61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS NA WEB: UMA ANÁLISE DO PORTAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS
Hemanuel Jhosé Alves Veras 1
Ivânia Maria Carneiro Vieira 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
A internet surge nos dias de hoje como um novo espaço dos fluxos informacionais de todo mundo. Formada por uma ampla rede de usuários que podem comunicar-se trocando dados de forma rápida e multiplural, a internet teve forte expansão global ao vincular o mercado financeiro ao processo de globalização (CASTELLS). Vários anos após o surgimento da rede analisa-se seu potencial impacto sobre a relação entre os governos e seus cidadãos, dentro de uma perspectiva inovadora. Como grande parte das democracias liberais se desenvolve em direção a um alargamento da participação social (BOBBIO), o novo meio de comunicação vem ao encontro dessas possibilidades. Historicamente a comunicação governamental no Brasil é muito próxima das ferramentas da publicidade. Estudiosos da comunicação governamental indicam a necessidade de se criar espaços onde se possa expressar a pluralidade de vozes dentro da sociedade (MATOS). O presente trabalho tem como objetivo analisar o portal da prefeitura de Manaus como espaço que possibilite um processo comunicacional democrático e participativo com os seus usuários.
METODOLOGIA:
Após a fase da pesquisa bibliográfica sobre democracia, comunicação governamental, internet e as relações existentes entre esses temas, foi realizada uma pesquisa de campo cujo universo foi composto pelas informações disponibilizadas no portal da prefeitura de Manaus. A partir dessa pesquisa adotou-se um formulário de questões criado a partir dos trabalhos realizados por Sivaldo Pereira Silva, José Luis Orihuela, Marta Lígia Valentim e Maria Inês Tomael. A coleta de dados foi realizada no mês de março de 2009, nos seguintes dias: 01, 04, 07, 10, 13, 16 e 19. Foram coletadas informações do site referentes a Informações de Identificação, Dados sobre as Notícias Publicadas, Outros Conteúdos do Site, Links, Facilidade de Uso, Mídias do Site, Restrições do Site e Suporte ao Usuário.
RESULTADOS:
O site publica notícias produzidas pelas assessorias do poder executivo, tendo sido registradas 133 notícias. Entre esses, a maioria das matérias é produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação (30%), seguida pelas Secretarias Municipais de Saúde (19%), de Educação (16%) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (14%). Não existem fóruns sobre temas de interesse da população, campanhas que estimulem o envio de opiniões e críticas para a prefeitura ou mesmo alguma pesquisa de sondagem de opinião acerca de ações de inclusão digital ou projetos de lei. Na área destinada a transparência financeira, apenas a legislação orçamentária e o valor dos imóveis nos bairros sempre estiveram atualizados, com defasagem em todas outras modalidades de transparência. Também não existe nenhum tipo de manual que explique a forma de compreender os dados financeiros publicados. Nos textos do site não se utiliza nenhum hiperlink, infográficos, vídeos ou podcasts, possibilidades inovadoras da internet. A resposta de perguntas genéricas enviadas por formulário on-line foram enviadas no mesmo dia em 57% das vezes, enquanto que as perguntas específicas, feitas por e-mail, não foram enviadas em todos os casos.
CONCLUSÃO:
Conclui-se dessa pesquisa que o Portal da Prefeitura Municipal de Manaus contém espaços destinados a promoção de transparência e aproximação com o usuário, mas que nem todos eles estão sendo utilizados. Se por um lado a publicação de notícias sobre o município e a resposta rápida na maioria das perguntas enviadas ao site leva a supor um compromisso com a utilização desse espaço, a ausência de atualização sobre os dados financeiros, no espaço intitulado “Transparência”, põem em dúvida essa premissa. Observa-se a pouca utilização de um potencial maior que a internet propicia aos usuários. Não existe nenhum espaço destinado a discussão e publicação de opinião dos cidadãos ou mesmo atendimento on-line em tempo real com os usuários. Não existem muitos hiperlinks nos textos publicados ou mesmo campanhas que falem ou procure conscientizar o usuário sobre o desafio da inclusão digital. Com tanto potencial desperdiçado, o portal por vezes apenas repete os padrões de uma comunicação próxima das ferramentas de marketing, transmitindo informações, mas sem levar o usuário a refletir sobre elas ou mesmo expressar suas opiniões e pontos de vista.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Democracia, Comunicação Governamental, Internet.