61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
COMO FAZER UM ESPAÇO CIÊNCIA E CULTURA
CATIUSCIA SANTOS DE BRITO 1
CARLOS WAGNER COSTA ARAUJO 1
MARCOS ANTONIO PINTO RIBEIRO 1
ILENIA EVANGELISTA RODRIGUES 1
EMANUELA TEIXEIRA 2
GABRIELA DA CRUZ FERREIRA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA
INTRODUÇÃO:
O Espaço de Ciência e Cultura ECC, é um Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem como missão: compartilhar experiências, apresentar projetos interativos e possibilitar intercâmbio, através do estímulo da curiosidade dos jovens da educação básica. Além de promover e articular uma Política Regional de Popularização da Ciência na região de atuação da UNIVASF. No entanto, os Museus de Ciência estão a mais de 400 km de distância do pólo Petrolina-PE e Juazeiro-BA. A região onde foi instalada a UNIVASF, apresenta péssimos indicadores educacionais. Na avaliação de ciências promovida pelo PISA 2006 – Programa Internacional de Avaliação de Alunos, a região Nordeste ficou em último lugar em relação a outras regiões, com 359 pontos (0 a 1000). As ações de popularização da ciência tem inicio na UNIVASF em outubro de 2004. No entanto o Governo de Pernambuco, através da Lei 13.120 DE 25/10/2006, dou uma área de 1,6 hac, para a UNIVASF montar o Espaço de Ciência e Cultura.
METODOLOGIA:
O Espaço de Ciência e Cultura desenvolve cursos de formação continuada para professores de Juazeiro-BA, Petrolina-PE e região do Vale do São Francisco, além de atender principalmente jovens da educação formal. Utiliza na formação e no atendimento monitores que agem como problematizadores e provocadores que buscam romper com a forma tradicional que a educação está posta na maioria das escolas da região. A união entre ciência e cultura é considerada um elemento da história e da filosofia da ciência, além de contextualizar com outras áreas do conhecimento. Uma das atividades desenvolvidas que é o Teatro Científico, o grupo Ciência Cênica faz essa união aproximando física, história, filosofia, arte e educação. Para entender a realidade união entre poesia, ciência e teatro podem tornar a divulgação científica mais interativa e de fácil entendimento. A mobilização de professores e alunos da educação básica são facilitadas quando no discurso da ciência é inserido a interatividade, e situações próximas da realidade. Na ampla programação do ECC como: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Dia do Meio Ambiente, Mostra Científica, Oficinas o público tem a oportunidade de descobrir e explorar a ciência de forma prazerosa. São as possibilidade de ver, tocar, experimentar, questionar, discutir, emocionar e investigar o mundo da ciência de forma lúcida, interativa e de fácil entendimento, que faz do ECC um Centro de Ciência.
RESULTADOS:
Os cursos, oficinas, visitas proporciona aos professores e alunos das redes da educação básica, possibilidades e estratégias diferentes de como ensinar ciência. A implementação de Espaços Ciência e Cultura em pequenos e médios municípios pode ser referencial de alunos, professores e para a população. Por ano o ECC atende mais de 50 mil pessoas. No entanto, a necessidade dos gestores e educadores se apropriarem do conceito e da metodologia é uma necessidade. A ruptura metodológica resgatada na valorização e da união entre arte e ciência pode ser um importante elemento para reverter os indicadores educacionais.
CONCLUSÃO:
Os resultados da implementação do Espaço Ciência e Cultura desperta o olhar das Secretarias Municipais de Educação dos Municípios no interesse de implementar um ambiente similar. A UNIVASF em 2009 está em fase de implementação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, nos municípios de Senhor do Bonfim-BA e São Raimundo Nonato-PI. Nos cursos estão previstos a montagem de Espaços Ciência e Cultura com a metodologia similar ao piloto.
Instituição de Fomento: FINEP - CNPq - FAPESB
Palavras-chave: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIEÊNCIAS.