61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
Promoção da Saúde– Disponibilidade dos Recursos Hídricos  e problemas com a poluição no bairro Abial-Tefé-AM
Marisa Rossi Monteiro 1, 2
1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis
INTRODUÇÃO:

Dados epidemiológicos do município de Tefé,  de 2006 à 2008, registram que doenças infecciosas e parasitárias são causas dos principais indicadores de saúde; a mortalidade e a morbidade da população local, o que confirma a necessidade de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida, inclusive com a manutenção adequada dos recursos hídricos, que são diretamente associados à saúde e bem-estar da população.

Desde 2007, Tefé faz parte da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis (RMPS), e através da mobilização da sociedade, intersetorialidade, da gestão participativa,  de parcerias sociais e do desenvolvimento de políticas públicas, articula diferentes áreas no processo da promoção da saúde nessa cidade do Amazonas. A parceria da RMPS, com a escola  Estadual Getúlio Vargas, a Universidade do Estado do Amazonas, a Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente atuaram na sensibilização dos alunos frente ao tratamento, manutenção e qualidade dos recursos hídricos e da poluição ambiental no bairro Abial. Ação que colabora com o Plano Diretor Participativo Municipal, aprovado em outubro de 2006, que propõe a implantação do programa de Educação Ambiental nas escolas com campanhas e ações práticas para a melhoria da qualidade ambiental e de sustentabilidade.

METODOLOGIA:

O projeto foi desenvolvido na escola Estadual Getúlio Vargas em parceria com os professores das diferentes disciplinas, com os alunos da UEA do curso de licenciatura em biologia e com os funcionários da secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do município, nos três períodos de funcionamento da escola, nas séries de 6as ao 3oano do ensino médio, nas seguintes etapas:

  Questionamento das condições ambientais e manutenção (água, lixo e higiene) no bairro do Abial;

• Análise e diagnóstico dos resultados abordados;

  Sensibilização dos alunos frente à higiene e aos resultados ambientais inadequados;

  Uso de técnicas didáticas pedagógicas relacionando os resultados obtidos com os dados epidemiológicos de morbidade(doenças infecciosas e parasitárias) da cidade de Tefé e do bairro do Abial;

  Demonstração, com diferentes materiais didáticos, das informações e conhecimentos sobre as doenças infecciosas e parasitárias veiculadas pela água,  pela poluição e pela falta de higiene;

  Dinâmicas de discussões entre os alunos, organização e apresentação das soluções viáveis e ações individuais e aplicáveis  ao  ambiente no bairro do Abial;

  Divulgação desses resultados para a comunidade e autoridades do bairro do Abial, com  exigência da adequada manutenção ambiental pública.

RESULTADOS:

Com base nos dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) do bairro do Abial em 2008, registramos que 89,91 % do abastecimento de água no bairro é originado da rede pública, sem tratamento e cloração, enquanto que 3,97% utiliza  poço artesiano e 6,12% outras formas de abastecimento. A coleta de lixo é feita  apenas em 20,06% do bairro, enquanto que 68,45% é queimado ou enterrado e 11,48% está a céu aberto.Esses dados foram reforçados pelas respostas dos alunos quando questionados sobre as condições da água, da higiene e a manutenção do lixo no bairro do Abial. Assim os resultados obtidos foram os seguintes: a obtenção e conscientização pelos alunos dos dados reais do complexo sistema hidráulico e das condições de poluição do bairro do Abial; diagnóstico da situação ambiental; sensibilização dos alunos frente aos resultados locais; discussão e amadurecimento entre os alunos sobre a temática ambiental nas diferentes séries; associação dos resultados com  as condições de saúde da população; análise e discussão sobre os resultados obtidos com a água da escola e posterior ampliação para a qualidade da água no bairro com a criação de uma pauta de ações e mudanças individuais e coletivas, possíveis para serem sugeridas à comunidade do bairro Abial. 

CONCLUSÃO:

Neste projeto diferentes instituições: federal (RMPS), estaduais (UEA, Escola Estadual Getúlio Vargas) e municipais(Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente) envolveram-se em um mesmo trabalho, desenvolvido por diferentes profissionais ligados a área da educação, da saúde e do meio ambiente, o que permitiu maior integração da população no bairro do Abial, no município de Tefé, AM. A  gestão dos recursos hídricos é abrangente e está sempre conectada com a saúde e a educação, como puderam conferir os estudantes nesse trabalho desenvolvido. O questionamento, a análise, a conscientização e a sensibilização dos estudantes da Escola Estadual Getúlio Vargas e dos discentes  da UEA  diante das reais condições ambientais e dos recursos hídricos do bairro do Abial reforça a idéia de que pela informação e principalmente através do conhecimento os cidadãos podem atuar para propor sugestões, mudanças, adequações e políticas públicas que visem a promoção da saúde em seu bairro e, consequentemente, no seu município.

Palavras-chave: saúde,, recursos hídricos, poluição .