61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
DIFERENÇAS ENTRE GÊNEROS EM RELAÇÃO ÀS ESCOLHAS DOS ALIMENTOS NA CIDADE DE COARI-AM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR
Celsa da Silva Moura Souza 1
Josemar Gurgel da Costa 1
Geina Faria dos Santos 1
Rúbia Prestes Jacaúna 1
Tânia Queiroz Marreira 1
Thalita Macedo do Nascimento 1
1. Universidade Federal do Amazonas - UFAM (ISB-Coari)
INTRODUÇÃO:

Homens e mulheres comportam-se de modo diferente na hora da compra e do consumo de alimentos. Tais diferenças de escolha podem afetar marcantemente a qualidade nutricional dos alimentos consumidos pela família. Assim, o quadro de segurança alimentar nos domicílios pode variar dependendo do gênero responsável pelas compras. Neste trabalho, foi avaliado de que modo a segurança alimentar e nutricional (SAN) pode ser afetada em famílias residentes na cidade de Coari, AM (Região do Médio Solimões) em função das escolhas de alimentos por gênero. A cidade de Coari está a 362 Km de Manaus. Sua população é de 44.926 habitantes e o IDH é considerado médio (0,703). Não há estradas de acesso, assim, o deslocamento só é possível por via aérea ou fluvial, o que dificulta o abastecimento. Apesar do município ter um dos mais elevados PIB per capita (R$14.124,00) da Região Norte, apresenta baixa produção agrícola e deficiência na infra-estrutura do comércio e nas condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos.

METODOLOGIA:

A caracterização da escolha dos alimentos, por sexo, na área urbana de Coari foi feita mediante estudo do tipo observatório de sujeitos que freqüentaram diferentes tipos de estabelecimentos comerciais, a saber, a Feira dos Produtores, Mercado de carnes e os principais mercadinhos da cidade. Os dados foram tratados por análise descritiva utilizando-se o software SPSS para o ambiente Windows 16.0.

RESULTADOS:

As compras feitas pelo sexo feminino representaram 52,50% e, as do masculino 47,5%. Quanto às escolhas dos alimentos nos principais estabelecimentos, algumas diferenças merecem destaque tais como, o sexo masculino compra mais café em pó, enlatados, embutidos e arroz polido quando comparado ao feminino. Já os itens, tomate, macarrão, feijão, sucos industrializados e refrigerantes, são preferencialmente escolhidos pelo sexo feminino. Quanto ao consumo de ovos de galinha, leite integral e frango há uma semelhança na escolha desses itens para ambos os gêneros. Dentre os itens vegetais, os que mais se sobressaíram na preferência masculina foram tucumã, banana pacovã, pimenta de cheiro, banana prata e tomate, chegando a representar em percentuais, de 50 a 75% a mais que o feminino. Observou-se que o percentual de homens de compram no Mercado de Carnes é bem maior do que o percentual de mulheres (59,75% e 40,25% respectivamente). Este fato se inverte na Feira dos Produtores (frutas, verduras e legumes), onde o percentual de compras para o gênero feminino é bem maior do que o masculino (59,21% e 40,79% respectivamente). Quanto aos mercadinhos, o percentual de compra é semelhante para ambos os gêneros. Foi observado ainda que o sexo feminino compra itens mais variados que o sexo masculino.

CONCLUSÃO:

Observou-se que a responsabilidade pela compra de alimentos em Coari é compartilhada de forma praticamente igual por ambos os sexos. Assim, a segurança alimentar dos domicílios vai depender da quantidade e da qualidade dos alimentos escolhidos pelo gênero responsável pelas compras. Ambos escolheram de modo semelhante fontes de proteína de alto valor biológico, já em relação aos carboidratos, os homens compraram mais itens que se destacam nesse grupo. Os enlatados e embutidos (alto teor de sódio) foram mais escolhidos pelos homens. Houve uma maior variedade nos itens comprados pelas mulheres. Neste caso, a baixa variedade de itens escolhidos pelos homens sugere uma possível monotonia na compra de alimentos. De acordo com essas informações, a SAN em domicílios de Coari pode estar sendo afetada, devido às escolhas dos alimentos por homens e mulheres. Todavia, diante dessa suspeita, necessita-se que mais estudos sejam realizados, detalhando não somente a qualidade dos alimentos escolhidos por ambos os gêneros mas também, a quantidade. Adicionalmente, a higienização e conservação dos alimentos devem ser considerados, pois ao diagnosticar os demais fatores da SAN, o poder público pode utilizar esses dados em programas direcionados à cidade visando a melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave: gêneros, escolhas dos alimentos, segurança alimentar.