61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
CHICO SCIENCE – O POETA DA PERNAMBUCANIDADE
Ivanilda Regina de Lira Nascimento 1
1. Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
A educação deve promover um indivíduo atuante, crítico e pensante na sociedade. Como já dizia Paulo Freire (1987) ao contrário da concepção de educação ‘‘ bancária’’, o educador precisa ser um mediador da aprendizagem do educando, de modo que o mesmo compreenda o seu papel de ser e estar no mundo e não apenas seja um mero espectador. Chico Science compôs suas músicas retratando problemas sociais, como a fome, a miséria, o racismo, dentre outros, que apesar de estarem vivos na sociedade são muitas vezes escondidos, acreditamos que trabalhando tal poeta em sala de aula, estamos de certa forma, contribuindo para uma educação problematizadora e reflexiva. Vale destacar, que essa temática está em consonância com a proposta da rede municipal do Recife, para o ano letivo de 2008. Sendo três turmas da EJA, cada uma escolheu um poeta específico para desenvolver seus estudos e nossos alunos construíram atividades baseadas na biografia e obras de Chico Sciense, tendo em vista que a filosofia desse poeta contemporâneo é bastante condizente com a realidade desses educandos, ou seja, ‘‘um passo a frente e não estou mais no mesmo lugar’’.
METODOLOGIA:
Este trabalho ocorreu na Escola Municipal do Sancho como parte das atividades realizadas no Laboratório de Informática. Os alunos da Educação dos Jovens e Adultos (EJA) utilizaram o power  point como um instrumento didático para sistematizar as produções construídas em sala de aula acerca de alguns poetas pernambucanos. Foi realizado um levantamento do conhecimento prévio do aluno. Observar imagens, conversando sobre seus sentidos e significados. Construir painéis e murais, expondo as atividades realizadas e/ou explicando a temática. Elaborar textos coletivos a partir das discussões, debates, ou mesmo da leitura de imagens. Realizar conversas e debates sobre a temática. Esses momentos foram ideais para desenvolver o saber ouvir e respeitar a fala do outro. Ouvir, cantar, dançar, representar músicas do poeta que estava sendo estudado.Realizar momentos de artes trabalhando: desenhos, confecção de cartazes. Produzir: textos coletivos e individuais. Realizar um momento coletivo, culminância, onde todos puderam apresentar o que aprenderam. Resgatar individualmente o que foi vivenciado, seja para comparar o que foi aprendido com o conhecimento prévio registrado no início do processo, seja para registrar o que foi significativo na construção do conhecimento.
RESULTADOS:
A partir do desenvolvimento desse trabalho, observamos uma melhoria significativa na aprendizagem dos alunos no que diz respeito ao gosto pela poesia. Houve também um avanço significativo na produção de pequenos textos, mais interesse pelas questões sociais e políticas contidas nos poemas que estudaram. Passaram a valorizar a contribuição do poeta contemporâneo Chico Science para a cultura pernambucana. Também foi observado um avanço na superação das dificuldades relativas ao uso do computador. Todos os alunos produziram uma apresentação no Power point. Houve também uma melhora na auto estima, quando na culminância do Projeto apresentaram suas produções com alegria sem inibição, dançaram e cantaram as músicas trabalhadas e deixaram-se fotografar caracterizados de Chico Science. Deram uma demonstração que, embora não dominassem ainda completamente a escrita e a leitura, esforçaram-se muito e mostraram que o aluno de EJA é capaz de fazer um bom trabalho quando estimulados adequadamente.
CONCLUSÃO:

Ao concluir o trabalho, podemos afirmar que sendo Chico Sciense sendo um poeta contemporâneo, pois até hoje suas músicas permanecem atuais e presentes na lembrança daqueles que viveram no tempo de sua meteórica carreira, deu uma grande contribuição ao despertar nos alunos de EJA o interesse pela poesia contemporânea, bem como por sua mensagem social e política. Assim, nossos alunos no contato com as músicas do mangue beat percebem a importância cultural e o impacto de sua obra para formação de um cidadão crítico de uma forma natural e prazerosa. No final, verificamos individualmente o que foi vivenciado, seja para comparar o que foi aprendido com o conhecimento prévio registrado no início do processo, seja para registrar o que foi significativo na construção do conhecimento.

Instituição de Fomento: Prefeitura do Recife
Palavras-chave: EJA, Chico Science, Cultura Pernambucana.