61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
INVESTIGAÇÃO DA EFICÁCIA DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA DIFERENCIADA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BLUMENAU, SANTA CATARINA
Camila Grimes 1
Daiane Luchetta Ronchi 1
Suelen Cristina Grott 1
Thiago Alberto Beckhauser 1
Zelinda Maria Braga Hirano 1
1. Departamento de Ciências Naturais, Universidade Regional de Blumenau / FURB
INTRODUÇÃO:
O ensino de parasitologia vem sendo aplicado de maneira deficitária, pois se encontra fragmentado na Grade Curricular de Ciências no Ensino Fundamental, tendo uma abordagem superficial dentro dos seguintes conteúdos: Invertebrados e Protozoários. Assim, ressalta-se a importância de estudos dessa natureza, visto que, a parasitologia constitui uma prática de educação em saúde, sendo de fundamental relevância no bem-estar do indivíduo e na manutenção de um ambiente saudável. Investigar a qualidade do ensino de parasitologia nas escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental de Blumenau/SC e avaliar a eficácia de uma atividade prática diferenciada no Ensino de Saúde são os objetivos deste trabalho.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado com base no Projeto Painel Itinerante - Parasitologia, desenvolvido pelo grupo PET/Biologia/FURB, no período de junho a novembro de 2008. Participaram da pesquisa 11 professores de Ciências, 1591 alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental de 11 escolas da rede Municipal e Estadual, em Blumenau/SC. Os parasitos abordados nos painéis foram os seguintes: Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, Toxoplasma gondii, Taenia solium, Taenia sarginata, Ascaris lumbricoides, Leishmania braziliensis, Schistosoma mansoni, Trypanosoma cruzi, Dermatobia hominis, Cochliomyia hominivorax, Tunga penetrans, Xenopsylla cheopis, Pediculus capitis e Amblyomma cajennense. Durante as apresentações do Painel exibia-se um vídeo introdutório, mostravam-se exemplares das espécies parasitárias e desenvolvia-se uma dinâmica com os alunos que consistia na análise e identificação de casos relacionados às parasitoses. As respostas foram contabilizadas, juntamente com um questionário respondido pelos docentes, referente ao ensino de parasitologia. Os dados foram submetidos ao teste qui-quadrado, considerando-se diferenças significativas, valores de p<0,01.
RESULTADOS:
Na dinâmica 71% dos alunos obtiveram sucesso, enquanto 29% não acertaram as respostas, demonstrando diferença estatística significativa (P<0,01). O sucesso da dinâmica deve-se a atividade diferenciada proporcionada aos alunos, pois a prática estimula o raciocínio e efetiva o aprendizado, diferentemente das aulas tradicionais. Os parasitos identificados facilmente foram T. gondii (78%), A. lumbrioides (77%) e T. cruzi (76%), apresentando diferença estatística significativa quando comparados a G. lamblia e E. histolytica (51%). Por apresentarem ciclos de vida, sintomas e profilaxia semelhantes, dificultou a interpretação dos casos. O questionário aplicado aos professores apontou que o conteúdo parasitologia é ministrado nas 6ª e 7ª séries. Sendo que a abordagem deste conteúdo está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Os parasitos mais abordados pelos docentes são: Taenia sp., T. cruzi e ectoparasitos (100%), L. braziliensis e S. mansoni (91%). Alguns importantes parasitos não foram citados, indicando a falta de conhecimento teórico no Ensino de Saúde pelos docentes de Ciências. O recurso didático utilizado por todos os professores é o livro didático, a utilização demasiada do mesmo é preocupante, pois deixa o professor condicionado ao recurso.
CONCLUSÃO:

Tendo em vista os aspectos observados, percebe-se que as atividades práticas tornam-se um diferencial nas aulas de Ciências, principalmente no Ensino de Saúde, contrariando as aulas tradicionais utilizadas pela maioria dos professores. Com o trabalho pode-se observar a deficiência no Ensino de Parasitologia, visto que importantes parasitos não são abordados pelos mesmos. Infelizmente o livro didático continua sendo o principal recurso didático utilizado pelos professores, sendo este o principal controlador do currículo, da seqüência dos conteúdos, das atividades e avaliação do ensino de Ciências.

Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial - PET
Palavras-chave: Parasitologia, Educação, Ensino Fundamental.