61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
O TRANSPORTE COLETIVO DE MANAUS COMO OBSTÁCULO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO.
William de Souza Barreto 1
Francisco Mendes Rodrigues 1, 2, 3
1. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PRODERE/UFAM)
2. Departamento de Economia e Análise (UFAM)
3. Prof. Doutor/Orientador
INTRODUÇÃO:

Apesar da importância da provisão adequada dos serviços públicos essenciais como instrumento de combate à pobreza e da promoção da inclusão social, este tema é pouco abordado pelo poder público, especialmente quando se trata dos serviços públicos de transporte. Este trabalho mostra um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte público. O direito de ir e vir de todos os cidadãos previstos na constituição que nem sempre é respeitado. A maioria das políticas de desenvolvimento e os próprios investimentos em trânsito urbano, ainda estão voltados à boa circulação dos automóveis particulares e do transporte de carga. Somente casos isolados mostram tentativas de priorizar o transporte coletivo, na busca de democratizar a mobilidade e a acessibilidade urbanas de forma planejada.

O objetivo é apontar a importância sobre o estudo do valor da tarifa do transporte coletivo para a acessibilidade e a mobilidade, como dois principais mecanismos para tornar o transporte público mais eficaz, e num contexto mais generalizado, ilustrar a importância de uma tarifa justa atrelado com uma mobilidade mais eficiente podem representar para o desenvolvimento de uma cidade, tornando assim em poderoso instrumento de política de inclusão social.

METODOLOGIA:

Para classificação da pesquisa, toma-se como base à taxionomia apresentada por Vergara (2000), que a qualifica em relação a dois aspectos: quanto aos fins e quantos aos meios. Quantos aos fins, a pesquisa será descritiva e quantos aos meios, a pesquisa será bibliográfica, documental e de campo.

O método da pesquisa é fundamentado por estudos realizados nos terminais de integração de passageiros da cidade de Manaus e com os controladores dos terminais ônibus. A coleta de dados iniciou com a investigação dos dados secundários disponíveis na Empresa Municipal de Transporte Urbano de Manaus (EMTU), Sindicato das Empresas de Transporte do Amazonas (SINETRAM), DETRAN/AM e na Câmara Municipal de Manaus. Os dados primários foram coletados através de dois roteiros de entrevistas semi-estruturadas, realizadas pelo próprio pesquisador, sendo que o primeiro feito com os controladores das linhas que fazem integração nos terminais, e o segundo foi aplicado nos usuários dos terminais de ônibus.

O estudo qualitativo, como dito acima, ao empregar técnicas do tipo entrevista semi-estruturada, não estabelece claramente a separação entre a coleta de informações e a interpretação das mesmas. Isto se apresenta, de forma mais evidente, no estudo qualitativo de cunho fenomenológico.

RESULTADOS:

A existência de um serviço de transporte público acessível, eficiente e de qualidade, que garanta a acesso da população a todo o espaço urbano, pode aumentar consideravelmente a disponibilidade da renda e do tempo do usuário, propiciando o acesso aos serviços sociais básicos (saúde, educação, lazer) e às oportunidades de trabalho. Nesse trabalho define que o transporte coletivo é um importante instrumento de combate à pobreza urbana e de promoção da inclusão social.

Atualmente a tarifa do transporte público em Manaus compromete e muito o orçamento familiar do usuário do transporte coletivo, aumentando ainda mais a exclusão social, visto que, é predominante no perfil dos usuários do transporte é formada famílias de baixa renda.

Além disso, o usuário que utiliza o transporte público paga duas vezes, paga tanto a sua tarifa como as gratuidades que os governos não pagam. A falta de transparência no cálculo da tarifa é um dos principais problemas identificado nesse trabalho. Outro problema é a questão do tempo que o usuário do transporte público gasta para sua locomoção, em média trinta minutos nos horários de picos. Com a implantação da bilhetagem eletrônica na capital amazonense e a passagem temporária tornou o transporte público mais eficiente e desonerando o orçamento dos usuários.
CONCLUSÃO:
É primordial e essencial tornar o tema do transporte público volte fazer parte das pautas de discussões da sociedade e principalmente dos gestores públicos. A inexistência de uma rede de transportes pública socialmente efetiva e justa, isto é, que garanta a acessibilidade da população a todo o espaço urbano, pode impor consideráveis gastos de tempo nos deslocamentos dos mais pobres. Como o caso do trabalhador formal que possui o benefício vale-transporte, ele poderia aproveitar seu tempo excedente nas viagens em outras atividades remuneradas ou para a satisfação de necessidades básicas, como de lazer, por exemplo. Além disso, as longas viagens são responsáveis por reduções na produtividade do trabalhador urbano. Aos desempregados facilidades na busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Uma rede de transporte pública socialmente justa ofertam aos mais pobres um eficiente meio de acessibilidade e de mobilidade, garantido-lhes o direito de ir e vir.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM
Palavras-chave: Transporte Público, Renda e Inclusão Social, Economia Regional.