61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PERFIL DE SAÚDE DOS IDOSOS E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS NO CENTRO DE ATENÇÃO A MELHOR IDADE – (CAIMI) DR. PAULO LIMA, MANAUS - AMAZONAS
Solane Pinto de Souza 1
Marianina Cerbina Grisi Pessoa Costa 2
1. Universidade do Estado do Amazonas – ESA-UEA
2. Universidade do Estado do Amazonas – ESA-UEA (Orientador)
INTRODUÇÃO:

Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do país. O aumento significativo da população de idosos vem sendo motivo de grande preocupação pelas implicações que podem trazer no atendimento às necessidades básicas deste segmento etário. Neste sentido, afirma-se que os idosos não encontram amparo adequado no sistema público de saúde e previdência, acumulando seqüelas de doenças, desenvolvendo incapacidades e perdendo autonomia e qualidade de vida. Portanto, neste trabalho objetivou-se conhecer o perfil de saúde dos idosos avaliando a qualidade dos serviços prestados no Centro de Atenção a Melhor Idade – CAIMI Dr. Paulo Lima, Manaus, AM.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 400 idosos que freqüentam o Programa de Revitalização do CAIMI, que representam 30% da população de estudo, com idade entre 60 a 90 anos, de ambos os sexos. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista com perguntas pertinentes aos objetivos propostos no período de três meses no ano de 2008, sendo aplicados após a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da ESA/UEA.

RESULTADOS:

A maioria dos idosos do CAIMI tem 60 a 70 anos. Da amostra 68,8% são mulheres, corroborando com outros estudos que apontam a predominância das mulheres na procura de serviços de saúde e maior sobrevida nesse grupo. A maioria tinha o ensino fundamental incompleto (59,5%), seguido do anafalbetismo (17,5%). Isto é preocupante, pois pessoas de maior escolaridade detêm mais informação, possibilitando a busca de seus direitos nos serviços de saúde. O motivo de procura aos serviços foi principalmente pelo atendimento de clínica médica (37%), seguido da ortopedia (17,25%). Em relação a adesão ao serviço, 55% referem pelo bom atendimento e proximidade (23,5%). Dos respondentes 70,8% eram aposentados.

CONCLUSÃO:

Em cada fase da vida temos necessidades diferentes, mas sempre o mesmo sagrado e imutável direito à dignidade de poder viver com plenitude. É preciso preparo e cuidados para envelhecer bem. Observou-se assim que o CAIMI Dr. Paulo Lima oferece serviços especializados, causando uma procura maior pelos idosos, além do bom atendimento que os deixam satisfeitos, somando a uma melhor qualidade de vida.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)
Palavras-chave: Idoso, Saúde, Qualidade de vida.