61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
INFORMAÇÃO EM SAÚDE E INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DO PORTAL www.circularsaude.com.br, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Clésia Oliveira Pachú 1
Nathália Alexandra de Oliveira Cartaxo 1
Leonardo Guilherme Leite 1
Kátia Caroline da Silva Souza 1
Valker Araújo Feitosa 1
Alexsandra Conceição Apolinário 1
1. Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:

Vivencia-se um dinamismo social, jamais imaginável, no qual o binômio ciência-tecnologia exige um contato diário com a informação para adaptação as mudanças sócio-culturais. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, a falta de informação continua sendo um dos fatores de risco ao descontrole de várias patologias, como doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e tabagismo. Nesse contexto se observa claramente a necessidade de se aliar a informática com a educação em saúde, entretanto questionamentos surgem a respeito de que forma essa construção de saberes possa ser efetivada com êxito. A vivência de universitários com estudantes do ensino fundamental de escola pública, que convivem com a precariedade de instalações e com o escasso ou ausente acesso à informação digital, é um canal plausível para disseminação do conhecimento científico e melhoria das informações prestadas em saúde, buscando a melhoria na qualidade de vida da comunidade, na qual estes se encontram inseridos. A partir da utilização de alguns aplicativos inseridos no contexto jornalístico e práticas em saúde, o presente trabalho aborda o uso de tecnologias digitais como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, além de estimular a busca por informações qualificadas em saúde e mostrar como a internet, através do portal www.circularsaude.com.br, pode promover a inclusão digital dos estudantes do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande/PB.

METODOLOGIA:

Através da parceria da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Paraíba e a Universidade Estadual Paraíba, surgiu o programa intitulado Escola Tempo Integral, o qual tem por objetivo construir em escolas públicas um ambiente profícuo para reflexão sobre a melhoria da qualidade de vida em ambiente de eminente risco social, ocorrendo nas escolas com alto nível de evasão escolar e alta taxa de reprovação, colocando em risco parte da comunidade. No referido programa insere-se o projeto de inclusão digital e educação em saúde. O referido projeto faz parte da Atenção em Saúde desenvolvida por estudantes universitários e foi implantado em uma escola pública estadual de ensino fundamental do referido Estado. Nesta escola foi disponibilizada uma sala de multimídia com os seguintes recursos: 10 computadores com acesso à internet, 1 TV 29” e 1 DVD. As aulas nestes ambientes (2ºsemestre-2008) exploraram jornal, televisão, rádio e internet, apresentando como as informações em saúde são vislumbradas por esses meios de informação, como por exemplo, as drogas na adolescência. Em seguida expressaram suas dúvidas sobre o meio digital e questões de saúde. Estudantes integrantes do projeto aprendem a trabalhar na rede e buscar informações confiáveis sobre saúde, bem como, produzir material para  disponibilizar no portal. Desta maneira as atividades realizadas garantem a inclusão e melhoria nos conhecimentos sobre saúde.

RESULTADOS:

Aumento do nível de conhecimento sobre saúde e a interação dos estudantes universitários com alunos do ensino fundamental propicia uma melhoria na integração entre diferentes saberes e fazeres e assim se vê concretizado a inclusão digital. Este contexto tem propiciado a inclusão digital do indivíduo através da escola, em meio a um ciclo de assimilação de informação em saúde e geração de conhecimento. Isso por sua vez tem possibilitado com que o aluno se aproprie da informação e construa o seu conhecimento a partir de vivências que solicitem dele o uso de tais informações e a democratização de saberes. Na participação ativa de busca de informação qualificada, produção de materiais de comunicação em massa e explanação de suas idéias, os alunos compartilham conhecimentos que poderão ser úteis para outros colegas, professores, amigos, pais, promovendo uma verdadeira realimentação. Ressalta-se que a inclusão digital não apenas inclui o indivíduo no mundo moderno, mas, sobretudo, o faz responsável pelas conquistas e pelos conquistados.

CONCLUSÃO:

Os integrantes do projeto através da interação com estudantes de ensino fundamental estão proporcionando a inclusão digital e a manipulação de informações em saúde, ou seja, estão aprendendo ao ensinar. Os estudantes estão compartilhando em muito com as informações prestadas e encontradas em meio digital. Em geral conseguem distinguir quais informações são confiáveis, como por exemplo, material disponibilizado em portais federais e de universidades públicas, e assim, conseguem desenvolver um trabalho de qualidade para tornar disponível no portal www.circularsaude.com.br e apresentar a comunidade escolar. Compatibilizou-se a pluralidade de experiências criando um ambiente de aprendizado e inclusão digital e social. A criação do site se mostra uma ação mobilizadora e fortalece o significado social da atenção à saúde e suas expressões práticas, desempenhando seu papel na educação e promoção da qualidade de vida.

 

Instituição de Fomento: Governo do Estado da Paraíba e Conselho Regional de Farmácia/PB
Palavras-chave: Inclusão, Educação, Saúde.