61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
IMAGEM CORPORAL E IMC DE IDOSOS FREQUENTADORES DO CCI-“VOVÓ ZIZA” DE CAMPO GRANDE-MS
Janaina Vasconcelos Martins 1
Leonardo Liziero 2
Claudia Aparecida Stefane 3
Fabiana Maluf Rabacow 4
Flávia Dal Pogetto Pessoa Medina 5
Miraíra Noal Manfroi 1
1. 1- Discente/PET Educação Física/DEF/UFMS
2. 2- Prof./ E. M. Álvaro Lopes/MS
3. 3- Profa. Dra./PET Educação Física/DEF/UFMS/Orientadora
4. 4- Profa Ms./Orientadora
5. 5- Discente/DEF/UFMS
INTRODUÇÃO:

A ocorrência do envelhecimento da população mundial e as conseqüências deste fenômeno como a diminuição da capacidade funcional e a propensão às doenças crônico-degenerativas são temas de discussão nos estudos com idosos. Hábitos de vida, como o sedentarismo, agravam esses problemas, além de aumentar os gastos para a família e o Sistema de Saúde. A atividade física é uma forma de intervenção para minimizá-los, a qual gera benefícios físicos e psicossociais como a melhora da imagem corporal, que nos idosos ajusta-se gradualmente ao corpo durante o envelhecimento, porém pode sofrer alterações devido às patologias, aos distúrbios da motivação ou mesmo à perda do interesse em manterem-se ativos. Visto que a atividade física contribui para um envelhecimento com qualidade de vida, políticas públicas estimularam a criação de locais para a execução de múltiplas atividades, os chamados “Centros de Convivência”. Em Campo Grande-MS, o Centro de Convivência do Idoso/CCI-“Vovó Ziza” possui cerca de dois mil idosos cadastrados nas diversas atividades oferecidas e entre elas as de atividade física. Diante do exposto, este estudo verificou o nível de satisfação da Imagem Corporal (IC) e o Índice de Massa Corporal (IMC) destes idosos.

METODOLOGIA:

Dos 25 participantes idosos voluntários frequentadores do CCI- “Vovó Ziza, 92% eram mulheres e 8% homens. A idade média foi de 69,28±7,03 anos. Todos assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados coletados em outubro de 2008 foram peso, estatura, imagem corporal (IC) atual e desejada. Com os dados de peso e estatura gerou-se o IMC, cuja classificação baseou-se na sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1998). Para avaliação da Imagem Corporal, os idosos responderam à Escala de Desenhos de Silhuetas (Nine-Figure Outline Scale; Stunkard, Sorensen & Schulsinger, 1983), com a finalidade de avaliar a percepção corporal atual (IC atual), a desejada (IC desejada) e o nível de satisfação da forma corporal (NS = IC atual - IC desejada). Esta escala consiste em nove desenhos de formas corporais (feminino e masculino), das quais o idoso indica aquela que ele acredita ser mais próxima da sua forma corporal e aquela que gostaria de ter. Através do cálculo IC atual menos a IC desejada é possível avaliar se está satisfeito ou insatisfeito (com desejo de emagrecer ou engordar). Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva de frequência, média e desvio-padrão. As análises foram realizadas através do software SPSS 10.0.

RESULTADOS:

O peso e estatura média dos participantes foi de 70,28±16,53kg e 1,54±7,443E-02m, respectivamente. Os idosos apresentaram os seguintes valores de IMC: 44% com sobrepeso; 16% na faixa de normalidade e no grau I de obesidade; 12% no grau II; 8% no grau III; e 4% no baixo peso. Com relação ao nível de satisfação da IC, 72% estão insatisfeitos e 28% satisfeitos, com a média de 1,72±1,46 (dos homens 0,50±0,71 e das mulheres 1,83±1,47). Vale ressaltar que 24% dos participantes que estavam fora da faixa de normalidade (acima ou abaixo do peso) mostraram-se satisfeitos com a IC; e 8% que apresentaram valores na faixa de normalidade mostraram-se insatisfeitos, com desejo de emagrecer.

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados é possível considerar que apenas 16% dos idosos apresentaram IMC em faixa de normalidade, enquanto que 84% estavam fora dela (tanto abaixo como acima do peso). Além disto, 72% se mostraram insatisfeitos em relação ao seu corpo. Quanto verificados valores por sexo, as mulheres apresentaram maior nível de insatisfação que os homens. Estes resultados demonstram a tendência à obesidade desses idosos e a consciência dos mesmos devido ao desejo de emagrecer, em sua maioria. Não se sabe os motivos pelos quais os mesmos buscam os CCI: orientação médica, convívio social, prática de atividades físicas, manutenção da saúde, dentre outros, assim sugerem-se novos estudos. Porém nesses locais, os profissionais responsáveis (especificamente os de Educação Física) deveriam se preocupar com o perfil dos freqüentadores, visto que a obesidade e a insatisfação com a imagem corporal foram verificadas neste estudo. Um corpo que envelhece passa por um processo de adaptação e a não percepção das mudanças decorrentes pode acarretar em transtornos físicos, sociais e emocionais. Dessa forma, avaliações periódicas precisam ser realizadas para controlar se as atividades promovidas atendem as necessidades desse público, assim como deveriam ocorrer com todos os frequentadores do CCI.

Instituição de Fomento: SESu/MEC
Palavras-chave: Idosos, Imagem corporal, IMC.