61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
SITUAÇÃO DO CULTIVO E COMERCIALIZAÇÃO DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) POR PRODUTORES NO MINICÍPIO DE IRANDUBA-AM.
Simone de Freitas Chacon 1
Mauricio Veloso Soares 1
Ari de Freitas Hidalgo 2
Eduardo Almeida de Oliveira 1
Mirne Santana Passos 1
Odiluza Maria Saldanha 1
1. Eng Agrônomo da Universidade Federal do Amazonas
2. Docente da Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
A cultura da Mandioca (Macaxeira ou Aipim) é de significativa importância econômica e social, por ser tratar de uma das principais fontes alimentares energéticas para muitas pessoas, principalmente nas regiões produtoras, como o Estado do Amazonas (50% da dieta alimentar). Além disso, é de grande aceitação popular, as quantidades comercializadas são consideráveis, movimentando expressivo volume de recursos financeiros. Constitui valiosa fonte de renda para os produtores que se dedicam ao seu cultivo, ajudando a suprir algumas necessidades básicas de suas famílias e gerando condições para permanência do homem no campo. O cultivo de mandioca no Brasil é feito, em sua quase totalidade por um grande número de pequenos produtores, conferindo-lhe a condição de cultura de subsistência, que utiliza um grande volume de mão-de-obra, principalmente de natureza familiar. A proposta do trabalho é simples, abrangem aspectos do ambiente de cultivo, que permitam compreender as formas de cultivo da mandioca (Manihot esculenta Crantz), além da organização e formas de comercialização da espécie no município do Iranduba, no Estado do Amazonas.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido em propriedades rurais com produtores rurais no município de Iranduba, localizado no Estado do Amazonas. No levantamento dos dados empíricos utilizou-se o método “Estudo de caso”. A coleta dos dados foi realizada por meio de visitas as propriedades e as informações foram anotadas em questionário, entrevistas, diários de campo, relatórios diários de campo e também foram desenhados croquis da distribuição espacial das propriedades, ou seja, participando do dia a dia de cada produtor, no plantio, na colheita, nas vistorias e comercialização.  Os resultados levantados no trabalho de campo mostram que existe uma igualdade de formas e situações de cultivo da mandioca. Os produtores apresentam elevado nível de diversidade de espécies cultivadas nas áreas produtivas, processos de trabalho com técnicas culturais de cultivo, economia da solidariedade com trocas simples de produtos e relações de trabalho de ajuda.
RESULTADOS:
 Observou-se que as duas principais características que marcam e definem as propriedades estudadas, são compartilhamento de material de propagação e a forma idêntica de plantio utilizado por cada produtor. Os plantios encontram-se em bom estado tanto nutricional quanto fitossanitário, os produtores afirmaram que não ocorre adubação nem controle fitossanitários, sendo que a maioria dos produtores estabelece seu cultivo no mês de julho, sendo as manivas oriundas da Embrapa ou vizinhos, com variedade ou cultivar indeterminada, no espaçamento 1 m x 1 m, sendo o plantio manual, com a colheita ocorrendo cerca de 7-8 meses após o plantio das manivas, onde o produto é comercializado com uma cooperativa no preço de R$ 0,50/Kg. Os produtores afirmam que em determinada anos, enfrentam vários problemas para o cultivo da espécie estudada, entre as mais importantes estão à presença de insetos, a falta de água (período de maior verão) e a aquisição de meios de propagação, no caso semente-maniva.
CONCLUSÃO:

O sistema de produção dos produtores usa apenas os recursos naturais, como a luz do sol, a água de chuva, o carbono do ciclo natural e o trabalho humano, além daqueles que caracterizam a qualidade do solo natural. Uma vez esgotado o potencial de produção de uma área de assentamento, o produtor simplesmente se deslocava para outra área, reiniciando o ciclo produtivo. Portanto, a cultura dessa espécie é de significativa importância econômica e social para os produtores em questão. Por ser tratar de uma espécie fácil de plantar, colher, armazenar, e de certa forma pode gerar emprego e renda, além do que o produtor pode agregar valor ao produto (goma, farinha de mesa, tucupi, farinha tapioca, entre outros), que servem a inúmeros pratos, e de grande aceitação popular.

 

 

Palavras-chave: Sistema de produção, Fonte alimentícia , Agricultura familiar.