61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O PROGRAMA DE EDUCACAO TUTORIAL COMO AGENTE MODIFICADOR DE ENSINO
Danilo de Barros Herrera 1, 2
Cleberson Carlos da Cunha 1, 2
André Bittencourt Leal 1, 2
Bruna Pinto da Silva Zanicoski 1, 2
1. Universidade do Estado de Santa Catarina
2. PET Engenharia Elétrica
INTRODUÇÃO:
Atualmente as universidades públicas são muito dependentes de verbas ou repasses do governo a quem estão vinculadas, seja no âmbito federal, estadual ou municipal. Uma das formas de contornar esta realidade é através do estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada para aquisição de bens para laboratórios ou materiais que venham a contribuir no ensino, no entanto essas parcerias acabam freando nos empecilhos burocráticos. Com intuito de sanar as dificuldades em adquirir materiais para aprimorar a qualidade do ensino na universidade, bem como adicionar novos elementos nas disciplinas oferecidas na graduação, considerando que o repasse do governo não é suficiente para realizar as mudanças e as complicações burocráticas repelem as empresas, o Grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina, nos últimos dois anos, realizou atividades no sentido de criar melhorias permanentes na instituição, seja através da aquisição/confecção de hardwares, desenvolvimento de softwares ou criação de apostilas para serem aplicadas em disciplinas do curso de Engenharia Elétrica.
METODOLOGIA:
Sendo uma das premissas do Programa de Educação Tutorial trabalhar de forma indissociável a tríade Pesquisa/Ensino/Extensão e percebendo a grande dificuldade de obtenção de materiais para o aperfeiçoamento da universidade, procurou-se realizar projetos que contemplem mais de um aspecto da tríade e agreguem melhorias permanentes para a instituição. Dentre os projetos realizados pelo grupo PET Engenharia Elétrica, destaca-se: Criação de uma Infra-Estrutura Laboratorial pra Ensino de Automação da Manufatura, Concepção de um Mini-Refrigerador Peltier para uso como ferramenta no Ensino de Engenharia, Desenvolvimento de Sistema Supervisório Didático para Monitoramento de uma PCH, Construção de um Mini-Elevador Predial: uma bancada didática para o ensino de engenharia, os quais contribuíram para a utilização de novas ferramentas para auxílio nas disciplinas da graduação em Engenharia Elétrica. De modo geral, todos os projetos têm como objetivo aprimorar o método de ensino na instituição, especialmente no departamento de engenharia elétrica. Todas as práticas são oriundas de pesquisas científicas aliado à prática de ensino, sendo necessário cada participante em um projeto de pesquisa dar sua contribuição ao ensino por meio de aplicação prática do conteúdo absorvido através da pesquisa.
RESULTADOS:
Através da elaboração dos projetos aprimoraram-se técnicas de ensino. No projeto Criação de uma infra-estrutura laboratorial para ensino de automação da manufatura confecciou-se apostila voltada para a disciplina a ser criada na nova grade curricular do curso de Engenharia Elétrica, no qual contém diversos exercícios de aplicação prática para programação de CLP’s utilizando diversas células adquiridas no projeto. No projeto de Concepção de um Mini-Refrigerador Peltier, foi confeccionado um mini-refrigerador para melhoria do ensino da disciplina “Modelagem e Controle de Sistemas Automatizados”, onde possibilita que a disciplina seja desenvolvida na forma de projetos utilizando o mini-refrigerador. Por meio desta metodologia, é possível facilitar o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação de um bom profissional. No projeto Desenvolvimento de Sistema Supervisório didático para monitoramento de uma PCH, foi criado um sistema supervisório com interface gráfica, simulando o funcionamento de uma PCH, adequando o mesmo para uma interface didática para utilização na disciplina de “Distribuição de Energia Elétrica”. No projeto Construção de um mini-elevador predial, foi construída uma bancada didática para programação de CLP e parametrização de inversor de freqüência.
CONCLUSÃO:
A velocidade com que o mundo está mudando exige que nos adaptemos freqüentemente às mudanças, mas o melhor seria se conseguíssemos nos antecipar a elas. Visando isso os projetos desenvolvidos pelo grupo PET Engenharia Elétrica ajudam a diminuir as discrepâncias entre os conhecimentos teóricos adquiridos e a prática. A falta de vivência, de experimentação e de exercício sempre foram obstáculos ao desempenho pessoal dos profissionais em geral, que após a conclusão do curso superior geralmente apresentam dificuldades com aspectos empíricos no primeiro emprego. Sendo assim os resultados dos projetos realizados servirão de auxílio para a preparação dos acadêmicos, capacitando-os para o mercado de trabalho atual. Visando obter melhorias no método de aprendizagem, incentivando uma prática contínua, conciliando teoria e aplicação em aspectos reais tratados nas aulas de laboratório, estes proporcionados pelos materiais citados, desenvolvidos pelo Grupo PET Engenharia Elétrica, a forma de trabalho, conciliando pesquisa, ensino e extensão (pesquisa e ensino principalmente) se mostra bastante eficaz e gera bons resultados no desenvolvimento de pesquisa científica e retorno para a universidade.
Palavras-chave: Graduação, Educação Tutorial, Melhorias na IES.