61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
COMPARAÇÃO DA IDADE MOTORA E COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL DE CRIANÇAS DE DIFERENTES CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS
Lucila Suemi Kato Harakawa 1
Marcelo Custódio Rubira 1
Ana Paula DeAngelis Rubira 1
Cleyliane Lopes de Moura 1
Leiliane Gusmão de Almeida 1
Priscila Leite 1
1. Departamento de Fisioterapia - Faculdade São Lucas
INTRODUÇÃO:

O desenvolvimento motor é um processo de mudanças no nível funcional das aptidões motoras da criança e caracteriza-se pela aquisição das habilidades motoras básicas na primeira infância. A atividade motora é fundamental para o desenvolvimento global da criança, no seu desenvolvimento perceptivo e neuromotor, onde a coordenação motora é fundamental. Segundo Rosa Neto (2002) a habilidade motora tem como elementos principais a motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. A coordenação motora é uma habilidade desenvolvida principalmente nos seis primeiros anos de vida e o atraso no seu  desenvolvimento afeta a criança, com conseqüente lentidão na execução dos movimentos e na dificuldade na relação do próprio corpo com o meio (Bessa MFS, Pereira JS ,2002). Desvios neste desenvolvimento são freqüentemente detectáveis pela identificação dos movimentos de instabilidade e de estabilidade no comportamento motor. A avaliação do desenvolvimento neuromotor de crianças, tem como finalidade analisar a adequação neuromotora com a idade cronológica e verificar fatores que influenciam esse processo. O estudo comparou a performance na coordenação motora de crianças com diferentes condições socioeconômicas.

 

METODOLOGIA:

Participaram do estudo 41 crianças, com 7 anos de idade, de diferentes condições  socioeconômicas, de ambos os sexos, em Porto Velho - Rondônia e após serem esclarecidos a respeito da natureza do estudo os pais ou responsáveis assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excluídas do estudo crianças com disfunções visuais, auditivas e motoras e que faziam uso medicamentos controlados. As crianças foram divididas em dois grupos, um com maior condição socioeconômica (n 22) e outro com menor condição (n 19). Foram avaliadas por provas específicas de coordenação (testagem) correspondentes a idade cronológica (avaliação motora de Rosa Neto). Depois de identificada a idade motora pela testagem as crianças que conseguiram realizar as tarefas partiram para provas designada para uma idade cronológica superior e as que não conseguiram partiram para as tarefas pertinentes a idade cronológica inferior. Além desta testagem, foi aplicado questionário para análise socioeconômica.

 

RESULTADOS:

A análise da idade motora e idade cronológica apresentaram menor atraso nas crianças de condição socioeconômicas maiores quando comparadas com as de menores condições, com uma deficiência significativa (p<0,03) de -6,67 e -10,78 meses, respectivamente. O desempenho da coordenação motora global demonstrou diferença estatística significante (p<0,05) quando comparadas com relação à condição socioeconômica, com média de 97 meses nas crianças de maior condição e consideradas com desempenho normal médio e uma média de 85 meses nas de menor condição e com desempenho classificado como normal baixo em relação à idade cronológica. Quanto ao equilíbrio não foram obtidos dados significativos.

CONCLUSÃO:

Verificamos que houve uma diferença da idade motora e coordenação motora global das crianças de condição socioeconômica mais elevada com menor atraso motor e melhor habilidade motora que as crianças de condição socioeconômica menor.

Instituição de Fomento: Faculdade São Lucas
Palavras-chave: Coordenação Motora, Desenvolvimento Psicomotor, Idade Motora.