61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
AVIFAUNA DO ENTORNO DA USINA HIDROELÉTRICA PASSO SÃO JOÃO, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUI, ROQUE GONZALES, RS
Marlon da Luz Soares 1
Briseidy Marchesan Soares 1
1. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
INTRODUÇÃO:

As aves silvestres são reconhecidas como as melhores bioindicadoras dos ecossistemas terrestres (Almeida, 1998). As espécies da avifauna ocupam muitos nichos ecológicos e tróficos das florestas, distribuindo-se desde o piso até as copas das árvores. Outro papel importante das aves está na dispersão de sementes, uma vez que a regeneração de um ambiente degradado depende, principalmente, da chegada de propágulos a este local (Reis et al., 2006). Em muitas áreas ainda se desconhece à composição da avifauna, em especial nas regiões sob o domínio de Floresta Estacional Decidual da Mata Atlântica, no Rio Grande do Sul. O Rio Ijui destaca-se como um importante remanescente de refugio para a fauna, pela riqueza de sua mata ciliar, onde muitas espécies de aves contribuem para os ciclos biológicos do ecossistema. Portanto este trabalho teve como objetivo identificar a avifauna nos fragmentos da mata ciliar na região adjacente a APP ( área de preservação permanente) da área de influência da Usina Hidroelétrica Passo São João, que se localiza na bacia Hidrográfica do Rio Ijui, no município de Roque Gonzáles/RS, pois houve a supressão de uma grande parte de vegetação na área que será atingida pelo lago.

METODOLOGIA:

O levantamento qualitativo de avifauna foi realizado no entorno da Usina Hidroelétrica Passo São João, empreendimento da ELETROSUL Centrais Elétricas S.A., localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Ijui, município de Roque Gonzales. Neste local está se efetuando um barramento no rio Ijui, para futura geração de energia, por consequência diversas áreas foram submetidas ao corte da vegetação para a instalação do lago. O levantamento da avifauna foi realizado através de caminhadas/repouso, em transectos nas áreas de amostragem previamente determinadas, contemplando os diferentes ambientes da região de estudo: interior e borda de fragmentos florestais, espaço aéreo, campos, capoeiras e ambiente aquático. A campanha ao longo da área foi realizada em julho de 2008, a março de 2009. Cada ponto foi separado por uma distância mínima de 250 m nas áreas amostradas que se localizaram em todas as unidades de paisagem presentes no entorno do empreendimento. Os inventários contemplaram observações com início ao nascer do sol, prosseguindo por um período de 4horas. Observações noturnas foram efetuadas esporadicamente. Durante o percurso foi registrada a ocorrência das espécies por vocalização e/ou visual. A identificação, quando por observação direta, foi realizada com o auxílio de binóculos.

RESULTADOS:

No levantamento da avifauna no entorno do empreendimento foram amostradas 101 espécies, distribuídas em 29 familias. Sendo elas, Emberizidae, Tyrannidae ( ambos 14 espécies) Columbidae ( 7 espécies), Ardeidae, Muscicapidae ( ambos 6 espécies) Cuculidae, Picidae ( ambos 5 espécies) Accipitriae, Falconídae, Hirundinidae, Rallidae ( abmos 4 espécies), Strigidae ( 3 espécies) Alcedinidae, Formicariidae, Furnariidae, Icteridae, Psittacidae, Threskiornithidae, Tinamidae, Trochilidae ( ambos 2 espécies), Bcconidae, Cathartidae, Charadriidae, Fringillidae, Jacanidae, Mimidae, Passeridae, Phalacrocoracidae, Trogtodytidae ( ambos 1 espécie). A maioria das espécies foi registrada ocupando mais de um ambiente. Algumas foram restritas a ambientes aquáticos e campos secos.  Aproximadamente 68% da avifauna está associada em maior ou menor grau a ecossistemas florestais. Entre as espécies identificadas, sete, estão citadas por Fontana et al.(2003) no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul, Columba cayennensis (Vulnerável), Crotophaga major (Vulnerável), Euphonia violácea (Vulnerável), Leptodon cayanensis (Criticamente em perigo), Mesembrinibis cayennensis (Em perigo), Polioptila láctea(Em perigo), Dryocopus lineatus (Vulnerável).

CONCLUSÃO:

A amostragem com o uso do método de procura por vocalização/visual apresentou indicativos sobre a associação da avifauna em relação aos ambientes florestais, demonstrando que uma grande porcentagem de indivíduos possui algum vinculo de maior ou menor grau com o meio, tendo então demasiada importância a vegetação ciliar na bacia, embora reduzida com a supressão da vegetação, decorrente da instalação do lago para futura geração de energia. Contatou-se na área de estudo, que a principal ameaça para algumas espécies de aves será a destruição das florestas ciliares, especialmente ao longo do rio Uruguai e seus afluentes( Riu Ijui), seja devido à expansão agrícola desorientada ou à construção de barragens de usinas hidrelétricas. Para aumentar as chances de permanência desses indivíduos é necessário um olhar atento à paisagem, tomando ações mitigadoras e de restabelecimento dos valores ambientais, revertendo o processo ambiental de fragmentação de habitat. As ações antrópicas adequadas fazem com que a intervenção humana perca o efeito desestabilizador sobre os ecossistemas naturais, estimulando o seu equilíbrio dinâmico.

Palavras-chave: Avifauna, Desmatamento, Monitoramento Ambiental.