61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE ASPECTOS DA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA EM EJA NO IFCE (2006-2008)
Raimundo Leandro Neto 1, 2
1. Campus Cedro, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do CE/IFCE
2. PPGE, Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP
INTRODUÇÃO:

A Escola de Aprendizes e Artífices foi criada em 1909. No decorrer dos anos, em sintonia com diferentes momentos da realidade brasileira, assumiu novas missões e diferentes denominações: Liceu Industrial de Fortaleza (1937), Liceu Industrial do Ceará (1941), Escola Industrial de Fortaleza (1942), Escola Industrial Federal do Ceará (1965), Escola Técnica Federal do Ceará (1968), Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (1999) e, por último (2008), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente, além de atender a alunos do Ensino Médio, Ensino Integrado (médio/técnico), Ensino Técnico (concomitante e pós-médio), Graduação (18 cursos) e Pós-Graduação (7 especializações e 2 mestrados), o IFCE também atende a alunos na Educação Técnica de Nível Médio Integrada com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para favorecer o atendimento a este último seguimento, o IFCE implementou política específica de pós-graduação e incentivou a pesquisa científica em EJA que são objeto de análise nesta investigação. Com base na legislação da educação básica, documentos da EJA e escritos de Paulo Freire, esse trabalho faz uma análise das ações implementadas.

METODOLOGIA:
Essa investigação foi realizada a partir da análise de documentos do IFCE relacionados ao objeto de estudo. Foram consultados os editais de abertura de turmas de pós-graduação em EJA (lato e stricto sensu), monografias e artigos sobre EJA cadastrados na Biblioteca do IFCE. Estes dados documentais, tendo sido elaborados no período que se pretende estudar, são de grande importância e, por isso, capazes de oferecer um conhecimento mais objetivo da realidade. Ao final, a pesquisa bibliográfica, as informações obtidas junto à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG) sobre a política específica de pós-graduação em EJA e a verificação dos registros do banco de dados da Biblioteca do IFCE resultantes dessa ação possibilitaram o levantamento das informações apresentadas neste trabalho acerca de políticas de pós-graduação e pesquisa científica em EJA no IFCE nos anos de 2006 a 2008.
RESULTADOS:
O governo federal planejou a oferta de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) com o objetivo de melhor preparar profissionais da educação e favorecer a realização de pesquisas sobre EJA. No IFCE, em 2006, foram formadas três turmas de especialização em EJA no Campus Fortaleza e, em 2007, uma turma no Campus Juazeiro do Norte. Estas turmas foram constituídas por professores e servidores administrativos do IFCE, da rede estadual e da rede municipal de educação. Paralelamente, foi firmado um convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), efetivado a partir de 2008, com financiamento da Secretaria da Educação Média e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) que possibilitou o ingresso de oito professores do IFCE na pós-graduação stricto sensu (quatro mestrandos e quatro doutorandos). Em decorrência do trabalho com as turmas do curso de especialização do Campus Fortaleza acima mencionado, podemos encontrar quarenta registros sobre EJA na base de dados da biblioteca do IFCE, todos datados do ano de 2007. Estas fontes bibliográficas correspondem a 25 artigos e 15 monografias.
CONCLUSÃO:
A oferta de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) específica em EJA é uma política do governo federal que possibilitou a formação continuada de professores e servidores administrativos (federais, estaduais e municipais) e favoreceu a realização de pesquisas científicas em EJA. A capacitação dos profissionais atendidos foi uma decisão importante para o redimensionamento da EJA no estado do Ceará. Os 40 registros (25 artigos e 15 monografias) sobre EJA encontrados no banco de dados da Biblioteca do IFCE levantam questões e apontam alternativas para o atendimento a essa clientela específica (EJA). Sem dúvida, esse foi um bom começo para a pós-graduação específica e produção de pesquisa no IFCE acerca da EJA. As ações em andamento (turmas de especialização em EJA nos Campi Fortaleza e Juazeiro do Norte, mestrado e doutorado em convênio com a UFC) produzirão novos frutos fortalecendo ainda mais a formação de profissionais (docentes e administrativos) para o trabalho com EJA ao tempo em que possibilitarão a inclusão de novos registros de pesquisas científicas sobre EJA na Biblioteca do IFCE
Instituição de Fomento: IFCE/PROAPP
Palavras-chave: Educação do Jovens e Adultos/EJA, Pós-Graduação em EJA, Pesquisa Científica em EJA.