61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A FÍSICA E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM QUE ENVOLVE CIÊNCIA E ARTE.
Rozenilda de Souza 1
Eronildo Cornélio de Castro 1
Elizânia de Souza Campos 1
Antonio Pedro Rodrigues dos Santos 1
Mauricio Henrique Rodrigues Santos 1
1. Governo do Estado de Roraima – Secretaria de Educação , Cultura e Desporto
INTRODUÇÃO:

Em Boa Vista - RR, alunos do Ensino Médio – EM, tem apresentado dificuldades na correta interpretação e/ou compreensão de textos relacionados aos conteúdos de Física. A falta de diferentes abordagens metodológicas e a desatualização curricular são fatores que colaboram para o distanciamento do educando com a disciplina, constatados em baixos índices de aprendizagem, presentes principalmente, na série inicial do EM. Este trabalho apresenta uma proposta didática que aproxima Arte, Ciência e conhecimento utilizando histórias em quadrinhos – HQ como metodologia alternativa na aprendizagem do ensino de Física.

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública, com um grupo de 25 alunos do 1ª ano do EM. O professor apresentou em um primeiro momento conceitos e aplicações do conteúdo Força e Movimento de maneira oral e expositiva. Em seguida, aplicou um questionário para avaliar o conhecimento adquirido ou não pelos alunos sobre o que fora ministrado. Em outro momento o professor fez a reaplicação do conteúdo, introduzindo o assunto utilizando livros de Física que contém “tirinhas” explicativas. O grupo fez leitura, pesquisa, análise e discussões dos quadrinhos através de comparativos com exemplos cotidianos, motivados pela dinâmica do trabalho construíram suas próprias histórias a fim de reforçar a explicação. Com regras estabelecidas em grupo os alunos criaram uma seqüência de história que retrata de maneira clara e ilustrativa os conceitos físicos dentro do conteúdo proposto. Orientados pelo professor, ficaram livres para utilizar recortes de jornais e/ou revistas, desenho a mão ou de computador. Foi feita revisão ortográfica e científica no material produzido junto ao professor e ao final dos trabalhos a apresentação e exposição de cada um. O questionário usado no primeiro momento foi reaplicado, a fim de verificar a validação da utilização de HQ na aplicação de conteúdos de Física.

RESULTADOS:

No questionário aplicado após a exposição oral do conteúdo Força e Movimento, 30% das respostas dadas pelos alunos demonstram distorções quanto á aplicação dos conceitos físicos, 40% reproduzem as idéias de forma decorada e em 30% identifica-se uma lógica científica no pensamento, porém, sem seqüência ou organização do assunto. Após a construção de HQ feita com os alunos visualiza-se maior motivação para a compreensão dos conceitos físicos, criando um ambiente propício para a aprendizagem. O compartilhamento, as divergências de idéias e a criatividade, estimulam a participação em 90% dos alunos na atividade, promovendo maior afinidade entre Aluno, Professor, Física e Arte. Todos os grupos optaram pelo desenho livre sendo que destes, três introduziram recortes em seus trabalhos. Os alunos ao retratarem conhecimentos científicos através de idéias artísticas, despertam a imaginação e a curiosidade pela descoberta da Ciência. Na reaplicação do questionário o percentual de aprendizagem aumentou. 70% dos alunos sabiam discorrer sobre o assunto traduzindo de forma espontânea exemplos e situações – problemas. Apesar de 30% ainda apresentarem dúvidas em relação ao assunto, considera-se que as HQ como recurso didático auxilia de forma positiva na aprendizagem do ensino de Física.

CONCLUSÃO:

A utilização das histórias em quadrinhos como recurso metodológico para o ensino de Física, propicia um ambiente prazeroso de aprendizagem, esta condição implica em resultados positivos em seu processo e podem auxiliar a reverter os baixos índices no rendimento escolar. A iniciativa em trabalhar HQ, provocou motivação para uma aprendizagem mais eficiente, uma vez que os discentes participaram de forma mais dinâmica do processo, contextualizando conceitos de Ciência e Arte para a compreensão reflexiva e diversificada onde os tipos de força são aplicados. Os códigos gráficos como imagem e linguagem amplamente usados pelos alunos tomam formas e expressão científica atraindo sua atenção e permitindo a construção de modelos conceituais dinâmicos. A atividade gerou um cordial clima de disputa para a apresentação dos trabalhos. A partir da análise positiva nos resultados de aprendizagem, sugere-se que Arte e Ciência, sigam aliadas na prática metodológica do ensino de Física no EM, podendo inclusive, facilitar a transposição didática em conceitos que permitam a atualização curricular.

Instituição de Fomento: Governo do Estado de Roraima
Palavras-chave: Física, Arte, História em Quadrinho.