61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A ESCOLA E A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANALISE DA ESCOLA ESTADUAL PAULINO NASCIMENTO - SERGIPE
Débora Vieira Silva 1
Adeline Amorim Santos 1
Nara Vieira de Souza 1
1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de Sergipe (CEFET/SE)
INTRODUÇÃO:
A Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 225 afirma que: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. No parágrafo 1º, inciso VI do mesmo artigo atribui ao Poder Público: “Promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.” A Educação Ambiental é, em sua essência, interdisciplinar e assume na sociedade contemporânea um papel importante na formação do cidadão e em relação à inclusão das questões ambientais no ensino fundamental e médio como estratégia para a construção valores, comportamentos e ações com vistas a sustentabilidade ambiental. O trabalho analisou o nível de educação ambiental que possui os alunos da Escola Estadual Paulino Nascimento, referência em EA na região que se localiza, visando observar se as práticas educativas auxiliam na construção de uma consciência crítica, atuante e responsável.
METODOLOGIA:
Neste trabalho executou-se uma leitura analítica da bibliografia em livros, textos, sítios especializados e monografias sobre Educação Ambiental e Interdisciplinaridade, a fim de obter respostas ao problema da pesquisa. Paralelo à pesquisa bibliográfica fez-se pesquisa de campo onde foi realizada uma investigação com indivíduos informados, semi-informados ou até desinformados a respeito dos assuntos estudados que possibilitaram a obtenção de resultados adequados e das reais dimensões do problema em questão. A pesquisa, que durou aproximadamente 6 meses, teve como instrumentos utilizados questionários, formulários e escalas de opinião ou atitudes sobre o assunto. Este trabalho apresenta, ainda, os tipos de pesquisas quantitativos e qualitativos. Na pesquisa qualitativa preocupou-se entender as diferenças práticas da Educação Ambiental na presente escola, analisando as diversas atuações. Já na pesquisa quantitativa, trabalhou-se com um universo de 130 alunos e 15% dos professores buscando um conhecimento sobre o nível de percepção dos alunos quanto às questões ambientais e as diferentes práticas de ensino feitas pelos professores da Escola Estadual Paulino Nascimento – SE.
RESULTADOS:
Com a pesquisa identificou-se que os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental apresentaram menor porcentagem na compreensão do que vem a ser meio ambiente. Este fato pode ter ocorrido devido a vários fatores dentre eles destacam-se um índice de reprovação da 7º para 8º, além de um alto nível de entrada e saída de alunos, assim o processo de aprendizagem da EA é descontinuo ou quebrado. Um outro ponto que se faz interessante destacar é que alguns alunos identificam o lixo como um fator fora do contexto de poluição. Ou seja, enxergam o lixo como sendo o fator mais agravante do seu convívio social enquanto que poluição leva um conceito mais global. Quando questionados quem deveria resolver os problemas ambientais, dentre vários órgão citados, os alunos elegeram a Escola como uma colaboradora para tratar dos problemas ambientais. Já que ela é difusora de conhecimento. O trabalho analisou também que os poucos professores que trabalham com EA, apresentam aulas teóricas e práticas. Percebeu-se também que os alunos demonstram uma percepção de natureza, mas que nem sempre inclui o homem. Apesar de algumas séries não terem uma noção do conjunto Homem–Natureza, os alunos demonstram sensibilização quanto os problemas ocorridos na comunidade, enxergando algumas vezes, possíveis soluções.
CONCLUSÃO:
A Educação Ambiental, quando bem trabalhada, resulta em bons frutos não só para uma determinada comunidade, mas também para toda uma população. Logo, o trabalho de EA na Escola Estadual Paulino Nascimento vem contribuindo para formação de uma comunidade mais sensível e preocupada com o meio, já que os alunos acabam se transformando agentes multiplicadores de informações ambientais. Assim sendo, para que o processo seja eficaz é necessário que ele seja continuo e sustentado por um aparato de informações onde a escola deve ser a maior disseminadora de conhecimento.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Escola.