61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 1. Ciência de Alimentos
UXI (Endopleura uchi): QUAL O SEU POTENCIAL NUTRICIONAL?    
Lucia Kiyoko Ozaki Yuyama 1
Jaime Paiva Lopes Aguiar 1
Kaoru Yuyama 2
Débora I. T. Fávaro 3
Claudia Afonso 3
Marina B. Vasconcellos 3
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, CPCS
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, CPCA
3. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - LAN/CRPQ
INTRODUÇÃO:
O uxizeiro é uma espécie tipicamente silvestre da mata primária de terra firme, do Pará e Amazonas, cujo perfil nutricional deve ser amplamente divulgado como forma de incentivar o seu consumo. A polpa oleosa de sabor e aroma agradáveis é consumida in natura pura ou com farinha de mandioca, constituindo um importante complemento na alimentação, em particular nos grupos populacionais com desnutrição energético protéica. É utilizada também na fabricação de sorvete, licor e doce em pasta, notadamente o primeiro.
METODOLOGIA:

Os frutos foram coletados em feiras da  cidade de Manaus e analisados em relação aos constituintes nutricionais. A composição centesimal foi quantificada de acordo com a AOAC, 1997. As análises dos elementos minerais foram quantificadas por Ativação Neutrônica (AAN)- no Laboratório de Ativação Neutrônica (LAN) do IPEN/CNEN-SP. de acordo com a metodologia analítica de Fávaro et al. (2000). A validação da metodologia de AAN foi realizada por meio da análise dos materiais de referência certificados Typical Diet (NIST SRM 1548a), Bovine Liver (NIST SRRM ) e Orchard Leaves (NIST SRM 1571).  

RESULTADOS:
De uma sub amostra de dez frutos, constatou-se que o peso médio foi de 27,5 ± 2,1g, semente 13,7±1,3g e parte comestível (polpa + epicarpo) 13,7±1,8g. Sob o ponto de vista nutricional, em 100g da parte comestível, o fruto caracteriza-se por conter alto teor de energia 253 kcal, lipídios 10,1%, fibra alimentar 20,5 %, umidade 49% e glicídios 38%. Dentre os elementos minerais Ca: 26,7±0,80 mg, Fe: 547,2±49,7 µg, Zn: 213,9±14,9 µg e Se: 1,04±0,1 µg.
CONCLUSÃO:

Se por um lado a população amazonense não tem o hábito em consumir verduras por que não aproveitar os frutos regionais como fonte de fibra alimentar, elementos e energia? Recomenda-se consumo moderado aos indivíduos com sobre peso e obesidade.

Instituição de Fomento: CNPq e INPA
Palavras-chave: UXI, Composição centesimal, elemento minerais.