61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO SERVIÇO DE APOIO EMERGENCIAL À MULHER-SAPEM.  
Michelle Rabelo de Souza 1
1. CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE (UNINORTE)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como finalidade compreender a importância do profissional de Serviço Social no Sapem, assim como avaliar as ações e a relevância desse profissional junto às relações de gênero na cidade de Manaus. Tendo em vista todo esse processo do qual o Serviço Social também está inserido é que escolheu-se abordar a profissão dentro do Serviço de Apoio emergencial à Mulher (SAPEM), para que possamos compreender a importância desses profissionais dentro da área de gênero. Trabalhar as relações de gênero não é algo muito fácil, principalmente numa sociedade que ao longo dos séculos apesar das inúmeras transformações e conquistas, ainda prevalece o poder e a dominação dos mais fracos pelos mais fortes seja economicamente, culturalmente ou até biologicamente como verifica-se no processo histórico das relações de gênero. Nesse ínterim, tal análise envolve não apenas os sujeitos sociais que sofrem violência, mas também o papel do profissional de Serviço Social frente às demandas que consolidam-se como expressão da Questão Social na atualidade.
METODOLOGIA:
O trabalho pauta-se através de uma análise Qualitativa, ponderando o ensejo da violência doméstica como mecanismo de cominação masculina na sociedade, assim como também a função e qualificação do profissional de Serviço Social, como partícipe das Políticas Públicas de atendimento a mulher na cidade de Manaus. O lócus da pesquisa foi o Serviço de Atendimento Emergencial a Mulher (SAPEM), junto às mulheres que buscam apoio emergencial na situação de violência. A caracterização da pesquisa foi documental, tendo como base os prontuários e as fichas sociais de atendimento, além da realização de entrevistas semi estruturadas para obter um contexto mais qualitativa sobre o fenômeno da violência sofrida pelas mulheres. A matriz metodológica embasa-se no Materialismo Histórico Dialético, por entender que a violência doméstica contra a mulher não pode ser avaliada como um caso isolado em si, mas seu contexto sócio-econômico e cultural que essas mulheres estão inseridas, como forma de trabalhar não tão somente a violência de gênero como conseqüência, mas suas causas ocorridas no decorrer da história como meio de intervenção do profissional nessa relação complexa e geradora da violência doméstica e familiar contra a mulher.
RESULTADOS:
O trabalho apontou os seguintes contextos: quanto ao perfil socioeconômico das participantes, constatou-se que aproximadamente 56% das pessoas são moradoras do condomínio parque Residencial de Manaus mais conhecido como Prosamim, bairro esse localizado nas proximidades do Centro Universitário do Norte. Quanto ao gênero 99% foram participantes de identidade de gênero feminina, com a faixa etária entre 20 à 43 anos. Apesar da existência de uma Política Pública do qual o SAPEM faz parte (Lei. 11.340/06), também conhecida como Lei Maria da Penha, verificou-se que 100% das participantes desconhecem o Serviço de Atendimento Emergencial a Mulher, e conseqüentemente, também não conhecem o papel do Assistente Social junto as relações de gênero, principalmente relacionando-se a violência domestica e familiar contra a mulher. Pondera-se sobre a necessidade de divulgar o trabalho realizado pelo SAPEM, assim como o trabalho do assistente social na instituição, para que a sociedade possa participar do processo de construção de estratégias de intervenção junto às relações de gênero na cidade de Manaus.
CONCLUSÃO:
Trabalhar em busca da erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher não é tarefa fácil, mas assim como o histórico da profissão de Serviço Social já visto no inicio deste artigo, é preciso estar sempre acompanhando as mudanças ocorridas no mundo e respeitar a cultura de cada ser é muito importante na realização do trabalho do assistente social em qualquer instituição, mas independente das dificuldades temos que procurar a efetiva prática propositiva para intervir nas expressões da Questão Social , pois esse é o objeto de trabalho do profissional. Pondera-se a relevância de uma maior interação entre as instituições de apoio e assistência a mulher, mas que apesar desses enfrentamentos o profissional de Serviço Social continua buscando mecanismos de intervir junto as relações de gênero na cidade de Manaus. Dos inúmeros desafios do qual o assistente social terá que enfrentar em relação ao seu trabalho junto as relações de gênero, com certeza será romper com os paradigmas do machismo e patriarcado, o qual ainda é explicitado na sociedade atual como mola propulsora da conflitualidade de gênero em Manaus.
Palavras-chave: SERVIÇO SOCIAL, VIOLÊNCIA, GÊNERO.