61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS HABITANTES DE MIRASSELVAS – CAPANEMA – PARÁ
Darlene Teixeira Ferreira 1
Marilena Loureiro da Silva 1
1. Universidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:

A Crise ecológica, decorrente da racionalidade econômica e tecnológica dominantes, fez surgir à necessidade de buscar um modelo de desenvolvimento pautado no uso racional dos recursos ambientais e no respeito ao direito a qualidade de vida das presentes e das futuras gerações. Várias estratégias para implantação de um modelo sustentável de desenvolvimento já foram discutidas em eventos em diversos âmbitos (Internacional, Nacional e Regional) e foram marcados pelo comprometimento de vários países nessa busca. Localmente essa crise ecológica é sinalizada com alterações ambientais, como as verificadas no distrito de Mirasselvas, no município de Capanema, Pará. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as relações estabelecidas entre a população com os recursos naturais existentes na área, buscando conhecer as concepções dos habitantes no tocante as alterações provocadas pela utilização dos recursos naturais nos últimos 10 anos, identificando os principais problemas ambientais da localidade para ajudar na elaboração de estratégias para mitigá-los.

METODOLOGIA:

Os dados foram coletados através de questionários, preenchidos por 80 pessoas obedecendo a critérios de idade (mais de 18 anos) e tempo de residência na localidade (mais de 10 anos). Além dos questionários foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com aproximadamente 20 moradores mais antigos e com o agente distrital com a finalidade de conhecer melhor a história do lugar e sua estrutura administrativa. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA, do município de Capanema, contribui fornecendo dados, apresentando projetos e possíveis ações que deveriam ser realizadas para minimizar os impactos ambientais verificados na área.

A estrutura temática do questionário observou os seguintes aspectos: Percepção das alterações ambientais nos últimos 10 anos; Ações consideradas eficazes na preservação dos recursos naturais; Ações realizadas pelo poder público e pela população e Responsabilidade sobre os recursos naturais.

RESULTADOS:

No primeiro item referente à percepção das alterações ambientais nos últimos 10 anos: 55% dos informantes apontaram o assoreamento do rio; 20% indicaram perda da vegetação; 15% apontaram alteração da temperatura e 10% indicaram outros problemas como: contaminação do rio por agrotóxicos oriundos da agricultura, erosão em algumas áreas em decorrência do desmatamento e a falta de animais silvestres e de peixes típicos, o que sinaliza a perda da biodiversidade local. No tocante as ações consideradas eficazes: 40% dos informantes apontaram a realização de campanhas de conscientização e sensibilização da população; 31,6% indicaram a organização popular para cobrar medidas juntos ao poder público; 13,3% julgam eficaz buscar junto aos órgãos competentes e 15% consideram válido denunciar aos órgãos competentes a exploração desordenada dos recursos naturais. No terceiro item relativo às ações realizadas pelo poder público e pela população: 31,6% responderam que as ações foram promovidas pela própria população através de projetos e campanhas; 6,6% disseram que as ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Capanema - PMC por meio de projetos ou campanhas; 38,3% responderam que as ações foram realizadas através de projetos e campanhas promovidas pela PMC em conjunto com a população local e 23,3% disseram desconhecer qualquer ação que tenha sido realizada no distrito de Mirasselvas relativa à questão ambiental. Quanto à responsabilidade sobre os recursos naturais: 83,3% dos informantes apontam o poder público e a coletividade como responsáveis pelos recursos naturais; 10% responderam que a responsabilidade é somente do poder público, enquanto 6,6% acham que cabe somente a população a responsabilidade sobre os recursos naturais. O último item referente à preocupação com o futuro do rio Quatipuru: 93,3% apontaram grande preocupação enquanto 6,6% acreditam que nada irá acontecer, e que não existe a possibilidade do rio secar.

 

CONCLUSÃO:

Os habitantes de Mirasselvas estão conscientes da necessidade de unir esforços com o Poder Público para realizar uma Gestão Ambiental pautada nas realizações de ações que possam contribui na reversão das alterações ambientais como o assoreamento do rio, aumento da temperatura, perda de vegetação, diminuição do número de espécies de animais, etc. Os primeiros passos já foram dados através da realização de fóruns organizados pela população em conjunto com a SEMMA. Durante os eventos várias propostas de ações foram formuladas ficando a cargo de a população continuar unida para executá-las. Portanto, conclui-se que os habitantes de Mirasselvas reconhecem a importância de participar juntamente com o poder público da gestão de seus recursos naturais na tentativa de minimizar ou mesmo resolver a longo e médio prazo seus problemas ambientais.

Palavras-chave: gestão ambiental, população, poder público.