61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 1. Programação Visual
IDENTIDADE VISUAL DAS ÁREAS TEMÁTICAS DE EXTENSÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Sharlene Melanie Martins de Araújo 1
Bruno Fabian Simões Gomes 1
Anne Caroline Nazareth de Castro 1
Annunziata Donadio Chateaubriand 1
Elen Barbosa de Andrade 1
1. Departamento de Enegenharia Civil, FT, Universidade Federal do Amazonas/UFAM
INTRODUÇÃO:
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), antiga Escola Livre de Manaós, em seus 100 anos de existência, continuamente, tem buscado ser uma universidade mais próxima da sociedade e de seus anseios, por meio do ensino, da pesquisa e, principalmente, da extensão. Por outro lado, segundo recomendações do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, suas ações de extensão têm sido agrupadas em oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde e Trabalho. Essa classificação, realizada com o objetivo de favorecer a articulação entre ações de mesma área temática e de facilitar a sistematização de informações, de estudos, de relatórios, etc., não contribuiu para a percepção dos significados dessas áreas temáticas, na UFAM e, externamente, nas comunidades onde atua. Neste contexto, e com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e a ampliação da divulgação dos objetivos e significados das ações da extensão da UFAM, foi desenvolvida a identidade visual das áreas temáticas de extensão, composta por cores e mascotes diferenciadas. Este trabalho relata, portanto, o processo de criação e os resultados obtidos com a aplicação dessa identidade visual na UFAM.
METODOLOGIA:
A partir de pesquisa sobre os significados e as características das ações de extensão vinculadas a cada área temática, da criatividade e de técnicas rigorosas do design, foram definidas cores padrão e mascotes. O trabalho foi desenvolvido em etapas, no período de outubro/2007 a novembro 2008. Entre elas estão: levantamento de dados (briefing - pesquisa através de entrevistas com alunos e professores da UFAM sobre a imagem imediatamente relacionada a cada área temática), pesquisa a referenciais teóricos, análise de similares e metodologia projetual de modo cíclico. Nesta última, os dados, utilizados no processo de criação, interagem formando sistemas, laços de realimentação e resultam em modificações, sempre de forma dinâmica. As mascotes foram desenvolvidas a partir de esboços a mão livre, com características visuais e formas animadas, que, em seguida, eram vetorizados no software CorelDraw e buscavam incorporar valores, personalidades e aspectos emocionais - animais ou objetos inanimados com representação humanizada, enaltecendo característica que resultasse em identificação e sua relação rápida com a área temática. Posteriormente, foram realizadas apresentações na UFAM, junto a participantes de ações de extensão, como forma de avaliar os significados transmitidos.
RESULTADOS:
O desenvolvimento da Identidade Visual das Áreas Temáticas de Extensão da UFAM resultou: na elaboração do Manual de Identidade Visual das Áreas Temáticas de Extensão, onde estão descritas as possíveis aplicações em material impresso e digital; e, em sua aplicação de forma intensiva, no Congresso de Extensão 2007 - CONGREX 2007 e na III Mostra Interinstitucional de Extensão – III MIEX, em camisetas, em materiais impressos (documentação, materiais de divulgação, resumos) e materiais digitais. Nesses eventos, também foram criados animadores, acadêmicos vestidos a caráter como mascotes, que circulavam pela UFAM divulgando a programação do evento, despertando o interesse dos participantes e estimulando a visitação aos ambientes organizados por áreas temáticas. Foram realizadas oficinas antes e durante a III MIEX, com membros da PROEXTI/UFAM e de Pró-Reitorias de outras instituições de ensino superior de Manaus, para avaliar a aplicação da identidade visual das áreas temáticas de extensão, sua importância para a divulgação e o fortalecimento das ações de extensão. Assim, em face da grande receptividade e dos resultados alcançados desde sua criação em 2007, essa identidade tem sido utilizada pela PROEXTI/UFAM em material impresso e digital.
CONCLUSÃO:
Verifica-se que a aplicação da identidade visual das áreas temáticas de extensão na UFAM foi decisiva para: a) A divulgação e o entendimento, pelos comunitários, professores e alunos da UFAM de seus significados e dos princípios da extensão universitária. b) Promover a agregação e a integração entre ações de extensão. c) Estimular a participação de comunitários, alunos e professores, da UFAM e de outras instituições de ensino superior, nos eventos de extensão, contribuindo, dessa forma, para a troca de conhecimento, de experiências e de vivências. d) A divulgação e o fortalecimento dos eventos de extensão.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: identidade visual, áreas temáticas de extensão, UFAM.