61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente
PRÉ-UNIVERSITÁRIO OFICINA DO SABER/UFF
Paulo Cesar Ribeiro 1
José Nilton de Sousa 1
Paula Araújo 1
Cláudia Braga Pinto da Costa 1
Verônica Gonçalvez Azeredo 2
Ariana Kelly dos Santos 1
1. Programa Oficina do Saber/UFF
2. Escola de Serviço Social/UFF
INTRODUÇÃO:
O trabalho pretende apresentar os resultados do Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber/UFF que têm como propósitos, apoiar jovens afro-descendentes proveniente das camadas sociais de menor poder aquisitivo e/ou oriundos de escolas públicas, para que ampliem seus conhecimentos, possibilitando-os, não apenas participar de concursos das Universidades Públicas numa situação menos injusta, mas também oferecer oportunidade para o enriquecimento pessoal, social e cultural e, proporcionar aos alunos universitários vivências junto às camadas populares como forma de influir na formação desses futuros profissionais, disponibilizando espaços para práticas de suas futuras profissões e uma vivência pedagógica fundamentada na solidariedade e nos valores éticos fundamentais.
METODOLOGIA:
Seleção de 120 alunos com ensino médio completo, de menor poder aquisitivo, de escolas públicas e/ou afro-descendentes; seleção de bolsistas universitários; planejamento das atividades, onde se define horários, conteúdos a serem trabalhados em cada área, calendários, avaliações e procedimentos a serem adotados com relação ao cotidiano do trabalho. Duas turmas nos horários de 2ª a 6ª feiras à noite e sábados das 8 horas às 16 horas com 18 disciplinas, onde se enfatiza, a todo o momento e na disciplina, história do tempo presente questões relativas à situação urbana das populações empobrecidas, histórias e culturas dos povos Africanos - o curso não se constitui apenas em um preparatório para o vestibular. Realizam debates sobre questões atuais, visitas cultuais, eventos relacionados à formação sociocultural, ida a exposições, mostras, bibliotecas, laboratórios e museus. Preocupa-se, também, com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e a inclusão digital. Para tanto são desenvolvido as atividades de Campo de estágio em Serviço Social; Psicologia, com atendimento individual e Arte terapia; Orientação Vocacional; Grupo Musical com Coral; Grupos de Estudos e monitorias complementares às atividades de sala de aulas; Tele-Centro e Grupo de Teatro.
RESULTADOS:
Estamos no oitavo ano da proposta, com uma equipe de docentes composto de alunos formando e recém-formado, em sua maioria dos cursos de licenciatura da UFF, muitos ex-alunos do Projeto; um crescente envolvimento de professores da UFF; o apoio significativo de pessoas que se entusiasmam e dão forças e estímulo para que se prossiga com a proposta, apesar das dificuldades, principalmente, a falta de recursos e espaço físico; um monitoramento permanente das evasões - um dos, meios de aferir o desenvolvimento do projeto; produção de material pedagógico próprio para as aulas; aprovações nos vestibulares que ultrapassa as expectativas, 26 aprovações no vestibular 2009 para universidades públicas entre 76 (setenta e seis alunos) que finalizaram o Curso.
CONCLUSÃO:
Os efeitos positivos desse trabalho para o aluno-mestre e mesmo para os professores já formados podem ser ratificados, nas avaliações feitas ao final dos anos, constatamos não só que os objetivos traçados têm sido alcançados, como também, que houve trocas de experiências de forma bem solidária. Em relação aos alunos da comunidade que concluem o curso, fica patente o entusiasmo e a empolgação de poderem preparar-se para melhor competir por uma vaga nos vestibulares. Analisando relatórios e reuniões realizadas com os inscritos, concluímos que as aulas ministradas são bastante proveitosas e satisfatórias, apesar de algumas deficiências encontradas como, por exemplo, o número pequeno de sala de aulas, material de consumo exíguo. Segundo os participantes, o curso propicia aos alunos de menor faixa etária oportunidade de aprender e “reaprender” conteúdos; e aos alunos de mais idade, relembrar e, na maioria das vezes, assimilar conteúdos apresentados. A experiência vem demonstrando ser possível conciliar as atividades da Academia com dinâmicas de atividades populares onde a solidariedade e a participação é tomada como linhas mestras.
Palavras-chave: Educação, Ação-afirmativa, Direitos.