cultura, representar um importante referencial na região do Alto Solimões pelo fluxo de migrantes, da tríplice fronteira com Perú e Colômbia e de economia crescente pelo investimentos na agricultura e piscicultura. Objetivando diagnosticar possíveis ameaças e potenciais oportunidades nos serviços hoteleiros e sua grande relevância sociocultural. Através da investigação do ramo, pretende-se: fornecer serviço de hotelaria com preços diversificados; qualidade nos serviços prestados; agregar produtos ao portfólio; alcançar vantagem competitiva; praticar responsabilidade socioambiental. A análise do serviço hoteleiro no município, pelas suas particularidades, determinou-se através da ferramenta BSC e do estabelecimento das oportunidades, ameaças, fraquezas e forças típicas da região, e como estabelecer mecanismos para tornar as estruturas administrativas mais competitivas, valorizando pessoas, paisagens e a diversidade cultural.
METODOLOGIA:

Fazer estudos na área de serviços, necessariamente, implica compreender um conjunto expressivo de fatores que podem afetar o funcionamento de determinado setor como o hoteleiro, onde estão presentes necessidades ambientais e humanas pelos clientes e de satisfação de oferta pelos gerentes. No caso de Benjamin Constant/AM, acadêmicos do curso de Administração-Gestão Organizacional do Instituto Natureza e Cultura, se propuseram a fazer levantamento quantitativo e qualitativo, utilizando instrumentos metodológicos como entrevistas, questionários e pesquisa de satisfação ao cliente do que o município oferece e como esse serviço é recebido por esta clientela, bem como do potencial necessário para atendimento futuro de novos contingentes, por fatores outrora expressos. Determinou-se que para cada tipo de cliente, as necessidades de hospedagem deveriam variar e com elas as estruturas administrativas e seu pessoal de apoio. Para o portifólio imprescindível no ramo hoteleiro benjaminense, levantou-se indicadores para discriminar quais precisam de tratamento diferenciado e quais podem ser usados para potencializá-lo.

RESULTADOS:
A contextualização hoteleira Benjaminense, amplia-se pela demanda crescente de clientes e eventos, conhecimento administrativo, carência local de qualidade nesse serviço, melhoramento das estruturas administrativas. A importância destes estudos possibilitou identificar na diversificação de clientes no município, com vistas às mensurações e fatores críticos de sucesso: o estímulo pela variedade de tipos de cômodos, opções de serviços de quarto, cardápio diversificado para redes de hotéis de serviço agregado e/ou completo, capacitação de funcionários, identificação de clientes potenciais abrangendo o macroambiente, informatização no atendimento, oferecimento de restaurante e lanchonete de nível interno e externo, oferta de salão para eventos, oferecimento de internet banda larga wi-fi e TV a cabo, climatização do ambiente de atendimento e cômodos, oferecimento de excursão turística com guia bilíngüe, atendimento de pedidos e reservas on-line, coleta seletiva de resíduos sólidos ambientalmente correto, promoção de palestras de conscientização socioambiental, e construção de um filtro biológico para os resíduos líquidos, resguardando o fluxo de pessoas com responsabilidade e autossuficiência.
CONCLUSÃO:
A promoção de serviços com qualidade, no município de Benjamin Constant/AM, passa por um processo de extrema influência de variáveis principais e seus respectivos desdobramentos como a implantação da UFAM, maior fluxo de pessoas, ampliação da economia local e a construção da BR-307 que liga os municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Dessa forma, torna-se fundamental viabilizar ferramentas altamente eficientes e eficazes para que sejam inseridas dentro do contexto municipal, fazendo com que a prestação de serviços na área de hotelaria seja a longo prazo, uma importante diretriz no desenvolvimento local e regional. Além de estimular a potencialização de outras áreas de serviços e de produção, através de gerenciamento holístico dotado de habilidades técnicas, conceituais e humanas.
Palavras-chave: Hotelaria, Qualidade de Serviços, Vantagem Competitiva.