61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
QUALIDADE DE VIDA E ADENSAMENTO URBANO: UM ESTUDO SOBRE A FALTA DE PLANEJAMENTO NO BAIRRO DO ABIAL – TEFÉ-AM.
Eubia Andréa Rodrigues 1
Elenilson Cazuza de Souza 2
Dilsoney Dutra 2
Maria Auxiliadora Lima de Souza 2
Tâmara Ramos Marinho 2
Tatiana Schor 1
1. Universidade Federal do Amazonas/ICHL-PPGGEOG
2. Universiade do Estado do Amazonas/ENS
INTRODUÇÃO:
A complexidade em padronizar a estrutura urbana brasileira está relacionada à diversidade econômica, social e ambiental do espaço e é responsável por contradições entre pesquisadores da área, dificultando a utilização de uma tipologia para a hierarquização urbana, particularmente, na região amazônica. Esta região, cujas particularidades dificultam a categorização uniforme das cidades dentro da estrutura urbana, apresenta crescimento urbano visível. Mesmo de forma diferenciada, o estado do Amazonas tem acompanhado, moderadamente, o crescimento urbano brasileiro. No entanto, os problemas de ordem econômica, política, social e ambiental advindos deste crescimento, parecem afetar as principais cidades de forma homogênea. No Amazonas estes problemas são visíveis nas cidades pequenas, médias e na capital (Manaus) com a mesma proporcionalidade, principalmente nas cidades que apresentam uma característica nodal, dentro da rede urbana. A partir da história urbana do estado, Tefé tem se apresentado como uma cidade que teve um crescimento urbano, não em função de sua produção, mas em conseqüência do fluxo comercial e migratório entre as cidades ao seu entorno e a capital, e do fluxo inter regional. Isto tem provocado desorganização e adensamento urbanos na sede do município, principalmente nas áreas próximas ao centro da cidade e às margens do lago, que é a porta de entrada para o município. Isto tem motivado o estudo sobre a qualidade de vida da população e o adensamento urbano que ali se instala, base para pesquisa, particularmente, da população do bairro do Abial, que é o bairro que tem uma história e uma geografia diferenciada dos outros vinte bairros da cidade de Tefé. De modo geral tem que se pensar na organização comunitária e sensibilizá-los para que junto com os governantes, trabalhem em busca de uma melhoria na qualidade desse espaço, tendo em vista a importância econômica e social que esse local proporciona aos indivíduos que ali habitam e também no que diz respeito ao próprio desenvolvimento do município.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento da pesquisa contou com os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica realizada em diferentes órgãos e instituições: Biblioteca da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre as Cidades da Amazônia Brasileira (NEPECAB),; Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto SAAE); Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Utilização do croqui do bairro do Abial, elaborado pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), objetivando conhecer a área de estudo; visualização do bairro e identificação das ruas em que foram aplicados os formulários. O trabalho de campo realizado em grupos foi dividido em temáticas: Desigualdade sócio-espacial e qualidade de vida, fatores históricos e geográficos do bairro, levantamentos dos equipamentos urbanos para comparar com o bairro mais próximo, com o objetivo de obter informações da área em estudo e identificar in loco os problemas sócioambientais descritos pelos moradores, registro fotográfico de situações que demonstram a falta e o descaso do poder público quanto aos problemas identificados; Aplicação de questionários e entrevistas informais distribuídos por todas as ruas do bairro, relativas a história do bairro, Educação, Renda familiar, Segurança, Saúde, Saneamento, Produção, opinião dos entrevistados acerca de questões referente ao tema, entre outros. Tabulação de dados obtidos nas atividades de campo, com o uso do programa EXCEL, e análise e interpretação desses dados.
RESULTADOS:
Verificou-se que o bairro do Abial, apresenta-se totalmente ocupado, com a presença de terrenos baldios em algumas áreas, mesmo as áreas de risco (barrancos e declive), estão ocupadas por palafitas, , principalmente em direção à Colônia Ventura, localizada do lado oposto do “furo” entre o Igarapé do Xidarini e o Lago de Tefé que, durante a enchente, transforma o Abial em uma ilha e em uma pequena península, durante a vazante. A Colônia Ventura se encontra num lento processo de urbanização. Observou-se que os moradores do bairro do Abial tem consciência quanto às dificuldades que o bairro apresenta, opinam sobre o que poderia ser feito para melhorar a qualidade de vida. Observou-se, ainda, que os equipamentos urbanos, no bairro, são carentes e/ou insuficientes para atender a demanda, fazendo com que a população se desloque, via “catraia”, para o centro da sede ou bairros que dispõem de tais equipamentos. Percebe-se que os moradores possuem de forma inconsciente, conhecimento sobre os problemas ambientais, sociais que afetam o país e seu local de moradia, entretanto, não possuem consciência da importância da organização comunitária para discutir e pontuar as causas e as soluções para os diferentes problemas, bem como delimitar as responsabilidades pelos problemas sócio-ambientais. Vale enfatizar, que a participação social é condicionante importante na gestão das políticas públicas. A influência da sociedade fará avançar positivamente o sistema de gestão.
CONCLUSÃO:
Com base nos dados obtidos conclui-se que a maioria dos moradores tem o conhecimento dos problemas com os quais convivem em seu meio sócio-ambiental, contudo não estão sensibilizados a ponto de promover mudanças significativas e de cobrar de seus governantes as medidas necessárias que promovem a melhoria na qualidade de vida da população. Temos como exemplo a falta de participação da comunidade nas reuniões da associação de moradores para discussões que visem a melhoria coletiva. Foi, ainda, constatado que a falta de equipamentos urbanos, que o bairro deveria dispor, obriga os moradores a se deslocarem para os bairros vizinhos em qualquer circunstância. Por ser um bairro extenso e populoso, para os padrões da cidade de Tefé, e apresentar diversas veias de problemas sociais, nem sempre o poder público consegue manter o foco de sua intervenção. Quanto ao assentamento urbano, o bairro não tem condições de crescer horizontalmente, forçando os novos moradores a se instalarem em casas flutuantes, no Lago de Tefé e no Igarapé do Xidarini. E a água dessa áreas hídricas além de servirem para o uso doméstico, também são destinos dos dejetos fecais e lixo produzido pelos próprios moradores. É dever do poder público investir na melhoria da qualidade de vida dos moradores e encontrar alternativas para retirar os moradores do lago e do igarapé, assim como promover ações necessárias para motivar e ampliar uma maior participação da população.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Qualidade de vida, Urbanização, População.