61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PROFILAXIA ADOTADA NO COMBATE DAS PARASITOSES INTESTINAIS E LEVANTAMENTO SOCIOECONÔMICO DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE COARI, AMAZONAS, BRASIL.
Marilaine Martins 1, 2
Ester Cavalcante Batista 1
Karine Freitas dos Santos 1
Líslen Gabrielle Gomes da Costa 1
Luciana Alves Rodrigues 1
Luene Silva Costa 1
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA - Escola Superior de Ciências da Saúde
2. Fundação de Medicina Tropical do Amazonas - FMTAM
INTRODUÇÃO:

As parasitoses intestinais ainda representam um sério problema de saúde pública e por isso sua prevalência é muito elevada, refletindo exatamente as condições sociais e sanitárias da população, de acordo com aspectos ecológicos e de comportamento da população, uso e contaminação do solo e sua própria composição. (COURA et al, 1994).  As enteroparasitoses acometem principalmente as crianças e os adultos jovens, exercendo importante influência sobre o estado nutricional e crescimento dos mesmos, sendo que o grande prejuízo se traduz no baixo índice de aproveitamento escolar. (TAVARES et al, 2007). A educação em saúde mostra-se um método eficaz nas ações profiláticas, pois promove conhecimentos necessários a comunidade, com o intuito de conscientizar e orientar sobre a transmissão e prevenção das parasitoses intestinais assim como em outras infecções. O presente trabalho tem como objetivo informar a população através da educação em saúde sobre a problemática das parasitoses intestinais, bem como estimular a participar das soluções, tais quais prejudicam a qualidade de vida e desenvolvimento intelectual e psicomotor dos escolares.

METODOLOGIA:

Foi realizado um estudo seccional descritivo, tomando-se uma amostra sistemática de crianças, da Escola Municipal de Ensino Infantil “Dirce Pinheiro” e da Escola Estadual “Francisco Lopes Braga”, localizadas na sede do Município de Coari – AM. Inicialmente foram ministradas palestras educativas e profiláticas sobre as parasitoses intestinais com o corpo docente e discente, zeladores, merendeiras e os responsáveis pelos alunos. Para a realização das palestras usou-se recursos audiovisuais, teatro de fantoches das verminoses de forma lúdica, exercício de fixação, confecção de trabalhos pelos alunos, mini-feira de ciências em saúde e um pelotão para o desfile comemorativo do dia 7 de setembro de 2008 com o tema: “Diga não aos Vermes”. Na segunda parte do projeto foi aplicado um questionário socioeconômico para avaliar as condições físicas e sanitárias do domicílio, abastecimento de água e seu tratamento, tratamento do lixo, iluminação do domicílio, fontes de renda familiar, presença ou não de animais domésticos. Após o término da execução do projeto foram entregues certificados de Agentes Multiplicadores no Combate aos Vermes aos participantes.

 

RESULTADOS:

Foram realizadas oito palestras sendo quatro na Escola Estadual “Francisco Lopes Braga”, para 180 alunos, quatro docentes e uma gestora. Na Escola Municipal de Ensino Infantil “Dirce Pinheiro ministrou-se mais quatro palestras, onde participaram 250 crianças, 16 docentes e quatro auxiliares. Somente na escola Dirce Pinheiro realizou-se palestras com os pais. Dos 122 questionários socioeconômicos avaliados 114 (97,4) eram de escolares moradores da zona urbana e 01 (0,9%) eram de escolares moradores da zona rural do município de Coari-AM. As habitações dos alunos foram caracterizadas em: 70 (59,8%) possuíam paredes de madeira e 39 (33,3%) de alvenaria; 66 (56,4%) possuíam o piso de madeira e 36 (30,8% de cimento; 25 (21,4%) tinham dois cômodos, 45 (38,5%) tinham fossa séptica, 14 (12%) depositavam as fezes diretamente no igarapé, 7 (6%) a céu aberto e 6 (5,1%) a fossa era rudimentar; 59 (50,4% possuíam banheiro internamente e 27 (23,1%) externamente; 94 (80,3%) a água era de poço coletivo e destes 56 (47,9%) tratavam a água com cloro, 11 (9,4%) filtravam, 05 (4,3%) ferviam e 23 (19,7%) não tratavam; 63 (53,8%) possuíam coleta de lixo, 14 (12%) queimavam 15 (12,8%) jogavam a céu aberto e 10 (8,5%) enterravam; 106 (90,6%) dispunham de energia elétrica. O rendimento dos familiares dos escolares era 43 (35%) de um salário mínimo.

CONCLUSÃO:

A população avaliada é alvo de contaminação das parasitoses intestinais. A implantação de políticas públicas voltadas à educação em saúde, o crescimento econômico, a melhor distribuição da renda e o acesso igualitário a educação e aos serviços de saneamento são métodos eficazes para o controle das parasitoses intestinais no município de Coari-AM. 

Instituição de Fomento: FAPEAM/ FMTAM
Palavras-chave: Parasitoses intestinais, Profilaxia, Crianças..