61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O TESTE DA PROVETA E AS CONCEPÇÕES DA SOCIEDADE ACREANA: UMA ABORDAGEM EM CTS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Jones Ribeiro Soares 1
Ana Paula Batista de Souza 2
1. Secretaria de Estado de Educação SEE/AC
2. Universidade Federal do Acre UFAC
INTRODUÇÃO:

A investigação é um componente crítico do currículo de ciências em todos os níveis e em todos os campos da ciência, onde muitas vezes a abordagem conceitual, se sobressai em relação aos outros tipos de conteúdos. A investigação na aula é um meio para de promover e apoiar a curiosidade e o espírito questionador dos estudantes. Nessa linha de pensamento desenvolveu-se o presente trabalho que sintoniza a abordagem CTS, com a técnica de SPE como estratégia didática de aprendizagem. Baseando-se na perspectiva de que a ênfase do ensino de química é formar cidadãos (SANTOS, 1992) favorecendo a química como ferramenta de educação, e que, a aprendizagem baseado em problemas é o melhor método disponível para desenvolver as potencialidades dos alunos (BIRCH,1986). Como questão a ser investigada optou-se pela qualidade da gasolina comercializada no Acre, por ser um tema em evidência, e fazer parte da realidade dos alunos do Colégio Barão do Rio Branco (CERBR). A legislação permite o uso de etanol dentro de certo limite percentual, o problema está em desobedecê-lo. Este trabalho busca reconhecer a se a gasolina consumida no Acre atende os padrões de qualidade vigente e conhecimento da sociedade consumidora sobre seus direitos relacionados a este bem de consumo.

METODOLOGIA:

Através de pesquisas junto a ANP, foi conhecida a legislação vigente, a coleta das amostras e análise das mesmas. O teor de álcool e pH foram as variáveis testadas. Procederam-se no laboratório de ciências do CERBR, os testes do teor de álcool, feito com solução aquosa de cloreto de sódio na concentração de 10% p/v, e as medições do pH, foram realizadas com peagâmetro eletrônico digital Checker 1. As amostras procederam de 37 postos da capital e da região do Baixo Acre. De cada posto se coletava uma amostra com três réplicas. Foram ouvidos consumidores para verificar suas concepções a cerca da gasolina consumida e seus direitos relativos a esse bem de consumo através de entrevistas estruturadas contendo cinco itens. Outra entrevista suplementar foi aplicada aos frentistas, com quatro itens do qual três itens são estruturados e um semi-estruturado. A intenção do primeiro questionário era caracterizar o perfil do consumidor em relação às normas de qualidade, a compreensão dos direitos em relação ao teste da proveta. O segundo, verificar a presença dos itens básicos para o teste da proveta nos postos, identificar o conhecimento do frentista sobre a normatização vigente e uso adequado do teste. No desenvolvimento do projeto participaram 160 alunos da 1ª série do Ensino Médio.

RESULTADOS:

Os dados do trabalho demonstram que, as variáveis analisadas, pH e teor de álcool, estão dentro dos limites aceitáveis. No entanto, quando associados os resultados das análises aos conhecimentos prévios tanto da população como de quem oferece o serviço, observa-se que a população ainda desconhece os seus direitos de consumidor. O mesmo ocorre em relação aos frentistas que revelam desconhecer a legislação pertinente, e em contrapartida, os postos de combustíveis demonstram terem limitações quanto ao cumprimento da legislação nos quesitos: disponibilidade dos equipamentos, condições e preparo dos frentistas. A participação ativa dos alunos na resolução do presente problema aponta na significância dessa atividade.

CONCLUSÃO:

Os alunos vivenciaram conceitos químicos aliados a escolha de procedimentos adequados gerando atitudes favoráveis em relação à química. Este trabalho evidencia que uma abordagem focada na realidade e na intervenção social dos atores escolares estimula o processo de aprendizagem entre os mesmos. Através das aprendizagens alcançadas, puderam-se avaliar os efeitos positivos da abordagem adotada. Alem, do que a pesquisa deixa a necessidade de maiores esclarecimentos aos diferentes segmentos da sociedade quanto aos direitos e deveres nas relações de consumo desse produto e que uma educação química numa abordagem social poderia intervir para construir uma sociedade com mais equidade de conhecimento.

Instituição de Fomento: Secretaria Estadual de Educação SEE/AC
Palavras-chave: Química, CTS, Gasolina.