61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
MITOS DA MATA DE DOIS UNIDOS EM QUADRINHOS
Elisabeth Vasconcelos Barros Ramos 1
Katia Maria Costa Silva 1
1. Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
Fomentar o projeto de educação ambiental Águas da Mata tem sido um desafio permanente para os/as professores(as) da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França desde 2003. A Escola, situada, em Dois Unidos, bairro da zona Norte de Recife, é vizinha a um bolsão de Mata Atlântica, cuja preservação vem sendo ameaçada pela comunidade circunvizinha, que desconhece sua importância ecológica. Os/As professores(as), diante dessa demanda, vem realizando um trabalho de conscientização, através da sensibilização dos(as) estudantes, pertencentes à comunidade. Partindo do princípio de que este trabalho de sensibilização precisa ter continuidade, as professoras de arte e língua portuguesa realizaram a oficina “Mitos da Mata de Dois Unidos em quadrinhos” que pretende:  sensibilizar para importância e preservação da Mata de Dois Unidos; incentivar o interesse pelos mitos do folclore local; enriquecer o leque de informações visuais através da análise de ilustrações de outros mitos; realizar momentos de leitura de textos verbais e imagens; continuar os estudos ligados à Mata de Dois Unidos de forma lúdica; estimular a produção verbal escrita e do desenho; promover a produção de histórias em quadrinhos; registrar e divulgar os mitos criados pelo imaginário da comunidade local.
METODOLOGIA:

O projeto foi implantado nas turmas do 1° ano do 4° ciclo de aprendizagem (7ª série ou 8º ano do ensino fundamental), em duas etapas. Na primeira, foram realizadas oficinas, que contemplaram: leitura de imagens e textos verbais; exposição sobre a técnica da produção de histórias em quadrinhos (balões, onomatopeia, recursos gráficos etc.); orientação para a produção de texto verbal (roteiro) e a produção da história em quadrinhos propriamente dita. Nesta, foram utilizados os seguintes materiais: livros, revistas, jornais, Internet e textos verbais produzidos por estudantes em fases anteriores do projeto Águas da Mata. Na segunda etapa, foi promovida uma exposição dos trabalhos realizados a título de culminância.

RESULTADOS:
A produção de revistas em quadrinhos constituiu um marco na produção pessoal dos(as) estudantes, uma vez que contribuiu para o aumento da autoestima, sendo isso perceptível na ocasião da exposição dos trabalhos. Nesse momento, apresentaram sua produção aos/às demais estudantes da Escola e visitantes, comentando o processo de criação, bem como os conhecimentos produzidos. Por fim, o objetivo inicial do projeto também foi satisfatoriamente alcançado, haja vista ter conseguido chamar a atenção para a necessidade de preservação da Mata de Dois Unidos e de toda a cultura que dela provém.
CONCLUSÃO:
O gênero histórias em quadrinhos constitui interessante e proveitoso instrumento de trabalho em sala de aula, uma vez que proporciona ambiente lúdico e motivador para a produção de conhecimento. Na experiência vivenciada na Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França, auxiliou  a integração dos(as) estudantes na cultura originária da Mata de Dois Unidos, bem como possibilitou-os(as) a tornarem-se mais seguros quanto ao próprio potencial criador.
Instituição de Fomento: Prefeitura do Recife
Palavras-chave: História em quadrinhos, Mitos, Mata de Dois Unidos.